Depois de tantas idas, vindas e postergações, o visto para entrar na União Europeia está mais perto de ser obrigatório aos brasileiros e a outros turistas estrangeiros. As medidas são representadas pelo ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) e pelo EES (Sistema de Entrada e Saída), que prometem alterar as regras de entrada na Europa.
A entrada em vigor do ETIAS está prevista para maio de 2025 e prevê que todos brasileiros que quiserem entrar na Europa precisarão obter uma autorização de viagem antes do embarque. O custo desta autorização ou visto para entrar na União Europeia, como preferir, custará EUR 7 (cerca de R$ 43) por pessoa, com idade adulta entre 18 e 70 anos, com validade de 3 anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro.
O objetivo do ETIAS é aumentar a segurança nas suas fronteiras, com um controle estratégico e mais rigoroso sobre quem entra e sai com o visto para entrar na União Europeia. Além desta autorização, a comunidade introduziu o Sistema de Entrada/Saída (EES), que substituirá o tradicional carimbo de passaporte por um registro eletrônico de entradas e saídas.
Tal sistema estará vigente a partir de outubro e ajudará a monitorar o cumprimento das regras de permanência dos visitantes e poderá impactar o tempo de processamento nas fronteiras, especialmente durante o período inicial de implementação. As autoridades já esperam, que neste primeiro momento, a implementação do processo poderá resultar em tempos de espera mais longos nos pontos de entrada na Europa, como aeroportos e postos de fronteiras terrestres.
VISTO PARA ENTRAR NA UNIÃO EUROPEIA: BARREIRA BUROCRÁTICA?
Pelo fato dos turistas brasileiros serem impactados pelas duas regras, especialistas veem o visto para entrar na União Europeia e o controle de fronteira como barreiras burocráticas que podem impactar a decisão do viajante em escolher o velho continente.
Eu, sinceramente, discordo rs – Acredito que os turistas vão reclamar porque agora terão que pagar, mas o valor é muito baixo, muito longe dos USD 100 para o visto americano. O que acredito é, que possivelmente, o governo brasileiro queira aplicar o acordo de reciprocidade, solicitando também a taxa de entrada e autorização, o que é corretíssimo ao meu ver. Além disso, o visto para entrar na União Europeia fará com que alguns descendentes de europeus vão se mexer para não ter que pagar a taxa.
Segundo dados do governo brasileiro, mais de 1,5 milhão de brasileiros viajaram para o continente europeu este ano, o que sinceramente acho muito baixo para fronteiras em que não é necessário visto ou autorização de entrada.
POR QUE EXIGIR VISTO PARA ENTRAR NA UNIÃO EUROPEIA?
As autoridades esperam que a longo prazo tais sistemas que irão controlar, por meio de visto para entrar na União Europeia, a entrada de estrangeiros aumentem a segurança, reduzem os riscos de imigração ilegal e melhorem a gestão do fluxo de turistas.
A curto prazo é esperado desafios estruturais e de fluxos nos pontos de entrada, até porque os agentes terão que aprender e se adaptar com novas tecnologias e procedimentos. Por isso, meu melhor conselho: não façam conexões curtas em voos pela Europa. Você poderá ter problemas dos mais variados a partir de outubro.
Espero que tenha gostado deste artigo!
Um beijo e até o próximo post, Gardens
LEIA TAMBÉM:
QUAL É A MELHOR BAGAGEM DE MÃO
REPÚBLICA TCHECA: UMA VIAGEM INESQUECÍVEL