A Nordic Ways, empresa referência em turismo de lazer e corporativo nos países nórdicos, acaba de lançar um programa de negócios para brasileiros na Finlândia em conjunto com a Aalto University.
Voltado para executivos dos mais variados setores de atuação, o programa alia conhecimento, inovação e lazer na programação, já que a grade de no mínimo cinco noites busca trazer uma experiência totalmente imersiva, num olhar 360.
O mais inovador neste programa, que pode ser totalmente customizado, é o fato de aliar em poucos dias conhecimento, visitas técnicas, cultura, inovação e turismo de lazer. Achei fantástica a iniciativa, já que para entender como a Finlândia se transformou referência em diversos aspectos é preciso conhecer a formação de base educacional, cultural e estilo de vida da população.
Com esta diversidade de temas dentro do programa de negócios para brasileiros na Finlândia, trazida pela Nordic Ways à imprensa durante um delicioso almoço típico finlandês no Escandinavo, é importante separar as credenciais e o curso em si para que entendam o quão valorosa é esta iniciativa.
Acredito que o programa de negócios para brasileiros na Finlândia é ideal não somente para corporações e seus executivos para aprimorarem seus conhecimentos e trocarem experiências sobre seus modelos de negócios, mas também uma excelente oportunidade para estudantes que querem entender na prática como funcionam suas futuras áreas de atuação.
Imagina a troca e conhecimento sobre tecnologia e telecomunicações em uma visita na Nokia, por exemplo. Não é demais?
PROGRAMA DE NEGÓCIOS PARA BRASILEIROS NA FINLÂNDIA
CONTEÚDO
Com duração mínima de 5 noites, o programa de negócios para brasileiros na Finlândia, elaborado pela Nordic Ways em conjunto com a Aalto University, Visit Finland e Visit Espoo, traz uma verdadeira imersão não somente no universo corporativo, mas também na cultura, costumes e turismo.
Na foto abaixo é possível ver no detalhe a programação das atividades, que acontecem nas cidades de Helsinki e Espoo. Além de palestras com referências no país em inovação e processos, um dos pontos altos é a oportunidade de visitar grandes potências da indústria global nas áreas de infraestrutura e tecnologia, por exemplo (Kone, Nokia etc).
Para quem viaja a negócios mundo afora já está acostumado com os tradicionais congressos e palestras que a todo momento acontecem no mercado corporativo. Entretanto, para mim, que já estive do outro lado da mesa, acredito que ter atividades de negócios, visitas técnicas e turismo, tudo dentro da programação é algo inovador e que potencializa relacionamentos densos entre os participantes.
O que normalmente acontece neste tipo de agenda é uma programação extensa corporativa e, se der tempo, um giro pela cidade antes ou depois do expediente. Lembro que sempre chegava antes e retornava dias depois dos meus compromissos de trabalho para poder aproveitar também a cidade em que estava.
O programa de negócios para brasileiros na Finlândia é certificado, o que te garante um diploma de conclusão ao final do curso.
SOBRE A AALTO UNIVERSITY
Fruto da fusão da Universidade de Tecnologia de Helsinque, da Escola de Economia de Helsinque e da Universidade de Arte e Design de Helsinque, a Aalto University recebe em torno de sete mil pessoas de mil organizações, que buscam uma forma de aprendizado diferenciada, além dos seus quinze mil alunos entre graduação, mestrado e doutorado.
A Aalto University ocupa o 113. lugar no QS World University, sendo referência global nas áreas de engenharia, tecnologia e design. Além disso, possui a acreditação de triple crown, incluindo AACSB, AMBA e EQUIS, o que a coloca entre uma das melhores escolas de negócios do mundo.
SOBRE A FINLÂNDIA
A terra do Papai Noel é um país reconhecido internacionalmente pela qualidade de vida de seus habitantes e pelas belezas naturais. Apelidada como a “Terra de Mil Lagos”, atividades ao ar livre, pesca e esqui fazem parte do tempo de lazer dos finlandeses, assim como a cultura da sauna e o hábito da leitura.
