[gtranslate]

Star Wars X-Wing, jogo de miniaturas

Meu mais novo brinquedo, o Star Wars X-Wing, lançado em 2012 pela Fantasy Flight Games e 2015 pela Galápagos, chegou no Brasil. Estou tão satisfeito com a aquisição, mas tão satisfeito que apenas dois dias depois, já estou na minha terceira expansão! – Para quem nunca ouviu falar em Star Wars X-Wing, dividirei minha análise em fatos rápidos. Preparados?

O que é?

É um wargame de dogfight (combate aéreo) no mundo de Star Wars. No jogo, existem 2 sets básicos, sendo um baseado na batalha de endor do Retorno do Jedi e outro no filme os Últimos Jedis (tenho esse). Ambos são iguais no conteúdo total, mudando apenas os detalhes. Na caixa 1, você verá o Luke Skywalker e o R2D2, já na caixa nova, terá o Poe Dameron e o BB-8. Ambas as caixas básicas tem 2 tie fighters e 1 X-wing. Fora isso, temos 13 coleções de 4 naves cada e expansões com naves de todas as eras de Star Wars.

O jogo é dividido em 3 exércitos: Rebeldes (Resistência), Império (Primeira Ordem) e Escória e Vilania (mercenários), sendo uma coleção de miniaturas das naves em que realiza combates, equilibrando os times e utilizando de uma regra de pontos para cada nave.

Como é o jogo?

Há cenários fixos oferecidos com os suplementos e 4 com o jogo base que ensinam a jogar. Os exércitos costumam ter um valor de 100 pontos, dependendo das escolhas de piloto, sendo que cada nave tem múltiplos pilotos. Você pode optar por Han Solo, Chewbacca a Rey ou um genérico, podendo ser um transporte Corelianno YL 1300 ou a famosa e altamente modifica Millenium Falcon, em que é necessário pagar alguns pontos. Suas escolhas dão os pontos que se equilibram dos dois lados.

Tecnicamente é um jogo de 2 pessoas rebeldes vs Império ou vs Escória e Vilania. Contudo, se tiver com bastante naves ou trazer amigos que tem o jogo, é possível ter 2 x 2, 3 x 3 até 4 x 4 para batalhas aéreas épicas no espaço! Caso tenha naves suficientes, pode trazer os seus amigos para jogarem junto. – Se você conhecer alguém empolgado, podem fazer suas escolhas de naves por gosto e terem sua própria armada.

xwingmillenium2As naves vem em 3 tamanhos: pequeno, grande e gigante

Pequeno: tie fighters, X Wing, Y wing, A Wing, Tie interceptors e afins, em que as caças são naves pequenas.

Grande: cargueiros como a Millenium Falcon, Slave-1, Transporte classe Lambda, tem a base maior e contam como naves grandes.

Gigantes: Transporte de Assalto Imperial, Transporte Rebelde, Tative IV (aquela da primeira cena de starwars sendo atacada pelo star Destroyer, que levava a Leia). São enormes para a proporção do jogo e trazem junto muitas cartas.

Como disse acima, as cartas ajudam a customizar o seu exercito, trazem equipamentos, cada piloto tem acesso a determinados tipos de equipamento e você ter várias opções pode fazer uma nave ruim ficar boa.

imagem Galapagos jogos
imagem Galapagos jogos

Como é uma rodada?

O jogo é executado em tabuleiro de 91,4 x 91,4 cm. Não existe turno por lados, cada nave acompanha um dial que indica uma manobra. Na régua, há diversas réguas com várias possibilidades de manobra, dependendo da nave escolhida.

Imagem Galapagos Jogos
Imagem Galapagos Jogos

Todo o piloto tem um nível de habilidade, sendo que o piloto com MENOR habilidade, começa primeiro e revela a manobra escondida e executa, ao final da manobra ele poderá escolher uma ação que pode ser, mira, foco, executar uma habilidade, uma manobra defensiva, também varia conforme o piloto, após todas as naves movimentarem começa o round de batalha.

O piloto com a MAIOR atira primeiro ou executa qualquer ação de combate, sendo validada na régua de combate que indica a distancia resumidamente em distância 4 ou maior não se acerta, a distância 3 se atinge mas o oponente tem um dado de defesa extra, na distância 2 está tudo conforme as cartas e na distância 1 temos um dado extra de dano ao atacante.

O combate é resolvido com os dados (d8) para cada dano que sair no dado de ataque uma esquiva no dado da defesa anula o dano, por tanto pode sair sem levar dano ou levar dano crítico, que passa o escudo da nave e atinge a armadura, assim que uma nave ficar sem escudo o dano vai para armadura assim que a armadura chegar a zero a nave explode.

Assim que todas as naves executaram a ação de combate voltamos a etapa dos marcadores e o jogo recomeça até que um dos lados seja eliminado OU o objetivo da fase seja completo.

Considerações finais:

xwingtieO jogo é delicado, os caças são bem pequenos, mas pelo que vi mantem certa escala menos nas naves gigantes que são enormes para o padrão do jogo 20cm. Bas bem menor do que uma escala correta (afinal deve caber na mesa), mas é divertidissimo. As pequenas tie fighters, tenho a tie fighter da Sabine – Star Wars Rebels, é maravilhosamente pintada. A Millenium Falcon é um pouco maior que um pires e seus detalhes impressionam.

O jogo é fluído, fácil de ensinar, apesar de dar certo trabalho para explicar a “montagem da nave com as cartas no início” mas é bem intuitivo. O único problema é que a caixa base dá 3 naves e muita diversão, mas te deixa com gostinho de quero mais, e como quero mais!

Um ponto que preciso destacar a política de preços dos negociantes nacionais está muito próxima do preço nos EUA e Europa, assim convertendo o dólar em real paguei mais barato na minha Slave 1 e na Millenium Falcon, contando o frete do que estava na amazon sem frete.

Obviamente é caro por conta dos royalties e da qualidade das peças, mas comprando devagarzinho, em breve terei uma bela armada. Ah…e você encontra no link abaixo das Americanas!

Nota 9.0 de 10, com selo de jogão!

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?