Você sabe o que é um super alimento? São alimentos que tem uma concentração de nutrientes acima da média, com efeitos positivos para preservar a saúde e prevenir doenças. Eles estão bem pertinho de você, sem segredos, nem modismos, prontos para serem consumidos da maneira que preferir.

Escolhi 4 super alimentos que estão sempre presentes na minha cozinha e que procuro variar o modo de preparo para sempre tê-los presente em pelo menos uma das minhas refeições. Como todos sabem, a alimentação certa é a base de uma saúde sólida. Sabemos que nem sempre é possível se alimentar da maneira correta, mas o importante é começar, pode ser aos poucos, como por exemplo, carregar na bolsa um potinho com um mix de sementes para polvilhar na salada que você come todos os dias no restaurante, trocar o refrigerante diet por água mineral com gás e limão espremido e, por aí vai. Que tal, pitadas de saúde na correria do dia a dia ?

A Luci já escreveu dois textos sobre o tema ou superfoods, que você pode conferir aqui no blog, mas quero deixar registrado também outros super alimentos para te ajudar! Vamos a eles?

Inhame – cascudinho por fora e tão branquinho por dentro, o senhor inhame é um santo tubérculo muitas vezes esquecido pela maioria das pessoas. Ele limpa o sangue, protege da dengue, febre amarela e malária, já que as picadas não inflamam e ainda ajuda na recuperação de quem teve a doença. Além disso, fortalece o sistema imunológico e é rico em zinco, potássio e fósforo. O inhame pode ser cozido, frito ou assado e é ideal consumir de duas a três vezes por semana. Com ele, faço purê, chips, bolinho, sopa e o mais engraçado é meu filho perguntar sempre: Mãe, comprou inhame?

Aveia– uma excelente fonte de fibras, como todos sabemos, mas a aveia faz muito mais pela nossa saúde, ajuda a reduzir o colesterol, ajuda na circulação, a controlar os níveis de glicose no sangue, sendo muito bom para os diabéticos. É também anti-inflamatória, e a vitamina C potencializa esse benefício. Então, consumir com morangos, por exemplo, turbinará sua santa aveia. Como esse maravilhoso cereal, faço biscoito, bolo e, também a uso para empanar frango ou peixe, mas sem dúvida, o meu lanche preferido é comer aveia com banana amassada e chia. Prático, delicioso e repleto de nutrientes!

Feijão Azuki – esse feijão pequenino e vermelho é originário do Japão. Diurético natural, tonificante dos rins, tem ação anti-inflamatória, ajuda a regular a pressão arterial e também auxilia na formação óssea, sendo assim uma excelente opção para o cardápio das crianças e dos idosos. Possui um grau de fermentação inferior aos outros feijões, facilitando a digestão. Preparo da mesma maneira que o feijão tradicional e não uso panela de pressão. Deixo de molho por no mínimo 8 horas.

Cúrcuma – rizoma pertencente à mesma família do gengibre, usada como tempero e erva medicinal. Têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e ação antiviral, protegendo o fígado e regulando o metabolismo. Tem uma cor espetacular e gostinho levemente amargo, mas que combina muito bem com outros sabores. A raiz fresca pode ser ralada na salada, frango, peixe etc. A cúrcuma em pó pode ser polvilhada em diversas preparações. Uma colher de chá por dia é suficiente. Para potencializar seu efeito consuma com pimenta preta.

IMG 3363
Cúrcuma = ❤

É claro, não poderia terminar esse post sem deixar uma receita para você fazer com um dos super alimentos…rs! A maionese caseira feita com cúrcuma, coentro em grãos e pimenta preta é uma ótima dica pra você incluir esse super alimento na dieta da família. Vamos a receita?

Maionese de cúrcuma

Ingredientes

  • 1 raiz de cúrcuma ralada ou 1 colher (sopa) de cúrcuma em pó;
  • Suco de 1 limão pequeno;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (café) de mostarda;
  • 1 colher (café) de pimenta preta;
  • 1 colher (sopa) de grãos de coentro;
  • Sal a gosto;
  • 1 xícara de óleo de girassol
IMG 1244
Maionese de cúrcuma acompanha chips de inhame, batata doce roxa e beterraba. Yummy!

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o óleo. Bata até estar bem homogêneo e aos poucos adicione o óleo em fio até atingir a consistência de maionese.

Aqui mais uma opção com a cúrcuma para o café da manhã: iogurte, banana, mel e cúrcuma. É só bater no liquidificador e se deliciar!

IMG 9800

 

“Que o teu alimento seja o teu remédio e o que o teu remédio seja o teu alimento.”

Hipócrates

 

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?