Em setembro de 2015 foi inaugurado em Santiago do Chile o Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina, com 300 metros (302 m que foram arredondados na verdade) de altura e vista 360 graus da capital chilena.
A imponente e mais nova atração turística é a forma mais didática de se localizar em Santiago, na minha opinião, uma vez que, lá do topo se vê os principais pontos turísticos da cidade e de seus arredores.
Desta forma, recomendo aos leitores que não conhecem Santiago, a visitar o Sky Costanera logo no primeiro dia na cidade, pois além de dar uma bela noção da dimensão e da distância de cada atração turística, é uma espécie de check list para avaliar se não esqueceram de colocar na lista nenhum ponto de interesse.
Quais atrações turísticas são vistas do mirante?
Entre as atrações e pontos de interesse que são vista do Sky Costanera estão (escritos em espanhol): (a) os centros de ski; (b) Cerro Calán; (c) Pueblito de Los Dominicos; (d) Barrio Financeiro; (e) Cordilheira de Los Andes; (f) Parque Precordillerano; (g) Cajón del Maipo; (h) Plaza Ñuñoa; (i) Estadio Nacional; (j) Parque O’higgins; (k) Parque Forestal; (l) Gam/Barrio Lastarria; (m) Cerro Santa Lucía; (n) Torre Entel; (o) Palacio La Moneda; (p) La Chimba/Barrio Bellavista; (q) Plaza de Armas; (r) Río Mapocho; (s) Cerro San Cristóbal e; (t) Cementerio General.
Como identificamos cada atração turística?
Cada atração é representada por uma indicação acima da parede de vidro do 62. andar. Além desta sinalização, há um tapete com o respectivo nome e áudio, cujo som sai exatamente na área onde o tapete está. O áudio é repetido continuamente em espanhol, inglês e português, trazendo informações relevantes de cada ponto.
Mais abaixo e, em lugar visível, há placas com um sumário da explicação também em espanhol, inglês e português.
Qual é o acesso ao mirante?
Entrada – assim que você chegar ao Costanera Center, se deparará com o shopping de mesmo nome. Desça as escadas rolantes (a esquerda de quem entra no local) e vire a esquerda e siga até o final do corredor. Lá no canto direito estará a bilheteria e a entrada da atração.
Após adquirir o seu bilhete e passar no controle de segurança (similar ao controle de aeroporto), basta aguardar o elevador para subir até o 62. andar do prédio em menos de um minuto.
Saída – diferentemente da entrada, a saída te deixará no quinto andar, com uma loja de souvenirs do Sky Costanera a esquerda e uma Starbucks logo a frente a direita.
Quantos andares tem o mirante e as suas diferenças?
O mirante possui dois andares (62. e 63. andares), sendo que o 62. andar é repleto de informações das atrações turísticas e completamente fechado, enquanto que o 63. andar (último andar do prédio), possui o teto descoberto e sem qualquer informação.
Mesmo quando chove, o andar descoberto não é fechado, pois há um sistema de escoamento da água.
Qual é o melhor horário para ir?
Veja em qual horário será o por do sol naquele dia e tente ir ao menos uma hora antes para tirar fotos com o dia ainda claro, bem como do por sol, que é espetacular dali por sinal.
Foto: Divulgação Sky Costanera |
Fique mais um pouco e tenha a vista noturna também, mas corra para tirar as fotos, antes que acendam a iluminação externa.
Qual é o pior horário para ir?
Quando anoitece, pois é acessa uma luz verde na parte externa que destrói qualquer foto noturna.
Quando ir?
Dê preferência para subir ao mirante quando o dia estiver ensolarado para que tenha uma visão nítida da cidade. É claro que em dias não tão nublados é possível ver nitidamente a cidade do topo, mas sol é vida! Lembrando que a presença do sol não tem a ver com a estação do ano (verão, inverno etc).
Foto: Divulgação Sky Costanera |
Tem tour guiado em português?
Sim, basta solicitar o tour guiado em português. Geralmente é feito com guia brasileiro (William), mas na sua ausência, guias chilenos que falam ou português ou portunhol te acompanharão.
O tour em inglês é feito também por demanda, enquanto que, o tour em espanhol é feito a cada hora. Todos os tours são gratuitos.
Curiosidade 1 – O guia brasileiro se envolve tanto com os brasileiros que até tem um grupo de Whatsapp para se comunicar com os turistas que estão na cidade e que precisam de dicas diversas.
Curiosidade 2 – 90% do público no inverno são brasileiros que, em sua maioria, visitam a cidade e arredores em busca das estações de ski.
Quanto custa para entrar no Sky Costanera?
O valor (ainda promocional) é o seguinte:
Crianças até 4 anos não pagam entrada.
Qual é o horário de funcionamento?
Diariamente: 10 às 22 horas, sendo o último elevador (para subir) às 21 horas.
Onde fica?
Avenida Andrés Bello, 2425 – Providencia, Santiago (dentro do Costanera Center).
Duas dicas importantes…
Dica 1 – Vá durante a semana e, se não se importar em ver o por do sol da atração, visite o Sky Costanera cedo, pois é super vazio.
Dica 2 – O local possui FREE WIFI e livre de senha para alegria de todos. Basta entrar e se conectar. Só não se esqueça de postar foto do local com a #skycostanera.