Tapetes de Santana de Parnaíba e programação de Corpus Christi

Você conhece os tradicionais tapetes de Santana de Parnaíba? Mudei há pouco mais de um ano para cidade e uma das coisas mais bacanas para fazer por aqui é participar da programação de Corpus Christi.

Os tapetes feitos de serragem, pó de café e outros materiais são verdadeiras obras de arte e dão vida e cores às ruas do Centro Histórico da cidade de Santana de Parnaíba, atraindo milhares de turistas e fiéis de várias partes. É, sem dúvida, o principal evento da cidade e um dos principais eventos do estado de São Paulo quando falamos em religiosidade. Uma ocasião especial que une fé, tradição e a alegria do povo parnaibano, que recebe tão bem seus visitantes e moradores.

Cada tapete é único, representando símbolos religiosos e passagens bíblicas. A extensão total dos diversos tipos de tapetes de Santana de Parnaíba, feitos por diferentes fiéis, será de 800 metros em 2023 e poderão ser vistos a partir das 6 horas da manhã no Centro Histórico. Fui ao evento do ano passado, que é ao ar livre e gratuito, e minha dica para quem quiser ver e fotografar com calma os tapetes é chegar ainda na parte da manhã. 

tapetes de santana de parnaíba

As igrejas ficam cheias de fiéis, que vêm de várias partes de São Paulo e aguardam ansiosos pelo momento da procissão. É, sem dúvida, um momento de comunhão e reflexão, em que as pessoas unem-se para demonstrar sua devoção.

Para mim, o momento mais bacana do Corpus Christi é quando chega o momento da procissão. Os tapetes de Santana de Parnaíba começam a ser desconstruídos com a passagem dos fiéis que ecoam orações e cânticos. É uma verdadeira manifestação de fé e religiosidade, que transcende as palavras e se expressa de forma sublime.

tapetes de santana de parnaíba

PROGRAMAÇÃO DE CORPUS CHRISTI SANTANA DE PARNAÍBA (08 DE JUNHO DE 2023)

6:00 –  Início da confecção dos tapetes de Santana de Parnaíba

7:00 – Laudes com os seminaristas

8:00 – Terço Mariano Cantado (no palco)

9:00 – Pregação sobre os milagres eucarísticos

10:00 – Santa Missa na Igreja Matriz (Padre Marcelo)

12:00 – Santa Missa na Igreja Matriz (Padre Rafael)

14:00 – Coroação de Maria (Crianças da Catequese)

15:00 – Santa Missa e Procissão (Bispo Dom Arnaldo) – Praça 14 de Novembro

17:30 – Animação no palco

20:00 – Encerramento

tapetes de santana de parnaíba

Ao longo do dia, barracas com comidas típicas enchem os olhos, até dos mais exigentes paladares. Eu, por exemplo, simplesmente amo o sanduíche de carne louca. Claro que acompanhado de um chopp artesanal fica ainda mais delicioso! rs

Além das comidinhas, bebidas, artesanato e muita diversão te esperam por aqui! 

COMO CHEGAR EM SANTANA DE PARNAÍBA DE SÃO PAULO?

De carro: 

Rodovia Castello Branco (SP-280) em direção a Barueri, continue na via até a saída para Santana de Parnaíba e siga as placas para Centro Histórico

Se vier de carro, procure chegar cedo para conseguir estacionar em um bom local e com facilidade. Como a cidade espera muitas pessoas e ônibus de turismo, estacionar pode ser um verdadeiro perrengue se não chegar cedo. 

De ônibus:

A partir do Terminal Rodoviário da Barra Funda, pegue o ônibus com destino a Santana de Parnaíba. Tem que checar direitinho os horários e o tempo de percurso porque não costuma ser muito fácil vir para cá.

tapetes de santana de parnaíba

De trem:

Sugiro descer na estação Barueri e de lá pegar um Uber até o Centro Histórico. Já adianto que não será uma viagem curta, mas é uma possibilidade. Também é possível descer em Osasco ou Barueri e pegar um ônibus sentido Pirapora do Bom Jesus ou Parque Payol, ambos passam pela cidade.  

Independente da forma que vier, cheque os trajetos no Google Maps, que é sempre preciso e confiável. Infelizmente, a malha de transporte público não é muito boa e gastará um bom tempo até chegar. 

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?