Você já ouviu falar em verrine? Se não, provavelmente já viu em algum lugar, verrine é uma forma de servir preparações doces ou salgados em copinhos de vidro, simples assim, super práticas e na medida certa para não exagerar na dose. Dizem que comemos primeiro com os olhos, então para uma verrine deliciosamente perfeita é importante cuidado na apresentação. Para não sujar os copinhos, um saco de confeitar ajuda a formar camadas perfeitas, mas caso não tenha, uma jarra também serve para colocar o creme no copinho sem comprometer o visual.
A finalização é importante, capriche na decoração e não esqueça da colher ou garfinho que já deve estar no copinho quando for servir. A nossa verrine é com manjar de coco, mas para variar um pouco nos sabores, escolhemos uma calda de carambola com pimenta rosa ao invés da tradicional calda de ameixas. A pimenta rosa que não é pimenta e sim pequenos frutos de uma árvore chamada aroeira, comum na Mata Atlântica, recebe grau zero na escala usada para medir a “picância” das pimentas, lembra um pouco o sabor do zimbro, trazendo um gostinho especial para a carambola e combinando perfeitamente com o manjar de coco. Impossível não se encantar com uma verrine cheia de charme e sabor, com estrelas de carambola, pontinhos coloridos da pimenta rosa e fitas de coco fresco, um manjar dos deuses!
Manjar de coco com calda de carambola e pimenta rosa
Ingredientes:
2 garrafinhas de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de leite integral
5 colheres (sopa) de amido de milho
Coco em fita (opcional)
Para a calda
2 carambolas
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 colher (chá) de pimenta rosa
Modo de preparo:
Coloque o amido de milho em um copo e adicione um pouco de leite, misture bem
até que o amido esteja dissolvido;
Em uma panela coloque o leite de coco, o leite, o leite condensado e o amido dissolvido, leve ao fogo médio mexendo sempre, até engrossar. Transfira o creme para uma jarra e coloque nos copinhos, aguarde esfriar e deixe na geladeira por 2 horas.
Modo preparo calda de carambola com pimenta rosa
Corte a carambola em fatias não muito
Finas. Reserve.
Em uma panela coloque a água e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver, acrescente a pimenta rosa e as fatias de carambola, ferva por mais 2 minutos, desligue e fogo e deixe a calda esfriando.
Para servir: coloque uma ou duas fatias de carambola em cada copinho de manjar, um pouco de calda e finalize com coco fresco em fita.
Rendimento: 12 verrines
Um pouco de história:
O manjar branco é uma das sobremesas mais antigas do mundo – data de cerca de mil anos. Nasceu no sul da França, mais precisamente em Languedoc. Na idade média, era servido como acompanhamento de carnes claras e feito com mel. Em 1841, a receita atravessou o Atlântico e foi incluído no primeiro livro de cozinha publicado no Brasil, “O cozinheiro imperial”. A sobremesa também é típica do Peru e do nordeste da Argentina, onde é preparada com leite e baunilha.
Produção culinária e fotos – Marianne Rogatto