Quando chegamos na parte uruguaia da fronteira pela primeira vez é natural ficarmos perdidos com todo aquele leque de opções e lojas que oferecerem todos os tipos de produtos possíveis e imagináveis, entretanto, um dos itens que os brasileiros mais buscam pelas ruas e avenidas da fronteira sem sombra de dúvida são os queijos artesanais uruguaios a preços convidativos.
Para quem vai comprar a iguaria em Rivera, fronteira com Santana do Livramento, não perca muito tempo caminhando pela Agraciada em busca do melhor preço se o objetivo for qualidade, curadoria responsável e higiene em todos os ambientes. A Le Carroussel Free Shop é praticamente unanimidade entre os frequentadores quando a indicação é para o público que busca todos estes fatores.
Para vocês terem uma ideia da seriedade no atendimento a seus clientes, eles possuem uma câmara de maturação própria para os queijos e uma pessoa especializada focada a atender seus clientes e turistas que visitam a loja, o famoso Toni (que inclusive faz o corte dos queijos e demais frios).
Já fui três vezes a esta fronteira e me lembro da primeira vez que fui. O Toni com aquele sorriso simpático nos atendeu com toda atenção (eles atendem um cliente por vez) e acabou me conquistando. Óbvio que voltei e levei comigo a Robertinha do blog Territórios para conhecer a fronteira e os lugares que mais gostava na região. Quando o Toni a viu com a câmera profissional fazendo fotos do lado de fora da câmara de maturação, ele pediu um tempo para nós e disse que entraria conosco lá para explicar os tipos de queijos, o processo de armazenamento entre outras coisas.
Na terceira vez, não foi diferente, eu já era de casa e Roberta mais familiarizada já tinha combinado com o time da Le Carroussel de levarmos os guris que estavam conosco na Rota Farroupilha (Alexandra do Café Viagem, Gleiber do Andarilhos do Mundo e Paulinha do Mochilinha Gaúcha) para conhecer a loja e seus diferenciais.
Pois bem! Fomos novamente e lá estava o Toni, com sua pre disposição para entrar novamente na câmara e explicar novamente o processo de armazenamento e maturação de queijos como o gruyère, ementhal e grana padano.
Além dele, também tinha o Jesus, que é o especialista em vinhos da loja, que nos presenteou e presenteou os clientes com degustação e harmonização de queijos e vinhos no local.
Este presentão não foi por conta de sermos blogueiros e, sim pelo fato da Le Carroussel ter como praxe a degustação harmonizada dos queijos e vinhos todos os sábados. Foi coincidência (de verdade – não preciso mentir..rs)!
Além dos queijos, vinhos de várias regiões do Uruguai, Argentina e Chile, uma extensa variedade de embutidos, azeites, produtos típicos uruguaios (doce de leite, geleia entre outros) abrilhantam suas prateleiras e vitrines.
Foto: Alexandra Aranovich, Café Viagem |
Como todo este primor e cuidado, obviamente, a Le Carroussel não é a opção mais barata de Rivera, mas mesmo assim é a que indico para quem busca qualidade, acima de tudo.
Calle Agraciada, 374 – Rivera, Uruguai
Horário: segunda a sábado entre 8 e 20 horas e domingo entre 8 e 13 horas.
Website: http://www.lecarroussel.com.uy/*****************
Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?
Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:
O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.
O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:
O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.