[gtranslate]
o que fazer em san antonio river walk texas

San Antonio, Texas: o que fazer, quantos dias e onde ficar?

San Antonio, Texas: o que fazer, quantos dias e onde ficar?

Já ouviu falar em San Antonio? O estado do Texas não é um destino rota da maioria dos brasileiros quando o assunto é viajar pelos Estados Unidos. Eu, mesma, vou quase todos os anos ao país e o conheci somente a partir de 2022 por conta de amigos que por lá moram agora. Entre os lugares que fui conhecer durante o longo período que fiquei agora por lá foi a encantadora cidade de San Antonio. 

A cidade é ao mesmo tempo histórica, fofa e cheia de cantinhos que te farão colocá-la em uma das preferidas no Texas. Apesar de todos estes atrativos, reserve no máximo três noites para conhecer todos seus pontos de interesse.

Se faz muita coisa a pé, mas a minha recomendação é de que esteja de carro ou arrisque o transporte público em alguns momentos. Sugiro também que faça uma dobradinha com Austin, que além de ser a capital do Texas será sua cidade preferida no estado. Acredite! rs

Tanto San Antonio quanto Austin estão praticamente no meio do caminho entre Dallas e Houston, sendo um motivo adicional para quem tiver planos de fazer uma road trip pelo Texas ou até mesmo para quem estiver em uma destas duas cidades e quiser fazer algo durante um feriado prolongado. A dobradinha de San Antonio e Austin para um final de semana é muito puxado e não recomendo, mas dá para quebrar em quatro dias, de forma focada.

Mais para frente, escreverei um texto com um roteiro bacana pelo Texas, mas agora bora voltar para o que interessa: o que fazer em San Antonio? Qual é a melhor época pra ir e onde ficar?

Opa, antes disso, uma breve explicação sobre a história do Texas. Acho importante esta introdução para entender melhor a região antes de ir.

TEXAS E SUA ANEXAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS

Antes de pertencer aos Estados Unidos da América, a região em que hoje é formada pelo estado do Texas foi colonizada pelos espanhóis, já pertenceu ao México, assim como foi uma república independente. Após algumas negociações, por fim, foi comprado e anexado aos Estados Unidos em 29 de dezembro de 1845.

O símbolo e slogan do estado é o Lone Star State, que tem como um dos propósito deixar enraizado na cultura do povo texano que o estado batalhou e muito sozinho para manter seu território. A estrela solitária também significa que, em meio a tantas estrelas da bandeira americana, o Texas foi o único que lutou praticamente sozinho pelos seus direitos e interesses. 

O QUE FAZER EM SAN ANTONIO?

THE ALAMO

Puxando o gancho histórico é claro que não tem como ir a San Antonio é não ir ao The Alamo, um dos principais símbolos da independência do Texas e, posterior, anexação ao território americano. No local a céu aberto, há a linha do tempo com o histórico de batalhas e acontecimentos até chegarmos a um estado americano, além de uma série de obras que remetem fatos e objetos de época. 

A maior representação do The Alamo é uma igreja, que hoje é mantida em seu formato, como um prédio histórico em que aconteceram missas, onde o povo se protegia dos confrontos e eram alimentados. Foi neste local em que ocorreu um das principais e finais batalhas entre a república do Texas e tropas mexicanas, que buscavam retomar o território. 

the alamo san antonio texas

Com o apoio e reforço dos Estados Unidos, o Texas conseguiu vencer a batalha contra os mexicanos, tendo sua anexação ao país sido quase que uma consequência. Para saber mais sobre a história, até porque não pode filmar ou fotografar a parte interna do The Alamo, visite-a. Existem duas alternativas: paga-se um ticket de tour guiado ou aguarda o horário (com nome reservado) para o free tour.

Saindo do The Alamo, vale dar um pulo nas lojas nos arredores, que tem um quê vintage e várias referências à cultura texana. Ali pertinho também está a Tocha da Amizade, um monumento vermelho enorme, que não tem como passar batido. Caso queira ter uma vista 360 da cidade, dali verá que tem um restaurante giratório, que vale a ida em dias de sol. Como os dias em que estive por lá estavam nublados, não tive pique para subir e checar a vista. 

SAN ANTONIO RIVER WALK 

Ao chegar em San Antonio, recomendo que a primeira coisa que faça é ir diretamente a Riverwalk. Como o próprio nome diz, trata-se de um caminho para pedestres, ciclistas e cadeirantes (em boa parte da rota central) às margens de canais construídos em 1920. Tudo é muito instagramável, fofo e subterrâneo. 

Enquanto nas ruas na parte de cima recebem o movimento dos carros, transporte públicos e dos pedestres, a River Walk de San Antonio recebe uma infinidade de turistas que populam seus 24 km de canais parcialmente a pé,  de bike ou nos passeios de barco. Pelo caminho, há uma série de lojas, restaurantes e pontos de interesse para entreter-nos tanto de dia quanto de noite. 

riverwalk river walk san antonio texas

O acesso e a saída a San Antonio River Walk pode ser feita por meio de elevadores, espalhados em alguns pontos do caminho, ou escadarios, que são acessados por algumas pontes ou cruzamentos. Para se localizar onde entrar na River Walk, coloque no GPS Tocha da Amizade, por exemplo, que achará uma sinalização de entrada. Em downtown é muito fácil achar um atalho. 

