Brightline – trem moderno que liga Miami a Fort Lauderdale e West Palm Beach

Brightline – trem moderno que liga Miami a Fort Lauderdale e West Palm Beach

Nesta última ida à Miami tive a oportunidade de conhecer o recém inaugurado Brightline, trem moderno que liga Miami a Fort Lauderdale e West Palm Beach. Além de ser um meio de transporte muito útil aos moradores que se locomovem de uma cidade a outra para uma reunião, um day off ou qualquer outro motivo, tenho certeza que também ganhará a preferência dos brasileiros que queiram praticidade na locomoção.

Tal praticidade pode ser traduzida em não ter que procurar vaga ali e acolá para colocar o carro, um provável menor tempo de trânsito entre uma ponta e outra, além de fazer um programa diferente para conhecer as cidades vizinhas também.

ROTAS DO BRIGHTLINE

As rotas disponíveis até o momento do Brightline são:

  • Miami – Fort Lauderdale;
  • Miami – Fort Lauderdale – West Palm Beach;
  • Fort Lauderdale – West Palm Beach e;
  • os caminhos inversos.

Não há uma linha direta entre Miami e West Palm Beach por conta do volume de passageiros que embarcam ou desembarcam em Fort Lauderdale. O tempo de parada entre uma cidade e outra é muito rápido, aproximadamente 5 minutos.

Posteriormente, será inaugurada a linha de trem que ligará Miami a Orlando. Conforme informações que obtive, o trecho estará disponível a partir da metade de 2020.

CATEGORIAS DO BRIGHTLINE

O Brightline possui duas categorias: Smart e Select. A diferença entre as duas é grande quando comparado os benefícios, mas é mínima em relação ao preço.

Na categoria Smart há um lounge de design moderno com sofás, tomadas, USB e ainda um espaço kids para que os passageiros possam se acomodar esperando o horário de partida. Já na categoria Select, além de acesso livre a categoria Smart, os assentos são maiores, há um lounge privado e mais silencioso com bebidas (água, café, chá, refrigerante etc) e snacks totalmente a disposição dos passageiros, gratuitamente. Na categoria Select também há algo que achei interessantíssimo. Há serviço de bordo com bebidas e comidas e, após às 15 horas são servidos itens como prosecco e vinho, mas…caso queira algo alcoólico antes disso, poderá pedir a um custo a parte.

Todo este conforto e mimos na categoria superior (Select) estão já inclusos no preço do bilhete. Vale ou não vale a nada dar o upgrade de categoria? Claro que vale, ainda mais quando souberem a mínima diferença de preço.

VALORES DO BRIGHTLINE (em junho de 2018)

Categoria Smart – USD 15, por trecho

Categoria Select – USD 20, por trecho

Para quem for passageiro frequente, opções de pacotes e passes mensais estarão disponíveis em breve.

MINHA EXPERIÊNCIA

Fiz o trecho Miami – Fort Lauderdale – Miami na categoria Select e gostei muito da experiência pelos seguintes motivos: praticidade de locomoção, serviço de bordo, lounge privado com bebidas e snacks, simpatia e rapidez no atendimento, layout moderno de todas as estações. As estações são novíssimas, super descoladas e respiram arte e estilo.

Além da experiência no Brightline propriamente dito, aproveitei para almoçar próximo à estação de Fort Lauderdale em um local delicioso e perambular pelas redondezas antes de retornar à Miami.

Destaco a boa sinalização na saída da estação de Fort Lauderdale para os principais pontos de interesse. É muito útil para se achar, bem como, ter a certeza se está no caminho certo.

Quando estive em West Palm Beach, dei um pulo na estação, mas entrei por não ser passageira. Mesmo assim, deu para ver que as instalações e os serviços seguem também o mesmo padrão de Miami e Fort Lauderdale.

Para quem quiser ver vídeos da experiência que tive no Brightline, vá até o Instagram @naopiradesopila e nas pastas permanentes, procure por “MiamiBrightline”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS E ÚTEIS – BRIGHTLINE

  • Há controle de segurança antes de entrar na sala de embarque/lounge;
  • Os trens têm saídas frequentes ao longo dos dias;
  • É muito fácil achar o seu vagão. Há posicionamento de cada um no chão da plataforma;

  • Está ainda em construção em Miami opções de hospedagem e shopping para atender a demanda. A estação na cidade fica em Downtown, o que é uma maravilha em termos logísticos;
  • Em West Palm Beach, já há uma estrutura de hospedagem bem em frente a estação;
  • Há um estacionamento exclusivo para quem for utilizar o Brightline partindo de Miami. Por enquanto é cortesia dada a recente inauguração, mas terá um custo de USD 8,;
  • O tempo de viagem entre Miami e Fort Lauderdale é de aproximadamente 40 minutos;
  • O WiFi funciona muito bem em todas as estações, além de ser gratuito;
  • Website Brightline – https://gobrightline.com/

VALE A PENA UTILIZAR O BRIGHTLINE SE ESTIVER DE CARRO EM MIAMI?

Se estiver em poucas pessoas e colocar na balança o valor do aluguel do carro, do combustível, do estacionamento, o desgaste na locomoção, bem como, o trânsito pesado em Miami, creio que o Brightline será a sua escolha, sem sombra de dúvida.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)