O design também é algo levado muito a sério na Finlândia, estando presente em todos os campos e acessível a todas as classes sociais. Os finlandeses acreditam que tudo é construído com base em design, o que faz uma baita diferença quando o assunto é planejamento, praticidade e funcionalidade.
Quando falamos de segurança, um dado interessante. É um dos países mais seguros do mundo, em que entre 12 carteiras perdidas, 11 são recuperadas.
Líder em diversos rankings globais, que trago no próximo tópico, a Finlândia é uma potência em educação, promovendo oportunidades igualitárias e bem-estar aos alunos. Sua cultura é influenciada pelos seus ancestrais indígenas, os Sámis, geografia e história.
E, claro que um país com tantos valores em prol de todos e da sustentabilidade, não poderia deixar de ocupar o título de mais feliz do mundo entre outros.
SOBRE A LIDERANÇA GLOBAL DA FINLÂNDIA
Tenho uma relação antiga de amor com a Finlândia pelo fato de ter atendido por muitos anos a Nokia. A empresa é simplesmente responsável pela evolução dos primeiros celulares e da invenção da tecnologia touch no mobile.
Uma das principais empresas finlandesas, a Nokia é uma das potências mundiais no setor de infraestrutura e telecomunicações. Dificilmente, você não encontrará uma antena de celular da empresa pelos seus arredores.
A Finlândia é líder nos seguintes rankings globais:
- Melhores universidades do mundo e melhor qualidade de vida (CEO World)
- País mais estável (Índices de Estados Frágeis)
- Desempenho e Competitividade Digital na Europa (DESI)
- Melhor qualidade de vida (CEO World)
- País mais feliz desde 2018 (ONU) – liberdade, igualdade, empatia, bem-estar etc
- Melhor Governança (Legatum)
- País menos corrupto (Transparência Internacional)
- Ar mais limpo (OMS)
- Helsinki já foi eleita Capital Mundial do Design e Cidade do Design pela UNESCO
- Maior campeã em Fórmula 1
- Índice ODS entre os 193 Estados membros
- entre outros
Além disso, a Finlândia lidera a contribuição global para o “Planeta e o Clima” no Good Country Index 2022, sendo o primeiro país do mundo a criar um roteiro para a economia circular em 2016. Recentemente, lançou um programa estratégico para se tornar neutra em carbono e a primeira sociedade de bem-estar sem combustíveis fósseis até 2035.
O país ocupa o 9º lugar entre 132 países no Índice Global de Inovação 2022, sendo um dos cenários de arranque de crescimento mais rápido do mundo. Por meio do apoio do governo, o país oferece um ecossistema vibrante de aceleradoras, investidores-anjo e capital de risco.
Sua capital, Helsinki é um dos melhores locais da Europa para iniciar e acelerar o seu negócio com 1.822 empresas em fase de arranque e mais de 500 investidores, sendo a terra do SLUSH, o principal evento mundial de startups.
Quando o assunto é tecnologia, a Finlândia avança a passos largos em temas como inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT), os grandes volumes de dados, a realidade virtual (RV), a cibersegurança e o 5G
SOBRE A NORDIC WAYS
Fundada e liderada pela competentíssima Roberta Perez, que conhece como ninguém os países nórdicos, a Nordic Ways é uma DMC fundada em 2011 e com escritórios na Suécia e no Brasil.
Líder de mercado na indústria hoteleira nórdica, integra distintas alianças de DMC, trazendo soluções em MICE e lazer aos seus seletos clientes, sendo inclusive parceira de Helsinki Partners e Visit Espoo no programa de negócios para brasileiros na Finlândia.
Para saber mais de cada corporação que integra o programa, acesse:
Aalto University – https://www.aalto.fi/fi
Visit Finland – https://www.visitfinland.com/en/
Visit Espoo – https://www.espoo.fi/fi
Nordic Ways – https://www.nordicways.se/