Que tal descomplicar a sua Ceia de Natal e trocar a tradicional salada de batatas pelo nosso delicioso purê rico?
Deliciosamente amanteigado com bacon crocante, cebolas caramelizadas e castanhas, um acompanhamento repleto de sabor e que combinará perfeitamente com todos os pratos mais queridos do natal: peru, chester ou pernil.
Ingredientes:
- 1 Kg de batatas em cubos grandes
- 150 ml de leite aquecido
- 100 gramas de manteiga gelada em cubos
- 1 cebola grande em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de noz moscada ralada
- 200 gramas de bacon em cubos
- 30 gramas de uva passa (opcional)
- 100 gramas de oleaginosas picadas (nozes, castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas) – Reserve um pouco para decoração
- Salsinha picada a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
- Cozinhar as batatas em água salgada até ficarem macias;
- Enquanto as batatas cozinham, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem levemente dourados;
- Quando chegar a este ponto, acrescentar as oleaginosas picadas e refogar por mais dois minutos, cuidado para não queimar, reserve;
- Fritar o bacon e reservar no papel toalha.
Dica: coloque o bacon na frigideira fria sem óleo, aos poucos a gordura do bacon vai derretendo, mexa algumas vezes para que frite por igual.
- Pique a salsinha e reserve;
- Ainda quente, passar as batatas pelo espremedor e em seguida pela peneira, acrescentar o leite aquecido aos poucos. Adicionar a manteiga gelada em cubos, montar o purê batendo bem, acertar o sal e temperar com a noz moscada e pimenta do reino.
Noz moscada
Mix de castanhas
Para servir:
Arrumar o purê em uma travessa, colocar a cebola e o alho refogados por cima, as oleaginosas picadas, a uva passa, o bacon e a salsinha. Decorar com o restante das oleaginosas picadas.
Você também pode misturar todos os ingredientes ao purê, ele ficará um pouco mais escuro e a montagem deve ser feita um pouco antes de servir a ceia.
Rendimento: 12 porções
Alternativa para a receita:
Outra opção é fazer quenelles (foto abaixo) – bolinhos ovalados de três lados, moldados com auxílio de duas colheres. A palavra quenelle vem do alemão knödel (bolinho de massa). É mais trabalhoso de preparar, porém caso você queira algo mais elegante para a ceia de natal, quenelles fazem bonito na mesa.
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto
❤️
“Receita a gente compartilha. Igual felicidade e noticia boa.”
Ana Holanda