Este artigo é dedicado aos amantes de vinho!
Para quem pensa que a República Tcheca é o país da cerveja somente, engana-se. O vinho e suas vinícolas, como os próprios tchecos dizem, tem um lugar especial reservado para os amantes de vinho. Apesar da latitude geográfica não ser a melhor quanto à extensão, há adegas e vinhas com mais de 500 anos de história. Suas áreas de cultivo estão concentradas na Morávia, uma das regiões mais quentes do país.
A Festa das Vindimas é a época mais esperada pelos amantes de vinho e acontece no mês de setembro, todos os anos. As festividades marcam o início da produção de vinho da estação com a colheita das uvas. Certamente, são um convite para os viajantes amantes de vinho ou não, já que é nestas celebrações que as raízes, a histórias e os segredos dos vinhos tchecos ficam em evidência.
Para despertar a curiosidade e inspirar os amantes de vinho, vou contar para vocês algumas atividades bacanas para vivenciar na minha queridinha República Tcheca. Bora?
5 EXPERIÊNCIAS NA REPÚBLICA TCHECA PARA AMANTES DE VINHO
ADEGAS DOS TEMPLÁRIOS EM CEJKOVICE
A fascinante cidade de Cejkovice é o lar de um complexo de adegas históricas e de um hotel na antiga fortaleza. Suas adegas foram construídas pelos Templários e têm corredores largos, o que deixará os amantes de vinho fascinados. Ainda mais quando souberem que o maior barril da República Tcheca está na cidade, com sua capacidade de mais de 20 mil litros.
É possível provar vinhos contemporâneos e explorar o extenso sistema de corredores subterrâneos em uma visita guiada. Uma maravilha para os amantes de vinho, não é mesmo?
SABOR DE VINHO EM VALTICE, PATRIMÔNIO DA UNESCO
Estive recentemente na zona de Lednice e Valtice, que é classificada patrimônio da UNESCO, por conta de seus edifícios e paisagens de tirar o fôlego de qualquer um. Rodeado de um sistema único de adegas históricas, o palácio de Valtice é parada obrigatória para os amantes de vinho. Por aqui é possível provar os cem melhores vinhos da Morávia e da Boêmia durante o Salão do Vinho Tcheco.
ZNOJMO, PARA OS AMANTES DE VINHO BRANCO
A cidade histórica de Znojmo é parada obrigatória para os amantes de vinho branco. Entre os lugares para visitar, coloque na lista o Monastério Loucky, com seu museu de viticultura e fabricação de barris, além de suas enormes adegas.
É possível fazer excursões temáticas sobre vinho ao mesmo tempo que aprecia a paisagem em um passeio de bike durante a visita a lugares como as Adegas Azuis em Novy Saldorf ou a vinha de Sobes no Parque Nacional de Podyjí. Aos amantes de vinhos, coloque na programação a tradicional vindima histórica em Znojmo, já que é aqui o local em que é celebrada a primeira produção de vinho da vindima.
MORÁVIA DO SUL: REGIÃO IMPERDÍVEL PARA OS AMANTES DE VINHO
Uma das regiões mais lindas da República Tcheca é também parada obrigatória para os amantes de vinho. São mais de 1.200 quilômetros de rotas sinalizadas, que são conhecidas como Rotas do Vinho da Morávia, em que é possível avistar paisagens intactas, mirantes de tirar o fôlego e pitorescas aldeias vinícolas.
Fiz uma parte desta rota e fiquei apaixonada pelo local. A maior parte do trajeto passa por caminhos florestais e estradas muito tranquilas, o que é perfeito tanto para a prática de ciclismo de estrada como de montanha. Inclusive tem um roteiro lindo de 7 dias que sai de Praga e vai até Viena, em que a região está na rota, feita pelo pessoal da Eurobike Tours. Caso não tenha todo este fôlego, há outras opções bem legais também.
MIKULOV: TESOURO DO SUL
A lindinha cidade de Mikulov é outro importante centro de viticultura e outra parada obrigatória para os amantes de vinho. É possível ver um original barril gigante, além da maior exposição nacional de vinhos em seu palácio barroco.
Planeje para estar em Mikulov durante o segundo final de semana de setembro, já que nesta data acontece a vindima de Pálava, com sua imperdivel festa popular. Destaque para moderna e conceituada vinícola Reinstein, que também tive a oportunidade de conhecer neste último verão europeu.
LEIA MAIS CONTEÚDOS DA REPÚBLICA TCHECA PARA TE INSPIRAR!
No site, temos uma série de artigos não só sobre a Morávia do Sul, mas também outras regiões e lugares como Praga e Karlovy Vary. Para conferir tudo na íntegra, acesse aqui.
Espero que os amantes de vinho tenham gostado da dica. A República Tcheca é incrível e é muito mais que Praga e uma boa cerveja.
Um beijo e até o próximo post, Gardens 🙂
Crédito das fotos e do conteúdo: Visit Czechia, órgão de turismo oficial do país