Cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro é melhor que ir de avião!
28/12/2017 2 comentários

Cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro é melhor que ir de avião!

Fugindo totalmente da logística que faço nas minhas viagens para a América do Norte, este ano resolvi cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro e posso dizer que é muito melhor do que ir de avião, sem qualquer sombra de dúvida. Os motivos? Anotem aí!

Viajar sem preocupação com a mala vinda do Brasil

Como tenho amigos nos Estados Unidos e no Canadá e, praticamente vou para os dois países todos os anos, venho do Brasil com a mala recheada de presentes. Normalmente, tal mala é aquela “maior possível” para poder colocar os mimos e encomendas na ida e retornar com as compras (pechinhas) feitas na terra do Tio Sam.

Em tempos em que todos falam em reduzir a mala de viagem e viajar somente com uma mala de mão, para este tipo de destino ainda não consigo tal proeza pelo simples fato de que sempre renovo meu guarda roupa fora do Brasil. – Chique, fina? Não! Esperta, eu diria… – Este ano comprei várias peças entre USD 1, e USD 5, em uma loja de departamento próxima a Boston (depois dou a dica).

Apesar de todas as mudanças nas regras brasileiras, em que cada mala deve pesar no máximo 23 kgs, o peso ainda é é superior aos 20 kgs normalmente permitidos em voos entre os Estados Unidos e Canadá. Além disso, tem outro fator que deve ser considerado. Se estiver voando em um voo doméstico entre os países, é bem provável que a companhia aérea te cobre em média USD 25, por mala despachada. Caso esteja de carro, será um custo/preocupação a menos, caso tenha ideia de circular entre pontos aproximados dos dois países ou entre estados próximos.

Logística com mala e imigração mais prática

Se estiver de avião, exceto em casos que esteja viajando só com a mala de mão, terá que desembarcar e ir lá para a esteira em busca de sua mala. Além disso, terá que enfrentar aquela fila básica de imigração e de security control para entrar no país vizinho.

No caso do carro, o papo é outro. Assim que chegar na região de fronteira, se deparará com cabines que se parecem de pedágio. Ali, de dentro do carro mesmo, você entrega o seu passaporte e o agente de imigração te fará as perguntas padrão (onde vai, quantos dias etc). Não é necessário, sair do carro, passar com a mala em qualquer controle ou Raio X etc. É só ficar sentadinho no carro e responder o que te perguntarem. Simples assim! – Claro que devem ter casos atípicos ou amostragem, mas via de regra funciona deste jeito nas fronteiras de entrada no Canadá pelo estado de Quebec e de entrada nos Estados Unidos pelo estado de Vermont.

Liberdade de andar com as tralhas espalhadas e pausar a viagem quando quiser

Isso não quer dizer que fará do carro uma zona, mas se quiser, por que não? rs – A liberdade de viajar de carro e deixar algumas coisas fora de mala, parar a hora que der vontade ou fazer um retorno para ver algo interessante na estrada não tem preço. A estrada que faz a fronteira entre os estados de Quebec (Canadá) e Vermont (Estados Unidos) é belíssima!

Custo mais baixo no geral

Se você alugar o carro com antecedência ou ficar atento aos deals de última hora das locadoras de veículo, conseguirá um preço muito bom. O mesmo não necessariamente acontecerá com as passagens aéreas, fora que se vai com a família terá que multiplicar a conta. A viagem que fiz do aeroporto de Boston até o Estado de Quebec foi bem mais barata de carro, incluindo os custos de gasolina, pedágio e afins.

Neste caso, uma dica preciosa. Se tiver cartão de crédito na categoria Platinum ou superior nas bandeiras Visa ou Credicard, o seguro do carro (exceto a terceiros) está incluso no seu pacote de benefícios, desde que alugue o carro com o cartão, claro. Procure se informar (se quiserem, faço um post sobre o tema). – Por falar em seguro, não esqueça de contratar seu seguro viagem antes de embarcar! Busque a melhor cotação para você neste comparador de seguros viagem parceiro do blog.

Bom, mas como nem tudo são flores, vamos as desvantagens de cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá de carro.

Custo alto para devolução do carro em outro país

Juro por tudo que possa imaginar que a informação sobre o custo de devolução do carro em outro país parece até segredo de estado. Você liga para as locadoras e muitas ou não sabem informar ou não permitem a entrega em outro país. Na internet então…nada fica muito claro. Por isso, quero ESCANCARAR a informação aqui rs! O custo para devolver o carro alugado em um país e devolvido em outro fica entre USD 250 e 350, independentemente dos dias de locação etc.

Quando aluguei o carro nos Estados Unidos para ir até o Canadá no mesmo dia, fiquei na dúvida se pegava no aeroporto e entregava no mesmo dia ou se ficava com o mesmo carro para fazer o trajeto de volta. Acredita que o valor da locação total de 15 dias era quase o mesmo da taxa cobrada para entregar o carro em outro país? Pois é…por conta disso, optei por ficar com o carro o tempo todo. Mais barato e viável. – Agora, se estiver em uma road trip pela Europa ou se tiver que devolver o carro em outro país, aí terá que colocar na balança os custos para ver o que ficará melhor pra ti.

Tempo longo de estrada

Uma viagem de carro de um país para outro só valerá a pena caso não se importe com o tempo de estrada de uma ponta a outra ou de vários trechos. Normalmente, de avião o tempo é muito menor em um voo direto, e por conta disso pode ser mais vantajoso pra você. De Boston a Quebec, a viagem dura cerca de 40 minutos, mas se tiver vindo do Brasil e a conexão for de algumas horas, pense bem. Fiz o trecho em 7 horas.

Caso queira fazer uma pausa ou várias pausas durante a viagem, reserve sua hospedagem a um preço bacana através deste link.

As regras de estado e país, além dos limites de velocidade podem ser diferentes

Não é bem uma desvantagem, mas é necessária muita atenção nas regras de trânsito e limites de velocidade para não passar perrengue. Os limites de velocidade no carro americano e nas rodovias estão em miles, enquanto que, no Canadá são km/h.

Dica importante para se manter conectado durante a viagem

Antes de pegar estrada, não esqueça que é fundamental ter um GPS ou um aplicativo como Waze ou Google Maps como seu companheiro de viagem. Fiquei conectada a viagem inteira com chip internacional de celular que funciona em mais de 140 países e, que também é parceiro do blog. Além de estar conectada, tem a vantagem do chip chegar na sua casa, na maior comodidade. Clique aqui e confira os planos!

Gostou da dica? Seja mais um leitor parceiro e ajude a gente também!

Precisa reservar seu hotel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer a nova reserva, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. 

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

Créditos das fotos: pixabay.com

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)