[gtranslate]

Sell in May and go away?!

Sell in May and go away (Venda em Maio e vá embora) é um famoso ditado comercial. A mensagem busca incentivar investidores a vender suas ações em maio para evitar uma queda sazonal no mercado de ações. Se um trader segue essa estratégia, vende suas ações nesta época e volta a investir somente em novembro para tentar evitar o período volátil de maio a outubro. Algumas pessoas consideram essa estratégia muito mais gratificante do que permanecer no mercado acionário ao longo do ano.

A expressão “Vender em maio e vá embora” originou-se de um velho ditado inglês : “Sell in may and go away, buy again on St Leger Day”. Essa frase se refere a um costume de comerciantes, banqueiros e aristocratas que deixavam a cidade de Londres durante os meses quentes do verão (entre maio e outubro) e retornavam em novembro.

E o que que isso tem a ver com meus investimentos, Fon? 

Para quem possui investimentos, acompanhou o mês completamente conturbado que foi maio. Teve greve dos caminhoneiros, alta do dólar, queda do mercado acionário, títulos do tesouro direto derretendo, alta expressiva do ouro entre outros acontecimentos.

Muitas pessoas desesperadas, acabaram vendendo suas posições em renda variável e, segundo muitos jornalistas, retornaram para a caderneta de poupança. Com isso, a caderneta de poupança teve no mês passado, a melhor captação de investimentos dos últimos 5 anos. É realmente triste ver essa notícia, pois muitas pessoas retornaram para a rentabilidade medíocre que tal investimento proporciona.

Volto a bater na mesma tecla que vocês já devem estar completamente cansados, mas percebam o que falei acima: “alta do dólar; alta do ouro etc”. Apesar das várias quedas que ocorreram em maio, alguns ativos se valorizaram expressivamente. Por isso, não se esqueçam do poder da diversificação.

Com um portfólio bem diversificado, o equilíbrio de cada investimento compensa o outro. Enquanto a bolsa derretia, o dólar seguia batendo alta atrás de alta. Você não precisa vender em maio e nem em nenhum mês os seus investimentos se tiver a carteira bem diversificada. Ela permitirá o equilíbrio, Ou seja, quando um investimento não performar bem, existirão outros para compensá-lo.

É isso… diversifique!

Um abraço,

Fon.

Crédito da imagem de capa.

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?