Já escutou falar em Torres? E que o Rio Grande do Sul tem praia bonita? Pois bem, segundo meus amigos gaúchos, há muitas praias que por eles são frequentadas, como Capão da Canoa, Cassino (a maior praia do mundo) e Tramandaí, mas que não tem aquela beleza como as praias do litoral catarinense, por exemplo. Entretanto, um orgulho estadual: as praias da cidade de Torres, que fica bem próxima a divisa com Santa Catarina.
Nunca tinha ido à cidade, mas estava na lista para ir em algum dia deste ou do próximo verão. Minha promessa foi cumprida em 2024, já que aproveitei para dar uma parada em Torres no meu roteiro de São Paulo até o Uruguai de carro.
A minha primeira impressão não poderia ter sido melhor. A cidade é charmosa, tranquila e acolhedora. Suas praias, de babar, são um prato cheio para uma boa praieira como eu. A única questão mais delicada é quanto à acessibilidade nas praias do Parque Estadual da Guarita, já que o acesso para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção é complicado.
Para levar minha mãe, que tem mobilidade reduzida, até o mar, não consegui colocar a cadeira de rodas em nenhuma base dentro do parque. No contraponto, a areia é firme, o que facilita de alguma forma o acesso.
Mesmo com o perrengue, tudo se anula no momento em que vemos aquelas enormes falésias de basalto à beira mar, que atrai uma maior quantidade de turistas a cada verão.
QUAIS SÃO AS MELHORES PRAIAS DE TORRES?
PRAIA GRANDE
A cidade tem três praias lindas, que vale a pena colocar sua cadeira ou estender sua canga. A primeira delas é a Praia Grande, que além de ser a maior delas, tem acesso mais fácil e está fora do parque. Os surfistas preferencialmente ficam do lado esquerdo, onde chamam de Praia dos Molhes e os banhistas “tradicionais” do meio para a direita.
Há uma boa infraestrutura e a melhor dica é chegar cedo para pegar um bom lugar para estacionar seu carro nos arredores, se necessário. Não deixe de subir até o mirante do farol, que tem uma vista maravilhosa da Praia Grande e da Cal.
PRAIA DA CAL
Depois de vê-la pelo mirante, garanto que não perderá a chance de dar uma espiadinha na Praia da Cal. Bem menor que a anterior, acredito eu que seja a mais tranquila naquele pedaço impressionante de costa.
Como fiquei bastante tempo na Praia da Guarita, acabei ficando sem tempo para curtir a Praia da Cal, mas nem por isso, deixo de recomendá-la a vocês.
PRAIA DA GUARITA
De olhos fechados, a praia mais bonita do Rio Grande do Sul. O conjunto de enormes e imponentes formações de basalto fazem toda diferença na paisagem da Praia da Guarita. Para acessá-la há duas alternativas. Pagar a taxa de entrada de R$ 20, por carro do Parque Estadual da Guarita, dirigir um pedaço asfaltado até chegar na sua entrada principal.
Para quem quiser economizar, um pouco mais à frente, tem uma entrada com areia fofa, em que pode caminhar até chegar no caminho para as formações e mar. Sinceramente, fui até esta entrada por engano do GPS, mas não sei se é tão prático chegar até a Praia da Guarita por este caminho. Acessível, certamente, não é rs
Já na praia do lado esquerdo e direito é possível fazer uma trilha e chegar até o topo e contemplar um visual ainda mais incrível em seus mirantes. A praia em si é curtinha, mas com boa faixa de areia, o que ajuda a distribuir seus visitantes. Há infraestrutura de praia para quem quiser beliscar ou beber algo. Quando subir pelo lado esquerdo é possível fazer uma trilha até chegar na Praia da Cal.
Eu, de verdade, me surpreendi com a beleza da Praia da Guarita, subi em seus mirantes, tirei bastante foto e vídeos. Certamente, voltarei em um dia de verão e ensolarado, já que sua água é gelada. Ninguém merece passar perrengue, né não?
ONDE FICAR EM TORRES?
Como estava no meio de uma road trip, não tinha pesquisado e nem reservado com antecedência uma pousada ou hotel em Torres. Lembro que estava de olho em um lugar que parecia ser bem charmoso para passar a noite, mas quando cheguei no local, além de ter uma baita escadaria, o que seria uma tremenda dificuldade para minha mãe, não era tão charmoso assim rs
Eis que me aparece no site da Booking.com uma pousada com um preço bem bacana, bem avaliada e que parecia uma graça. Fui lá conferir num mix de ansiedade por não ter ainda onde dormir em plena 21:00 e checagem com as questões de mobilidade.
Uma grata surpresa ter achado a Pousada Natália, que tem quartos aconchegantes, bem decorados, café da manhã bem servido e espetacular, e um atendimento, principalmente, durante o café espetacular. Recomendo muito, nos sentimos em casa. É um lugar só para dormir mesmo, sem dependências além do estacionamento gratuito.
ONDE COMER EM TORRES?
Antes de sair de Torres a tempo de pegar o pôr do sol em Porto Alegre tive que parar em um Restaurante Benetti, bem próximo a estrada para pegar a carteira de um amigo que lá havia esquecido.
Por recomendação dos meus amigos, separamos o tempo para almoçar. Lembro do próprio dono do restaurante e da minha amiga dizendo: Gardens, peça metade de um a la minuta para vocês três que dá e sobra. Achei estranho já que éramos duas mulheres e um homem que come bem, mas logo entendi quando chegou a comida. Meu Deus, quanta comida! rs (e saborosa) – Não tem como na chegada ou saída de Torres parar no Mauro. O Restaurante Benetti está localizado dentro de um posto Ipiranga e é bom chegar cedo porque tem fila de espera. A conta para nós três com bebidas ficou R$ 100, ao todo.