Reserve pelo menos uma manhã inteira e algum momento durante a noite para traçar uma parte da rota durante seus dias em San Antonio. Além de ter um caminho recheado de atrações pelo caminho, há uma série de indicações de saída para pontos históricos, como o The Alamo, por exemplo. Caso queira entrar ainda mais na vibe da cidade, faça o passeio de barco e prepare a câmera para registrar belos cliques e momentos.

De tudo que conheci em San Antonio, certamente, a River Walk é parada obrigatória para qualquer tipo de visitante na cidade.

LA VILLITA

Por falar em cantos fofos, outro local, bem próximo a uma das saídas da River Walk de San Antonio é a La Villita, uma vila histórica de 1722 conhecida como “El Pueblo de Alamo”. Palco de fatos históricos como a batalha das tropas mexicanas contra os texanos, foi lar de imigrantes alemães, poloneses e franceses.

la villita san antonio texas

Restaurada entre os anos de 1939 e 1941 com o objetivo de salvaguardar a herança texana, atualmente é designada como distrito histórico e abriga cerca de 25 lojas, dentre elas, artesanatos locais. Pelo quê mais comercial, a passagem por aqui é bem mais rápida e curta que no The Alamo e River Walk, por exemplo.

MERCADO MEXICANO – HISTORIC MARKET SQUARE

Para quem é fã ou tem curiosidade sobre a cultura do México, a Market Square abriga o maior mercado mexicano nos Estados Unidos. Há uma infinidade de lojinhas de rua e dois mini shoppings chamados El Mercado e o Farmer´s Market Plaza, recheados de muitos produtos e cultura mexicana. Arriba! 

el mercado san antonio texas

Ir até lá é uma experiência pitoresca para se perder durante por no máximo duas horas. De todas as curiosidades, tranqueiras e itens que levaria muito pra casa se não fosse tão pesado, o que mais gostei de rodar foi o El Mercado. 

DEMAIS ATRAÇÕES EM SAN ANTONIO

Se tiver mais tempo na cidade, coloque outras atrações em seu roteiro em San Antonio,  tais como Natural Bridge Caverns, que é uma atração imperdível e próxima a cidade. Infelizmente, fiquei impossibilitada de ir, mas na próxima vez que for ao Texas, que será em breve, irei de qualquer jeito. Descoberta por estudantes em 1960, trata-se de um sistema de  cavernas de pontes naturais, com iluminação em LED, muita história e descobertas. Não me sinto confortável para falar sobre a atração, já que não a visitei, mas achei um post bem bacana sobre a visita -> leia mais sobre a atração aqui

ponte da amizade san antonio texas

Para quem quiser saber mais sobre a história e batalhas que por lá aconteceram, o Parque Histórico Nacional das Missões é um prato cheio. Além dele, San Antonio Museum of Art, Pearl Brewery e King William Historic District, que é um dos bairros mais bonitos do estado. Com suas mansões imponentes, históricas e recheadas de tradições, construídas por imigrantes alemães, o bairro é uma atração a parte.

Para fechar, se gosta de aventura e estiver com seus filhos, reserve um dia para ir ao Six Flags Fiesta Texas, um dos maiores parques de diversões do Texas. 

JÁ FEZ O SEU SEGURO VIAGEM PARA OS ESTADOS UNIDOS?

Antes de continuar o post, uma dica importante. Não viaje para os Estados Unidos sem seguro viagem. Lembre-se que, mesmo que contrate o seguro do cartão, qualquer problema que tenha no país, a conta fica altíssima. Por isso, recomendo sempre que não saia do Brasil sem duas coisas: seguro viagem e chip internacional de celular.

Pensando no bem-estar de nossos leitores, o Não Pira, Desopila fechou parceria com a Real Seguro Viagem, que faz um comparativo com diversos seguros de viagem, te trazendo a melhor opção.Fiz um teste entre orçamentos e o preço deles é realmente muito bom. Além disso, eles têm atendimento ótimo e um aplicativo que você consegue te dar suporte, mesmo se estiver sem conexão com a internet. Para fazer sua cotação, clique aqui e faça uma consulta, sem compromisso.

san antonio texas

Outra coisa importante é estar conectado. O Não Pira, Desopila tem parceria com O Meu Chip, que funciona perfeitamente bem nos Estados Unidos. Nossos leitores e seguidores tem 15% de desconto com o cupom NAOPIRADESOPILA. Clique aqui e faça sua consulta, sem compromisso. 

ONDE FICAR EM SAN ANTONIO?

Recomendo que escolha acomodações próximas ao The Alamo e a River Walk. Obviamente, quase todas as opções são mais caras, mas é de fazer a conta de pagar estacionamento próximo a atração e outras facilidades. Fiz um apanhadão de hospedagens recomendadas logo abaixo:

Outra alternativa interessante é ficar em hotéis destas mesmas redes como Holiday Inn, Comfort Inn etc que estão um pouco afastados, mas possuem estacionamento e café da manhã gratuitos. Em tempos de dólar nas alturas, vale a pena! 

riverwalk river walk san antonio texas

Eu, particularmente, gosto de ficar nestes hotéis de rede americanos porque seguem um padrão, tem estacionamento e café da manhã gratuitos. Entretanto, antes de reservar sua hospedagem, é importante ler os comentários em sites confiáveis com o Booking.com.

QUER ECONOMIZAR NA VIAGEM A SAN ANTONIO?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link

 

  • Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação

the alamo san antonio texas

  • Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação

 

  • Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um desconto de 15% no total, clique aqui e adquira o seu!

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão. 

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂  

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?