Meu mais novo brinquedo, o Star Wars X-Wing, lançado em 2012 pela Fantasy Flight Games e 2015 pela Galápagos, chegou no Brasil. Estou tão satisfeito com a aquisição, mas tão satisfeito que apenas dois dias depois, já estou na minha terceira expansão! – Para quem nunca ouviu falar em Star Wars X-Wing, dividirei minha análise em fatos rápidos. Preparados?
O que é?
É um wargame de dogfight (combate aéreo) no mundo de Star Wars. No jogo, existem 2 sets básicos, sendo um baseado na batalha de endor do Retorno do Jedi e outro no filme os Últimos Jedis (tenho esse). Ambos são iguais no conteúdo total, mudando apenas os detalhes. Na caixa 1, você verá o Luke Skywalker e o R2D2, já na caixa nova, terá o Poe Dameron e o BB-8. Ambas as caixas básicas tem 2 tie fighters e 1 X-wing. Fora isso, temos 13 coleções de 4 naves cada e expansões com naves de todas as eras de Star Wars.
O jogo é dividido em 3 exércitos: Rebeldes (Resistência), Império (Primeira Ordem) e Escória e Vilania (mercenários), sendo uma coleção de miniaturas das naves em que realiza combates, equilibrando os times e utilizando de uma regra de pontos para cada nave.
Como é o jogo?
Há cenários fixos oferecidos com os suplementos e 4 com o jogo base que ensinam a jogar. Os exércitos costumam ter um valor de 100 pontos, dependendo das escolhas de piloto, sendo que cada nave tem múltiplos pilotos. Você pode optar por Han Solo, Chewbacca a Rey ou um genérico, podendo ser um transporte Corelianno YL 1300 ou a famosa e altamente modifica Millenium Falcon, em que é necessário pagar alguns pontos. Suas escolhas dão os pontos que se equilibram dos dois lados.
Tecnicamente é um jogo de 2 pessoas rebeldes vs Império ou vs Escória e Vilania. Contudo, se tiver com bastante naves ou trazer amigos que tem o jogo, é possível ter 2 x 2, 3 x 3 até 4 x 4 para batalhas aéreas épicas no espaço! Caso tenha naves suficientes, pode trazer os seus amigos para jogarem junto. – Se você conhecer alguém empolgado, podem fazer suas escolhas de naves por gosto e terem sua própria armada.
As naves vem em 3 tamanhos: pequeno, grande e gigante
Pequeno: tie fighters, X Wing, Y wing, A Wing, Tie interceptors e afins, em que as caças são naves pequenas.
Grande: cargueiros como a Millenium Falcon, Slave-1, Transporte classe Lambda, tem a base maior e contam como naves grandes.
Gigantes: Transporte de Assalto Imperial, Transporte Rebelde, Tative IV (aquela da primeira cena de starwars sendo atacada pelo star Destroyer, que levava a Leia). São enormes para a proporção do jogo e trazem junto muitas cartas.
Como disse acima, as cartas ajudam a customizar o seu exercito, trazem equipamentos, cada piloto tem acesso a determinados tipos de equipamento e você ter várias opções pode fazer uma nave ruim ficar boa.
Como é uma rodada?
O jogo é executado em tabuleiro de 91,4 x 91,4 cm. Não existe turno por lados, cada nave acompanha um dial que indica uma manobra. Na régua, há diversas réguas com várias possibilidades de manobra, dependendo da nave escolhida.
Todo o piloto tem um nível de habilidade, sendo que o piloto com MENOR habilidade, começa primeiro e revela a manobra escondida e executa, ao final da manobra ele poderá escolher uma ação que pode ser, mira, foco, executar uma habilidade, uma manobra defensiva, também varia conforme o piloto, após todas as naves movimentarem começa o round de batalha.
O piloto com a MAIOR atira primeiro ou executa qualquer ação de combate, sendo validada na régua de combate que indica a distancia resumidamente em distância 4 ou maior não se acerta, a distância 3 se atinge mas o oponente tem um dado de defesa extra, na distância 2 está tudo conforme as cartas e na distância 1 temos um dado extra de dano ao atacante.
O combate é resolvido com os dados (d8) para cada dano que sair no dado de ataque uma esquiva no dado da defesa anula o dano, por tanto pode sair sem levar dano ou levar dano crítico, que passa o escudo da nave e atinge a armadura, assim que uma nave ficar sem escudo o dano vai para armadura assim que a armadura chegar a zero a nave explode.
Assim que todas as naves executaram a ação de combate voltamos a etapa dos marcadores e o jogo recomeça até que um dos lados seja eliminado OU o objetivo da fase seja completo.
Considerações finais:
O jogo é delicado, os caças são bem pequenos, mas pelo que vi mantem certa escala menos nas naves gigantes que são enormes para o padrão do jogo 20cm. Bas bem menor do que uma escala correta (afinal deve caber na mesa), mas é divertidissimo. As pequenas tie fighters, tenho a tie fighter da Sabine – Star Wars Rebels, é maravilhosamente pintada. A Millenium Falcon é um pouco maior que um pires e seus detalhes impressionam.
O jogo é fluído, fácil de ensinar, apesar de dar certo trabalho para explicar a “montagem da nave com as cartas no início” mas é bem intuitivo. O único problema é que a caixa base dá 3 naves e muita diversão, mas te deixa com gostinho de quero mais, e como quero mais!
Um ponto que preciso destacar a política de preços dos negociantes nacionais está muito próxima do preço nos EUA e Europa, assim convertendo o dólar em real paguei mais barato na minha Slave 1 e na Millenium Falcon, contando o frete do que estava na amazon sem frete.
Obviamente é caro por conta dos royalties e da qualidade das peças, mas comprando devagarzinho, em breve terei uma bela armada. Ah…e você encontra no link abaixo das Americanas!
Nota 9.0 de 10, com selo de jogão!