[gtranslate]
roteiro itacare

Roteiro Itacaré, Barra Grande, Boipeba e Morro de São Paulo em 15 dias!

Roteiro Itacaré, Barra Grande, Boipeba e Morro de São Paulo para inspirar você a viajar quando tudo passar! 

Tenho uma paixão enorme pela Bahia e pelo seu povo, que vai além do sangue baiano que carrego vindo de minha mãe. Confesso que fiquei na dúvida sobre qual destino baiano escreveria hoje, mas como meus últimos dias antes do isolamento social foram em Morro de São Paulo e a Boipeba, nada melhor que prestigiá-los, juntamente com Barra Grande e Itacaré.

Esta rota é do tipo charme rústico, cuja logística passa por diferentes meios de transporte. Por isso, a melhor dica para quem for a região é utilizar a mala correta. Escolha um modelo com alças e rodinhas por conta do chão de terra, entrada e saída em embarcações entre outras particularidades. 

Gosto de começar por Morro de São Paulo e terminar em Itacaré porque acredito ser o caminho mais lógico e menos desgastante. Entretanto, se quiser começar por Itacaré não é má ideia. Comecei o título inversamente porque já temos um roteiro só com Morro e Boipeba e não quero que fique confuso. 

roteiro itacare barra grande

Caso não esteja na Bahia e, for de avião, reserve sua passagem para chegar em Salvador e voltar por Ilhéus ou vice versa. Agora, se quiser chegar e partir do mesmo aeroporto, a melhor alternativa é Ilhéus, já que voltar para Salvador ou de Barra Grande ou de Itacaré, além de ser longo, é um belo perrengue. 

Em qualquer um dos cenários, reserve pelo menos quinze dias para viajar por esta região, sem pressa e livre de qualquer futilidade. A regra em cada um destes destinos é não se prender a regras. Aproveite para relaxar e sentir o Axé da Bahia.

ROTEIRO ITACARÉ, BARRA GRANDE, BOIPEBA E MORRO DE SÃO PAULO  

MORRO DE SÃO PAULO (3 DIAS)

A maneira mais fácil de chegar em Morro de São Paulo é a partir de Salvador, via catamarã. Os carros convencionais dão lugar aos carrinhos de mão, que sobem e descem a ladeira várias vezes ao dia entre chegadas e partidas. O vilarejo é dividido em cinco praias chamadas de Primeira Praia, Segunda Praia e, assim por diante. Cada uma delas tem uma proposta diferente, que vai da badalação ao sossego absoluto. Particularmente, gosto de ficar na Terceira Praia, local em que está uma das hospedagens mais charmosas do vilarejo e onde é possível ver a bela paisagem que se forma com as marés seca e cheia.

Reserve um dia para fazer o passeio de volta à ilha, que inclui rápidas paradas em paraísos como Garapuá e Boipeba. Além disso, contemple o por do sol na badalada Toca do Morcego e saia pela manhã para uma longa caminhada rumo a Gamboa e ao topo do farol.

roteiro itacare mirante da tirolesa morro de sao paulo

Onde ficar em Morro de São Paulo? A Pousada Minha Louca Paixão, além de minha queridinha é também a mais charmosa e instagramável do vilarejo. Há outras boas opções de hospedagens confortáveis que pode conferir neste meu texto.

Qual agência contratar em Morro? Recomendo o João Tour (075) 9994 1528 

Dica gastronômica em Morro de São Paulo: Gosto bastante do Pedra sobre Pedra, que fica na divisa entre a Primeira e Segunda praias e tem uma vista maravilhosa.

(leia até o final para encontrar um apanhado de links que remetem a outros textos que fiz bem detalhados sobre Morro de São Paulo)

BOIPEBA (2 DIAS EM VELHA BOIPEBA, 2 DIAS EM MORERÉ)

Muito menos badalada que Morro de São Paulo, Boipeba deve ser visitada com toda calma que o vilarejo pede. Muitos que fazem o passeio de volta à ilha desde Morro de São Paulo acham que a conheceram, mas é ledo engano. O local é muito mais que a Boca da Barra e a famosa lagosta de Guido.

O ideal é ficar dois dias na chamada Velha Boipeba, fazer o passeio de volta à ilha, que entre as paradas está a estonteante Praia de Castelhanos. Além disso, reserve outro dia para caminhar vagarosamente entre as Praias da Boca da Barra, Tassimirim e Cueira. Na mesma ilha, mas em um local ainda mais único e restrito, está Moreré. Uma das minhas paixões baianas por vários motivos. Entre eles estão sua exclusividade sem ostentação e tranquilidade, que por si só atraem pessoas que não buscam rótulos e preferem o anonimato.

roteiro itacare

Para chegar em Boipeba desde Morro de São Paulo o ideal é contratar um transfer terrestre, cuja duração aproximada é de uma hora. Você pode contratar as agências indicadas em Morro ou Boipeba para fazer o trajeto. 

Onde ficar em Boipeba? Na Velha Boipeba, a Pousada Vila da Barra, pelo melhor custo x benefício e localização. Já em Moreré, minha queridinha Alizées Moreré  para dias de tranquilidade e exclusividade. 

