Pessoas tóxicas: fuja, quando possível!

Pessoas tóxicas: fuja, quando possível!

Certamente, algumas pessoas tóxicas fizeram, fazem ou farão parte do seu convívio. Estão presentes não somente naquele grupo de amigos X ou Y, mas também em seu trabalho. Algumas você até consegue se livrar porque o contato é distante, entretanto, outras é praticamente impossível, não é mesmo?

Tem gente que é tão azarada que convive com várias pessoas tóxicas no ambiente de trabalho, na família e na roda de amigos. Dependendo do grau de parentesco e amizade até dá para administrar, mas e quem tem um chefe que é uma pessoa tóxica e, para melhorar a situação precisa do emprego, como faz? Pois é! Conversando com alguns seguidores no Instagram do Não Pira, Desopila, assim como, com amigos, resolvi compartilhar algumas dicas de como lidar com estes tipos de “seres de luz”. Mas antes disso, você sabe identificar pessoas tóxicas? Será que você é uma delas? 

O QUE SÃO PESSOAS TÓXICAS? QUAIS SÃO OS SINAIS?

Apesar de parecer simples e óbvio pra mim, não necessariamente é fácil identificar se uma pessoa é tóxica. Claro que dão sinais, que podem ser:

  • Pessimismo – nada tá bom, é impressionante;
  • Não valoriza as conquistas alheias – pra que valorizar se tem inveja?
  • Chantagem emocional – se faz de coitada, por exemplo
  • Manipulação – te envolve de uma forma que pode te deixar pra baixo
  • Egoísmo e egocentrismo – claro, ninguém é melhor que ela

Estes são apenas alguns dos sinais, mas olha só. Junta alguém em que nada está bom, que te acha uma porcaria, que te pressiona e ainda se acha. É horrível, né? O mais interessante é que não necessariamente você perceberá tais características logo de cara. Afinal, uma pessoa que quer te manipular não demonstra sua obscuridade quando ainda não tem a sua confiança, a não ser que seja seu chefe (nem sempre é uma regra). Nesta posição, muitas pessoas tóxicas entendem que não precisam fazer qualquer esforço pra te agradar. 

Por isso, uma primeira dica é, não abra logo no começo de uma amizade ou no trabalho toda sua vida. Tenha cautela, analise melhor quem está do outro lado e entenda ao longo do tempo as provas de confiança, leveza e comportamento em situações de tensão e pressão. Claro que família não tem muito jeito dependendo do nível de parentesco, mas também tem que avaliar se é possível não ficar tão próximo.

COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS?

A primeira coisa que precisa colocar na cabeça é que não pode de jeito nenhum deixar pessoas tóxicas te influenciarem. Para isso, é importante estar sempre com sua auto estima mais do que elevada e ter uma válvula de escape para manter seu equilíbrio emocional. Se já detectou que tal pessoa é tóxica antes mesmo dela te atacar, evite discutir ou ficar próximo. Se afastar, mesmo que gradativamente é a melhor solução. Entretanto, nem sempre é possível evitar o convívio. 

Um chefe tóxico, por exemplo, é extremamente prejudicial a carreira de qualquer um. Mas, de novo. Não se deixe levar pelo peso que a pessoa carrega. Pense internamente que há muita coisa melhor para se preocupar ou ligar que ficar uma noite sem dormir por conta de um chilique ou pressão de alguém que provavelmente você não admira. A vida ensinará ao tóxico que é ele que precisa de ajuda. Por isso, não sofra e não dê muita bola. Quando estamos em paz conosco, este tipo de pessoa sabe que dificilmente nos manipulará e que precisará de muito esforço.

IMPOSSÍVEL?

Parece até impossível quando falamos de chefe, né? Que estou falando de uma forma simplista, não é mesmo? Mas acredite. Já tive chefe tóxico e, quando menos me importava e focava em meu trabalho, menos aquilo me prejudicava mentalmente e profissionalmente, 

E se a pessoa tóxica for o marido? Aí, a minha pergunta é: Pra que ficar em um relacionamento destes? Em pleno 2020, com a liberdade e oportunidade que temos, não faz sentido passarmos por certas coisas. A não ser que você acredita no amor de vocês e queira procurar ajuda profissional para resolver.

Ah, mas o tóxico no caso é meu pai, minha mãe, meu filho, e aí? E aí, que você terá mais liberdade para um diálogo e poderá procurar ajuda para que seu ente querido se torne uma pessoa melhor. Ninguém é tóxico pra sempre, a não ser que queira. Seria mais ousada em dizer que até com o chefe é possível ter um diálogo, desde que tenha liberdade pra isso e saiba como abordar o tema. Caso contrário, sua vida pode virar um inferno.

E SE EU FOR UMA PESSOA TÓXICA, COMO DEIXAR DE SER?

Antes de mais nada, precisará mudar sua energia, assim como, cuidar do seu amor próprio e auto estima. Aquela parte da canção “Um homem quando está em paz, não quer guerra com ninguém” expressa perfeitamente isso. Se está bem com você mesmo, vai querer que todos estejam e colocará os outros pra frente. Por isso, é tão importante se auto conhecer para se importar menos e viver mais e melhor. Ter uma válvula de escape ajuda bastante no processo.

Procure fazer atividades que te façam bem, elogie pessoas por pequenos gestos, procure motivos pra sorrir. São pitadas de bem estar que vão te fazer descobrir que é muito melhor promover a felicidade a ficar cutucando ou invejando a vida alheia. Quando vivemos nossas vidas e buscamos a tal felicidade, não temos tempo para querer algo que achamos que está melhor.

LEMBRETE IMPORTANTE

Não sou psicóloga ou tenho qualquer formação na área de comportamento humano, mas já vivi de um tudo nesta vida. Por isso, me sinto a vontade para expor e escrever meus pensamentos de forma livre e independente. 

Crédito da foto de capa: qimono by pixabay.com 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)