O pH ou potencial de hidrogênio iônico é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. A escala de pHs vai do 1 ao 14, onde 1 é o máximo da acidez, 7 representa a neutralidade e 14 o máximo da alcalinidade.
Para terem ideia, uma pessoa saudável tem o pH do sangue equilibrado entre 7.36 e 7.42. Ou seja, ligeiramente alcalino. Entretanto, nosso organismo está sempre trabalhando para equilibrá-lo.
Este equilíbrio é possível através da alimentação. Por isso, recomenda-se uma dieta composta 75% de alimentos alcalinizantes e 25% de alimentos acidificantes. Se conseguirmos conciliar com atividade física e alegria em viver, será ainda melhor!
VOCÊ SABIA QUE…
Alimentos acidificantes não são necessariamente aqueles com sabor ácido. A laranja, por exemplo, é ácida ao paladar, mas dentro do organismo, sua ação é alcalinizante. O efeito está relacionado com o resíduo orgânico que fica no corpo após a digestão do alimento.
Manter o pH do organismo alcalino é muito importante para a manutenção da nossa saúde. Ou seja, menos chances de desenvolvimento de cânceres, osteoporose, entre outras doenças degenerativas. Todas facilitadas pelo meio ácido devido ao pH baixo.
SOBRE ALIMENTAÇÃO ALCALINA
A alimentação alcalina é composta principalmente por alimentos integrais na sua forma natural. Frutas, verduras, legumes, assim como, castanhas, cereais e sementes germinadas são exemplos de alimentos que alcalinizam o pH do sangue.
Na tabela abaixo temos algumas opções de alimentos alcalinos e ácidos para ajudar na dieta. Lembrando que o importante é sempre variar nas escolhas.
COMO MEDIR O pH DO SANGUE?
Podemos verificar os níveis do pH no sangue mesmo em casa, através da medição pela saliva ou urina. Para isso, é necessário utilizar um papel indicador de pH universal. Tal artefato pode ser adquirido em lojas de produtos químicos ou de material de laboratório. São fitas de papel especial que vem embaladas e picotadas individualmente para facilitar o seu uso.
As referências são: O Salivar considerado ótimo é 6,4 a 6,8. Lembrar que após uma refeição o pH da saliva tende aumentar para 7,5 ou um pouco mais. Se o pH da saliva permanecer em torno de 6,4 a 7,5 o dia todo, é um bom sinal de que o corpo está trabalhando dentro de uma faixa saudável.
Uma forma também de ter uma ideia se o seu corpo está alcalino ou não, é observar a língua logo ao acordar. Se estiver muito esbranquiçada é sinal de que o corpo está ácido. Uma língua rosada significa que o corpo está alcalino.
O horário ideal para se medir o pH da saliva é por volta de 1 hora antes de uma refeição ou 2 horas após a mesma ou ao acordar.
QUER TER HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS?
Leia nossos textos sobre de vida saudável e gastronomia. Trazemos semanalmente dicas para você incorporar em sua rotina sem ter que fazer grandes esforços.
Fonte: Gourmet da Horta; Blog Estadão, http://abran.org.br
http://www.drjorgealonso.com.ar/Dietas/DietaAlcalina.pdf
Foto capa: Mari Rogatto/Imagens texto: Google