Qual agência contratar em Boipeba? Recomendo a agência Coco Louco, que tem uma prestação de serviço diferenciada e ainda concede 10% de desconto a leitores do Não Pira, exceto em feriados (não ganho comissionamento pela indicação)

Dica gastronômica em Boipeba: há opções para todos os gostos e bolsos.Gosto bastante do Zen em Moreré. Já em Velha Boipeba, prove a gastronomia do Flor da Lua. 

(leia até o final para encontrar um apanhado de links que remetem a outros textos que fiz bem detalhados sobre Boipeba)

BARRA GRANDE (4 DIAS)

Famosa pelas suas festas de Reveillon, frequento Barra Grande antes mesmo de virar moda entre a turminha super cool. Mesmo com toda esta badalação, não é um destino que fica cheio fora da semana de Ano Novo e Carnaval. Entre os motivos estão a dificuldade de acesso e o custo da viagem.

Definitivamente, não é tarefa muito fácil chegar em Barra Grande. Além disso, os preços não são tão singelos por lá porque há uma grande preocupação com a preservação do local. Brinco que entre Boipeba e Barra Grande está a maior concentração do PIB do país, mas sem sinais de ostentação. Não é nada raro ver nas tardes de sexta feira jatinhos chegando com frequência ao local. Entretanto, não pensem que é missão impossível viajar para Barra Grande. O segredo é planejar com antecedência.

Gosto bastante deste pedaço da Bahia. Por aqui, coleciono pores do sol espetaculares e boas histórias contadas pelos mototaxistas que nos levam para passear pelo local. Para mim, o mototáxi é o melhor meio de locomoção disparadamente.

roteiro itacare barra grande

Entre os locais para visitar e se apaixonar estão a Praia de Taipu de Fora e suas piscinas naturais, assim como a Praia e Lagoa do Cassange. Reserve um dia para sair a pé e fazer um tour pelas praias da Vila, Ponta do Mutá, Três Coqueirinhos e a deliciosa Praia da Bombaça. Além disso, não deixe de fazer o passeio pelas Quatro Ilhas e Cachoeira do Tremembé.

Para chegar em Barra Grande desde Boipeba, as alternativas mais fáceis são de lancha ou ir de barco até Torrinhas, de lá contratar um transfer até Camamu e fazer a travessia de barca até finalmente chegar em Barra Grande.

Onde ficar em Barra Grande? Para quem vai pela primeira vez, o bacana é dividir a hospedagem entre Taipu de Fora e Barra Grande. Pelas particularidades, sugiro ler este texto completo que fiz sobre a região.

ITACARÉ (4 DIAS)

Entre os destinos da rota, o mais fácil de chegar e sair. Com praias e programas para todas as tribos, a bela Itacaré também arranca suspiros de seus visitantes. A Trilha das Quatro Praias é um dos programas imperdíveis na cidade e que recomendo fazer com guia credenciado. Além de visitar as famosas praias da Engenhoca, Havaízinho, Camboinha e Itacarezinho é possível ir até a Cachoeira do Tijuípe, uma das mais bonitas da cidade.

Reserve um dia para fazer a trilha que dá acesso a Praia de Jeribucaçu, assim como a Cachoeira da Usina e Praia do Arruda e outro para conhecer a pé as quatro praias urbanas de Itacaré, que são Resende, Tiririca, do Costa e da Ribeira. Não deixe de contemplar o pôr do sol na Ponta do Xaréu, na Praia das Conchas. 

roteiro itacare

Se é fã de rafting, saiba que o destino é um dos mais baratos para a prática no Brasil, mas não dos menos radicais. Há corredeiras no Rio de Contas de níveis 1, 5 ao 6, além da possibilidade saltar de uma pedra de 8 metros e embarcar em uma tirolesa.

Para chegar em Itacaré desde Barra Grande, basta pegar o ônibus que está bem em frente ao terminal aquático. Para sair, basta pegar outro ônibus até Ilhéus, que está a uma hora e meia da cidade.

Qual agência contratar em Itacaré? Recomendo o queridíssimo Alessandro da Margueta Adventure, que conhece cada cantinho da vegetação e de Itacaré na palma da mão.

Dica gastronômica: localizado no meio da Rua Pituba, não deixe de provar o delicioso cardápio do super cool Manga Rosa. 

E aí, curtiu as dicas do Roteiro Itacaré? Conta pra gente! 

LEIA EM CONJUNTO PARA UM COMPLETO ROTEIRO ITACARÉ, BARRA GRANDE, BOIPEBA E MORRO DE SÃO PAULO:

MORRO DE SÃO PAULO, dicas gerais e detalhadas em vários textos, incluindo passeios

BOIPEBA, dicas gerais e detalhadas em vários textos,incluindo passeios e logística

BARRA GRANDE E MARAÚ, dicas detalhadas em um post, incluindo passeios e logística 

ITACARÉ, dicas detalhadas em um post, incluindo passeios e logística

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?