Neste último domingo, 07 de janeiro de 2018, aconteceu em Beverlly Hills na California o 75. Golden Globes. O evento chamou muito atenção porque o dress code parecia ter sido estabelecido no convite como “venham de preto!!”, mas na verdade a história vai bem mais além…..

O ano de 2017 ficou marcado na indústria cinematográfica como um ano que escândalos vieram a tona, deixou escancarado desigualdades, preconceitos e abusos, como o tão “famoso teste do sofá” cometido por poderosos. Um dos principais protagonistas, negativamente falando, foi Harvey Weinstein, influente produtor de Hollywood, com filmes no curriculum como O Discurso do Rei, Pulp Fiction, O Paciente Inglês, Chicago e a Paixão de Shakespeare – que venceu o Oscar de Melhor Filme. Entre as mulheres que o denunciaram estão Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Lea Seydoux e Cara Delevingne, por exemplo.

E com tantos casos na midia, surgiu a campanha do Time’s Up, entidade recém-criada por mulheres que trabalham na indústria cinematográfica para lutar contra o assédio e as desigualdades no ambiente de trabalho. Seu primeiro pedido foi às convidadas ao Golden Globes usassem preto na festa.

IMG 9109
Fonte: Instagran @timesupnow

Ok que essas celebrações normalmente tem um tom formal e o preto acaba reinando, mas no caso do Golden Globes, que tem um mood um pouco mais informal e divertido que o do Oscar, há mais ousadia na cerimônia, o que não aconteceu desta vez. O sóbrio preto teve papel coadjuvante e destacou quem o vestia e sua causa.

“No domingo vestimos preto para manifestar solidariedade às mulheres e homens em todos os lugares que foram silenciados pela discriminação, assédio ou abuso. Aonde quer que você esteja, quem você seja, o que for que esteja fazendo. Junte-se a nós”, convocou um dos posts da conta do Time’s Up no Instagram.

IMG 9107
Fonte: Instagram @timeupnow

Muitos de vocês devem ter visto as hashtags #timesup e #whywewearblack pelas mídias e realmente a mobilização foi grande e com adesão de praticamente todos os convidados  do evento.

O mais bacana de tudo isso é, além da voz que se levantou, a mudança de comportamento das mídias que cobriam o evento.  A principal pergunta sempre feita as mulheres: “De quem é seu vestido?” foi substituída para “Por que você está vestida assim?”  #modacomproposito

Já avançamos muito mas o caminho ainda é longo. Mas o recado que fica é: abrace essa causa, ajude, lute, apoie outra mulher…

O evento mostrou celebris se mobilizando e transformando o evento em sua plataforma para fortalecer, divulgar suas lutas e mostrar que a união faz a diferença. E que venham muito mais ações como essa!

Mas…..para não dizer que não falei das flores, vamos aos looks:

a
Fonte: Internet
b
Fonte: Internet
b 1
Fonte: Internet
d
Fonte: Internet

Houve quem não aderisse ? Sim! E até algumas pessoas alegando ser uma ação hipócrita, já que muitas atrizes que estavam de preto ainda se mantêm caladas (há também a questão envolvendo a marca Marchesa que é adorada pelas celebris e pertence a esposa de produtor denunciado). Enfim, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, não é verdade?

Termino deixando o discurso de Oprah que ganhou um dos prêmios mais especiais da noite. É um discurso no estilo….just watch!!! Você simplesmente tem que assistir!!

Até a próxima semana

Santè!!

Fran Galvão

@fran.galvao

Crédito da foto de capa: Intasgram @timesupnow

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?