No post da semana passada prometi que escreveria sobre o investimento queridinho de 2018 (Fundos Imobiliários). Dado o fato que amanhã ocorrerá o julgamento do ex presidente Luís Inácio Lula da Silva, peço licença aos leitores para escrever sobre os possíveis cenários e impactos nos investimentos pós tal julgamento, pois acredito que é mais necessário falar sobre ele no momento.
Infelizmente, ainda não possuímos uma bola de cristal para poder dizer o que realmente acontecerá amanhã, mas podemos prever cenários para nos blindarmos. Novamente, peço licença para comentar que não exporei meu posicionamento politico, mas sim os possíveis cenários para a decisão que ocorrerá amanhã e de que forma impactará seus investimentos.
Esbocei abaixo os três cenários mais prováveis para o julgamento:
Primeiro cenário: Lula ser condenado por 3 votos a 0. Caso esse cenário se concretize, o mercado provavelmente reagirá de forma eufórica, com a bolsa subindo vertiginosamente. Seria o pior cenário para o ex presidente, que com essa decisão, provavelmente ficará fora das eleições em 2018.
Segundo cenário: O ex presidente ser completamente absolvido das acusações. Neste cenário, a tendência é de queda na bolsa de forma drástica a curto prazo. Obviamente, este será o melhor cenário para o ex presidente, já que poderá garantir força a Lula para as urnas em 2018.
Terceiro cenário: Lula ser condenado por 2 votos a 1. Tal cenário vai exigir o aperto dos cintos, uma vez que poderá demonstrar a força do ex presidente se recompor, utilizando embargos infringentes e garantindo a sua candidatura nas urnas em 2018.
Claro que existem outros cenários que poderão ocorrer, como por exemplo, 1 voto para a condenação e 2 contrários, entretanto, os especialistas defendem que entre todos, os que possuem maior probabilidade de ocorrer são os três expostos acima.
Mas e ai Fon, como proteger os meus investimentos para esse julgamento?
É muito importante ter a consciência de que qualquer um dos três cenários pode se concretizar ou até mesmo qualquer outro que não está exposto a cima, mas precisamos avaliar caso a caso. Se o primeiro cenário se concretizar, por exemplo, é de extrema importância possuir ações de boas empresas, já que essas provavelmente se valorizariam com a euforia da condenação.
Falando no segundo cenário, é importante que você esteja com um percentual alto em dólar e renda fixa (CDB, Tesouro Direto, etc), pois o dólar provavelmente se valorizará e sua renda fixa funcionaria como uma boa proteção na euforia da queda.
Já no último cenário (“vai, não vai”) é importante que esteja posicionado em renda fixa e em ativos de maior risco (bolsa de valores, fundos imobiliários, etc) de forma equilibrada, pois ambos funcionariam nessa instabilidade.
Entretanto, como já mencionado acima é impossível prever o futuro e, infelizmente não podemos escolher apenas um cenário para apostar, como frisamos na semana passada. Sendo assim, é importante que grande parte do seus investimentos estejam em ativos de renda fixa para sua própria proteção.
No próximo texto, falaremos de Fundos Imobiliários com toda certeza.
Um abraço,
Fon