Já ouviu falar em panzanella? Preparada pelos camponeses italianos, a salada de pão e tomates é um clássico da chamada cucina povera (cozinha dos pobres) de regiões como Toscana, Umbria e Abruzzo. Reza a lenda que o nome da salada deriva de pane (pão em italiano) e zanella, uma palavra antiga de origem italiana que quer dizer vasilha.
Super fácil de preparar, a panzanella requer ingredientes simples e que costumamos ter em casa como o pão amanhecido, tomates, pepino, cebola, azeite e manjericão. Desta mistura boa, sai esta salada deliciosa, perfumada, colorida e substanciosa, que sacia a fome e combina perfeitamente com o verão, que pede pratos mais leves e refrescantes.
Faço muito a panzanella em casa, variando às vezes os ingredientes, mas claro que sempre com pão, que nunca pode faltar! Por falar em pão, costumo usar pão de fermentação natural, italiano ou ciabatta, mas você pode usar o seu pão preferido desde que esteja velho, duro e esquecido. Ficará delicioso com o caldinho da panzanella, sendo uma ótima dica para reaproveitar o que está sobrando na geladeira e ficar bem alimentado.
Receita – Panzanella
Ingredientes
- 3 fatias grossas de pão italiano;
- 4 tomates (usei o italiano);
- 2 dentes de alho;
- 1 cebola roxa pequena;
- 1 pepino japonês;
- 1 colher (sopa) de alcaparras;
- 6 colheres (sopa) de azeite;
- 2 colheres (sopa) de vinagre;
- 10 folhas pequenas de manjericão;
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Corte o pão em cubos médios. Caso o pão não esteja duro, leve ao forno bem quente para tostar por 10 minutos;
- Para suavizar a cebola, deixe de molho na água com gelo enquanto prepara a salada;
- Corte os tomates em cubos grandes, a cebola em meia lua (fatias bem finas), o pepino em meia lua (fatias não muito grossas). Esprema ou pique os dentes de alho e separe as folhas de manjericão;
- Em um bowl, coloque vinagre, sal, alho e azeite e, misturar bem;
- Na travessa que for servir, coloque a cebola, adicione o molho e misture. Adicione os outros ingredientes e, por último o pão, finalizando com alcaparras, folhas de manjericão e pimenta do reino moída na hora.
Rendimento: serve 2 pessoas
Os italianos respeitam tanto o pão que quando se fala de uma pessoa gentil e bondosa esta é descrita como sendo “buona come il pane”, boa como o pão.
Quer mais dicas de minhas receitas? Clique no link e aprenda a fazer o seu próprio molho pesto.
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