Arroz soltinho, perfeito e delicioso é o sonho de todo cozinheiro iniciante e o desejo de todos que chegam morrendo de fome na hora do almoço. Aprendi a fazer arroz com minha avó, aos oito anos, e desde então venho praticando. Um bom cozinheiro sabe disso. Dedicação e organização também são pontos importantes.
Eu adoro arroz fresquinho, feito na hora, quentinho, mas se não tiver nada, pode ser puro, com um pouco de azeite e cebolinha por cima. É reconfortante, rápido de fazer e sem necessidade de congelar.
Na internet existem aproximadamente 8.180.000 resultados para a busca do arroz perfeito. Ou seja, tem muita gente querendo aprender a fazer arroz e diversas receitas e dicas. No entanto, ao invés de ensinar o tradicional, vou ensinar uma técnica infalível que aprendi na faculdade de gastronomia. Seu arroz nunca mais será: “unidos venceremos”.
Se for a sua primeira vez, esta receita é para você fazer bonito. O arroz vai ficar delicioso e soltinho, perfeito com o feijão nosso de cada dia.
Técnica de como fazer o arroz soltinho e perfeito
A técnica é a do excesso de água ou arroz lavado. Longe de ser um dos nomes mais apetitosos, garanto que é infalível. Consiste em cozinhar o arroz em uma panela com muita água até ele ficar macio e depois escorrer em uma peneira. Simples assim!
Para facilitar ainda mais a sua vida e a compreensão, fiz um passo a passo que irá te ajudar. Entretanto, antes de começar…
Algumas dicas importantes
- Use sempre arroz de boa qualidade, de marca conhecida. Sugestão: Arroz branco agulhinha classe longo fino – Tipo 1, por exemplo;
- Para esse método de cocção, pode lavar o arroz antes do preparo. Com a lavagem tiramos o excesso de amido e ele fica ainda mais soltinho;
- O uso de óleo na água é opcional. Para adicionar mais sabor você pode colocar azeite ou óleo de coco;
- No preparo, o arroz tende a aumentar entre 50 a 60% do volume. Por isso, recomendo usar uma panela de tamanho apropriado;
- Cada xícara de arroz cru rende três xícaras de arroz cozido;
- Uso sempre uma folha de louro na água do cozimento do arroz. Ficará perfumado e delicioso.
Ingredientes – Arroz soltinho/Método excesso de água
- 1 xícara de arroz branco;
- Sal a gosto (Como sei se está bom de sal? Coloque o sal e experimente a água);
- Folha de louro (opcional);
- Água
Utensílios
- Panela;
- Peneira
Modo de preparo
- Coloque bastante água na panela;
- Adicione o arroz, o sal e a folha de louro e misture com uma colher;
- Transfira a panela para o fogão, fogo médio;
- Assim que a água começar a ferver; conte 8 minutos e desligue o fogo;
- Escorra a água do arroz;
- Pronto! Arroz soltinho e cozido para consumo.
Qualquer dúvida é só me chamar.
Vai lavar o arroz antes?
Coloque o arroz em um bowl, embaixo da torneira. Mas lave até a água ficar transparente e siga com a receita.
Posso usar esse método para o arroz integral?
Pode, mas o tempo de cocção será maior, 35 minutos no mínimo. Ficará soltinho e sequinho, mas é sempre bom experimentar o arroz antes, assim você tem certeza que está cozido.
Sobrou arroz?
Faça arroz de forno, bolinho de arroz ou baião de dois.
Curiosidades sobre o arroz:
- O arroz é cultivado há mais de cinco mil anos e tem sua origem na Ásia Oriental;
- Existe no mundo mais de 100 mil variedades de arroz. Nas cores pretas, marrons, vermelhas e brancas. Os grãos são longos, médios e curtos;
- Algumas variedades do arroz: arbóreo, basmati, bomba, carnaroli, carolina, integral, japonês, java, bem como malequizado, parboilizado, patna, polido, preto, selvagem, tailandês, vialone nano;
- O arroz é da família do bambu;
- O arroz foi reconhecido pela ONU como um “Símbolo de identidade cultural e de união entre os povos”;
- Chineses consideram o arroz, a cevada, assim como o painço, a soja e o trigo, os cinco grãos sagrados;
- Chuva de arroz no casamento – O arroz, assim como o milho, é símbolo da fertilidade. A chuva de arroz representa a ejaculação e o sêmen, segundo a crença grega;
- A influência do arroz na cultura japonesa: Honda significa arroz principal; Toyota, arrozal abundante e; Narita (aeroporto de Tóquio), arrozal em formação.
Fonte das curiosidades: Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia/ Roberta Malta Saldanha – Rio de Janeiro/ Editora Senac Rio, 2011.
“Receita a gente compartilha. Igual felicidade e noticia boa.”
Ana Holanda
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