[gtranslate]
tapetes de santana de parnaiba

Tapetes de Santana de Parnaíba no Corpus Christi

Você conhece os tradicionais tapetes de Santana de Parnaíba? Mudei há pouco mais de um ano para cidade e uma das coisas mais bacanas para fazer por aqui é participar da programação de Corpus Christi.

Os tapetes feitos de serragem, pó de café e outros materiais são verdadeiras obras de arte e dão vida e cores às ruas do Centro Histórico da cidade de Santana de Parnaíba, atraindo milhares de turistas e fiéis de várias partes. É, sem dúvida, o principal evento da cidade e um dos principais eventos do estado de São Paulo quando falamos em religiosidade. Uma ocasião especial que une fé, tradição e a alegria do povo parnaibano, que recebe tão bem seus visitantes e moradores.

Cada tapete é único, representando símbolos religiosos e passagens bíblicas. A extensão total dos diversos tipos de tapetes de Santana de Parnaíba, feitos por diferentes fiéis, será de 800 metros em 2023 e poderão ser vistos a partir das 6 horas da manhã no Centro Histórico. Fui ao evento do ano passado, que é ao ar livre e gratuito, e minha dica para quem quiser ver e fotografar com calma os tapetes é chegar ainda na parte da manhã. 

tapetes de santana de parnaíba

As igrejas ficam cheias de fiéis, que vêm de várias partes de São Paulo e aguardam ansiosos pelo momento da procissão. É, sem dúvida, um momento de comunhão e reflexão, em que as pessoas unem-se para demonstrar sua devoção.

Para mim, o momento mais bacana do Corpus Christi é quando chega o momento da procissão. Os tapetes de Santana de Parnaíba começam a ser desconstruídos com a passagem dos fiéis que ecoam orações e cânticos. É uma verdadeira manifestação de fé e religiosidade, que transcende as palavras e se expressa de forma sublime.

tapetes de santana de parnaíba

TAPETES DE SANTANA DE PARNÁIBA – PROGRAMAÇÃO DE CORPUS CHRISTI SANTANA DE PARNAÍBA (08 DE JUNHO DE 2023)

6:00 –  Início da confecção dos tapetes de Santana de Parnaíba

7:00 – Laudes com os seminaristas

8:00 – Terço Mariano Cantado (no palco)

9:00 – Pregação sobre os milagres eucarísticos

10:00 – Santa Missa na Igreja Matriz (Padre Marcelo)

12:00 – Santa Missa na Igreja Matriz (Padre Rafael)

14:00 – Coroação de Maria (Crianças da Catequese)

15:00 – Santa Missa e Procissão (Bispo Dom Arnaldo) – Praça 14 de Novembro

17:30 – Animação no palco

20:00 – Encerramento

tapetes de santana de parnaíba

Ao longo do dia, barracas com comidas típicas enchem os olhos, até dos mais exigentes paladares. Eu, por exemplo, simplesmente amo o sanduíche de carne louca. Claro que acompanhado de um chopp artesanal fica ainda mais delicioso! rs

Além das comidinhas, bebidas, artesanato e muita diversão te esperam por aqui! 

COMO CHEGAR EM SANTANA DE PARNAÍBA DE SÃO PAULO?

De carro: 

Rodovia Castello Branco (SP-280) em direção a Barueri, continue na via até a saída para Santana de Parnaíba e siga as placas para Centro Histórico

Se vier de carro, procure chegar cedo para conseguir estacionar em um bom local e com facilidade. Como a cidade espera muitas pessoas e ônibus de turismo, estacionar pode ser um verdadeiro perrengue se não chegar cedo. 

De ônibus:

A partir do Terminal Rodoviário da Barra Funda, pegue o ônibus com destino a Santana de Parnaíba. Tem que checar direitinho os horários e o tempo de percurso porque não costuma ser muito fácil vir para cá.

tapetes de santana de parnaíba

De trem:

Sugiro descer na estação Barueri e de lá pegar um Uber até o Centro Histórico. Já adianto que não será uma viagem curta, mas é uma possibilidade. Também é possível descer em Osasco ou Barueri e pegar um ônibus sentido Pirapora do Bom Jesus ou Parque Payol, ambos passam pela cidade.  

Independente da forma que vier, cheque os trajetos no Google Maps, que é sempre preciso e confiável. Infelizmente, a malha de transporte público não é muito boa e gastará um bom tempo até chegar. 

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?