O que fazer em Praga? – Descubra seus mistérios e belezas
10/03/2015 1 comentário

O que fazer em Praga? – Descubra seus mistérios e belezas

Tive alguns problemas na configuração do formulário de contato do blog e, quando resolvido, uma das mensagens que ali estavam pendentes de resposta era um pedido de uma das leitoras do blog, a Sabrina Souza, para relatar sobre suas impressões e vivências de viagem.

Por ter morado certo tempo em Praga, ela sugeriu escrever um texto dando dicas de passeios pela cidade. Achei a ideia excelente, uma vez que não conheço Praga e, tampouco tenho conteúdo no blog e, cá estamos com mais um guest post para vocês.
O texto, as impressões e as fotos são de total autoria e responsabilidade da Sabrina, a quem tenho só a agradecer pelo post e por também acompanhar o blog! 🙂
Bora viajar por Praga, mesmo que virtualmente?
                                                            *********************************
Praga é um das cidades queridinhas do leste europeu, e não é por menos, sua beleza secular mantém-se viva em suas ruelas medievais, monumentos históricos, em uma terra de palácios e castelos.
O melhor, pelo pequeno tamanho, é que é possível explorá-la passeando a pé e degustando aos poucos toda a atmosfera praguense nos pontos mais importantes. Porém, o transporte público serve muito bem à cidade, com bondes, metrô e ônibus, todos interligados, o usuário paga uma única passagem de acordo com o tempo de uso, há tíquetes de 40 minutos, 2 ou 4 dias.
A língua oficial é o tcheco, porém o inglês ajuda bastante nos pontos turísticos, o alemão também é difundido, além do russo, este último pelo número de imigrantes. Apesar de estar entre os países do Tratado de Schengen e da União Européia, ainda não adotou o Euro, sendo sua moeda local a Coroa Tcheca.
A vida em Praga é muito ligada à cerveja, seu orgulho nacional do país, com um consumo superior do que a Alemanha. Em razão disto, os pubs estão por toda parte com oferta das tradicionais canecas de 500 ml das mais variadas marcas fabricadas na região.
A cerveja dita também as regras na cozinha, sendo a gastronomia muito ligada ao líquido tão apreciado pelos tchecos. No cardápio da região, há sempre comidinhas especiais para serem consumidas junto com a bedida ou mesmo, feitas com cerveja.
Esqueça seu regime e prove as linguiças de porco, as sopas e o famoso knedlík, uma massa cozida servida como acompanhamento na maioria dos pratos de carne e molho.

A capital da República Tcheca teve a sorte de ser a cidade menos bombardeada durante a Segunda Grande Guerra, o que fez com que importantes construções e muitos monumentos permanecessem intactos. Hoje, o turista pode apreciar a Cidade Velha, o Bairro Judeu, Malá Strana e explorar os passeios a barco pelo Rio Moldava, que corta a cidade e cede beleza à paisagem através das várias pontes, em destaque a Ponte Carlos – cartão-postal de Praga.

Um ponto ideal para começar a conhecer Praga é da Praça Venceslau, bem no centro da cidade, fica em uma avenida muito famosa, de mesmo nome. De um extremo, a estátua de Venceslau sobre um cavalo, bem perto do Museu
Nacional e do extremo oposto o caminho para chegar até a Praça da Cidade Velha. No percurso, muitas lojas, restaurantes e um pouco da vida social de Praga.
Praça Venceslau
Ao chegar na Cidade Velha (Staré Mesto), você vai encontrar parte dos famosos monumentos, a começar pelo admirado Relógio Astronômico, espere chegar a hora cheia e veja a performance que acontece, uma fila de pequenas estátuas de apóstolos seguem para o lado de fora do relógio, hora dos flashes dos turistas, e no fim, um galo canta quando é marcada a nova hora. A metros do relógio está a estátua de Jan Hus, líder religioso que foi queimado vivo acusado de heresia. Visite ainda no local a Igreja Nossa Senhora de Týn e a Igreja de São Nicolau. Dentro dessas
igrejas há programação permanente de concertos, um bom programa para a noite, quem sabe você não escuta algum clássico dos compositores tchecos Antonín Dvorak e Smetana?
Praça da Cidade Velha
Há muitos cafés e restaurantes ao redor da Praça da Cidade Velha, um bom motivo para descansar e observar o movimento das pessoas. Depois é hora de seguir para o Bairro Judeu, erguido desde o século XII, é um registro histórico e cultural da mais antiga comunidade de judeus na Europa. Além do cemitério Judeu, com milhares de
lápides umas sobre as outras, visite também as 4 sinagogas presentes no bairro, destaque para Sinagoga Staronová (Sinagoga Velha-nova).

Depois o roteiro é ir para o outro lado da cidade, atravessando a Ponte Carlos. Este é um dos pontos mais belos porque além da ponte ser um atrativo por si só, é dela que você vai avistar o castelo de Praga, lá no alto, imponente com sua beleza. Observe também as 30 estátuas na ponte e, quem sabe não haverá por lá  um grupo tocando jazz, além disso, há muitos artesões e caricaturistas oferecendo seus trabalhos para os turistas.

Ponte Carlos e o Castelo de Praga ao fundo
Siga em direção ao castelo, o melhor é reservar um dia para explorá-lo, já que é na verdade um complexo arquitetônico, em sua área você encontra jardins, palácios, igrejas, capelas, catedrais e pátios. Alguns locais você vai precisar pagar e outros são de livre entrada. Destaque para a Ruela Dourada, uma ruazinha ao redor do castelo onde há casinhas que serviam de moradia para soldados que guardavam o castelo ea exuberante Catedral de São Vito.
Outra dica bacana é fazer um passeio de barco pelo Rio Moldava, inclusive pode ser até em um jantar, têm empresas que oferecem passeios em barcos-restaurantes, a vista da janela são as paisagens à beira-rio, inesquecível.

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)