Quem teve oportunidade de ler meu Diário de Bordo quando estive nas ilhas gregas, sabe que tenho um carinho especial por Paros. Apesar de não ser a principal ilha, a mais badalada e afins, foi a que mais me senti na Grécia de verdade, foi a que mais tive oportunidade de conviver com o povo grego e entender mais de sua cultura, sua história, seus conflitos e sua língua.
Foi em Paros que lágrimas de emoção escorreram dos meus olhos não só por uma vez, mas por várias. Foi lá que vi o por do sol mais bonito das ilhas e, lá também que levei bronca de um padre por entrar na igreja dele de shorts…rs (parou o que estava fazendo para me chamar atenção e me colocar um saião, com toda razão, apesar do shorts não ser tão curto).
As praias de Paros são tão diferentemente belas quanto as praias de Mykonos e Santorini, mas pra mim elas são especiais pela simplicidade e pelo jeito grego de ser. É muito comum você entrar em uma taverna e dar de cara com lulas e mais lulas no varal penduradas esperando a hora de serem preparadas.
Mas para que eu possa te convencer a passar pelo menos dois dias inteiros em Paros, fiz uma lista de praias na tradicional ilha grega.
Krios e Marcello
A dupla é uma das principais atrações quando o assunto é praia em Paros. Muitos preferem ir direto a Marcello e nem param em Krios. Já eu, dei preferência a pequena Krios e não me arrependi nem um pouco.
Para chegar as praias há duas alternativas. Você pode ir direto de carro ou pegar o carro, parar em um pórtico e pegar um barquinho (foi o que fiz) até as praias. Paga-se EUR 4 na embarcação e você vai embora a hora que quiser. Basta esperar o barco chegar.
Se você decidir ir de carro, chegará em Marcello e dá para ir tranquilamente a pé até Krios. Se for de embarcação, a primeira parada é Krios e, da mesma forma, pode ir facilmente a Marcello.
Krios
A minha predileta por vários motivos. O primeiro dos motivos é a exclusividade, pois há uma pequena faixa de areia, com infraestrutura de espreguiçadeira e guarda sol bem reduzida. Isto reduz também qualquer muvuca de turistas e faz toda a diferença para quem é praieiro como eu.
O segundo motivo é o atendimento. O senhor que me atendeu foi tão querido comigo quando soube que era brasileira. Ele me fez chorar naquele dia quando beijou a minha testa e disse o quanto amava o Brasil e o nosso povo e, como os gregos são parecidos com a nossa gente. Até arrepia…
O terceiro motivo é a praia por si só! Um espetáculo a parte…
Marcello
Com uma faixa de areia bem mais extensa, Marcello é de longe mais badalada e mais cheia que Krios. Eu, particularmente, não quis ficar muito por lá porque estava quase em alfa na outra praia. Fui mais para conhecer e ter a certeza de que fiz a escolha certa quando parei em Krios.
Apesar de ser uma praia belíssima, o que mais fiz foi pose com a costa de Marcello…rs!
Aiki Beach
É a preferida dos gregos quando o assunto é beleza.
Com uma faixa extensa de areia e um azul infindável, a passagem por lá para um mergulho é obrigatória. Dá tranquilamente para sair de Krios e Marcello e ir direto a Aiki.
Aproveite a ida para perguntar onde pode ver o por do sol por ali, espetacular por sinal.
Kolimbithres
O nome é bem longo e esquisito pra gente, mas Kolimbithres é badalada por muitos turistas e gregos.
O que mais me chamou atenção por lá foram o contraste das pedras com o mar e a aglomeração das pessoas em uma pequeníssima faixa de areia. A infraestrutura de praia muitas vezes fica atrás das pedras. É estranho uma praia assim, mas ao mesmo tempo, Kolimbithres tem seu charme.
Recomendações em Paros
Aproveite a originalidade dos gregos e a explore de carro
Paros é sim uma ilha com muitos turistas, mas lá as coisas por lá funcionam de um jeito um pouco diferente. Entre todas as ilhas gregas que estive até agora, a que mais me identifiquei foi Paros, justamente pelo fato de ter enxergado o espírito das ilhas com originalidade, sem badalação ou filas de orientais na frente dos principais pontos turísticos (sem preconceito nenhum, hein?).
Se Paros estiver em sua lista, prepare-se para o pacato e belo. Um recomendação que dou é colocá-la na rota entre Mykonos e Santorini, como eu mesmo fiz e ficar por lá ao menos dois dias inteiros.
Sabia que Paros fica a uma hora de ferry de Mykonos?
A água nas ilhas gregas não é fria durante o alto verão…
Muitas pessoas reclamam da temperatura da água nas praias, mas eu não tive o menor problema com isso. Como fui no alto verão, a água estava quentinha, quentinha em todas as praias, em todas as ilhas.
Onde ir além de Paros – Naxos ou Antiparos?
Muitas pessoas que vão a Paros aproveitam para passarem um dia na ilha de Naxos. A minha ideia inicial era fazer o mesmo por lá, mas fui convencida pelos donos do hotel a mudar os planos e ir a Antiparos. Além de ser mais requintada, já que as celebridades e atores de lá e de cá possuem casa, é mais tranquila também.
Para ir a Naxos é muito tempo gasto e é melhor se hospedar lá por uma noite. Como eu queria fazer um bate e volta, a ilha de Antiparos é coladinha em Paros. Basta fazer a travessia entre as ilhas de balsa.
Claro que novamente digo, assim como falei em todos os meus posts nas ilhas gregas, alugue um carro e descubra as ilhas. A balsa que leva a Antiparos comporta carro e você pode ir a hora que bem entender. Basta somente atentar para os horários de chegadas e partidas.
Além de ir a Antiparos e conhecer a Agios Giorgios, a mais bela das praias da pequena ilha, não deixe de fazer o passeio de lancha até a ilha de Despotiko. Te custará EUR 20, muito bem gastos.
Em breve, escreverei um post com mais detalhes sobre Antiparos e Despotiko que merecem esta atenção.
Quer dicas do que fazer em Atenas e de que praias ir em Mykonos e em Santorini também?
Escrevi recentemente sobre nestes posts do blog:
O que fazer em Atenas?
Praias de Mykonos
Praias de Santorini
******************