Não tem ideia de onde ficar em São Paulo? Por isso, está procurando os melhores bairros para se hospedar? Pois bem! Eu, como uma paulista, paulistana que falo de tantas cidades mundo afora, cá estou para te ajudar!

Adoro a minha cidade e olho torto para quem fala mal daqui. Mas vamos deixar este povo do contra de lado, já que não há cidade no mundo que possua um caos tão apaixonante quanto a terra da garoa.

Antes de falar dos melhores bairros, algo bem importante para pontuar. É preciso entender o que você vem fazer em Sampa. Se for vir a um show, turistar ou às compras, as opções de bairro para hospedar podem ser diferentes ou não. Depende do que fará nos demais dias pela cidade.

DICA PRECIOSA DE ONDE FICAR EM SÃO PAULO…

A não ser que seja algo bem pontual, antes de falar dos bairros propriamente ditos, considere fortemente ficar na região da Avenida Paulista. É por ali que está uma parte importante burburinho cultural. Além disso, estará próximo ao centro da cidade e a bairros mais alternativos, sofisticados e descolados, tais como, Vila Madalena, Jardins e Pinheiros. 

Se for a um show no sábado, mas com a ideia de turistar o resto do tempo, por exemplo, talvez não faça sentido ficar próximo do estádio ou da casa de shows. 

Tá certo que São Paulo é enorme. E, tá certo também que, cada um dos bairros abaixo tem o seu diferencial. Entretanto, quando for decidir onde ficar em São Paulo, procure ficar próximo a uma estação de Metrô. Facilitará muito a sua vida, principalmente, nos horários de pico. 

onde ficar em sao paulo melhores bairros 1

Apesar de eu andar de carro de um lado para outro na cidade, acho muito liberto usar o Metrô de São Paulo. Toda vez que tenho alguma reunião em um local de trânsito difícil e que seja perto do Metrô, não penso duas vezes. Mas uma dica aqui. Evite utilizar tal transporte público no horário de pico, é intransitável.

Bom, depois desta introdução que é quase um post todo, mas necessária quando se trata da maior metrópole da América Latina, vamos ao que interessa.

ONDE FICAR EM SÃO PAULO? QUAIS SÃO OS MELHORES BAIRROS PARA SE HOSPEDAR?

BELA VISTA, O BAIRRO DA AVENIDA PAULISTA

Claro que depois de todo meu discurso, o bairro da Bela Vista é o primeiro da lista. Isto por causa da Avenida Paulista? Sim, mas não somente. No entorno há muito o que fazer. Além disso, estará estrategicamente bem localizado. Dependendo de onde esteja hospedado, fará algumas coisas a pé. Outras pegando Metrô ou ônibus ou até um patinete! 

Para quem não conhece, além de extensa, a Avenida Paulista é um dos principais polos culturais da cidade. É nela que estão o MASP, o Centro Cultural Itaú, a Japan House, Casa das Rosas, SESC Paulista e por aí vai. 

Nos arredores, uma enorme gama de boas opções gastronômicas. Destaque para as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra com seus restaurantes badalados no bairro ao lado, os Jardins. 

Por falar nele, caso queira desfilar ou fazer compras na rua mais in de São Paulo, dê um pulo na Oscar Freire. Voltando para Bela Vista, se vem pela primeira vez, fique na ou próximo a Avenida Paulista e de seus atrativos. Não tem erro e é um dos melhores lugar onde ficar em São Paulo para diferentes perfis.

JARDINS

O bairro dos Jardins, um dos mais nobres da cidade, faz a transição com a Bela Vista. Para fins de direção, quando alguém quer marcar algo em uma das ruas paralelas à Avenida Paulista, é muito comum uma pergunta. É do lado dos Jardins ou do Centro?

Nesta simples pergunta, pode-se até ditar um estilo, já que o lado do Jardins é mais nobre, enquanto que, o Centro é mais descolado. Por isso, cuidado na escolha de onde ficar em São Paulo, caso o seu perfil seja de um lado e não de outro, ok? 

O melhor dos Jardins é que se faz muita coisa a pé e com bastante segurança em muitos trechos, inclusive a noite. Além disso, estará a um pulo da Avenida Paulista. O que mais gosto nos Jardins é que apesar de estar perto de um dos lugares mais movimentados da cidade, o ar de tranquilidade e sossego ainda respira em alguns de seus trechos, principalmente, após a Alameda Santos. 

Por esta particularidade que muitos bares e restaurantes invadem de forma mais particular um dos bairros mais elegantes da cidade. 

Pela Avenida Paulista estar muito próxima aos Jardins, juntei boas opções na região para não ficar confuso.  

OPÇÕES DE HOTÉIS DE TODOS OS ESTILOS PARA SE HOSPEDAR NA OU PERTO DA AVENIDA PAULISTA

Para dar maior credibilidade nas indicações, fiz uma busca no Booking sugerindo propriedades, entre as que eu conheço, mas que estão bem avaliadas no momento (clique em cada acomodação abaixo para ver as avaliações e preços). Entre a lista dos hotéis 5 estrelas, recomendo: o meu queridinho e bem localizado Renaissance São Paulo, L’Hotel PortoBay São Paulo, assim como, o clássico Intercontinental São Paulo

Entre os 4 estrelas, opte por Blue Tree Premium Paulista, Transamerica Executive Paulista ou pelo Hotel Paulista Wall Street, que é antigo, mas tem uma vista especial no seu topo.

Já entre os três estrelas, considere o super bem localizado Ibis Paulista, o baratíssimo Ibis Budget Paulista e o Travel Inn Park Avenue Jardins.  Agora, se quiser economizar com hospedagem, que tal ficar em um hostel? Entre os recomendados estão o Soul Hostel e o São Paulo Hostel Club.

Não quer ficar em hotel, nem hostel, mas quer reservar um apartamento com segurança e avaliações reais? Esqueça os outros sites e prefira reservar pelo Booking, que traz avaliações reais, de verdade. Confira a lista de boas acomodações clicando aqui.   

onde ficar em sao paulo melhores bairros

PARAÍSO

Outro bairro coladinho na Avenida Paulista é o Paraíso. Você já deve ter escutado que o casamento é igual a Paulista. Começa no Paraíso e termina na Consolação, não é mesmo? rs

Eu, particularmente, conheço muito bem o bairro e entre a Consolação e o Paraíso, fico com o bairro do Paraíso. Não só pelo significado, mas também pelo sossego. Apesar de ser bastante movimentado por conta do fluxo de carro é um bairro residencial, muito próximo ao Metrô. Além de estar a um pulo da Avenida Paulista, está muito próximo de outro ícone de São Paulo, o Parque do Ibirapuera. 

Dependendo de onde estiver hospedado, dá para ir a Paulista a pé ou de bike, assim como ir ao Ibira de bike ou a pé. Olha só que maravilha! O bairro do Paraíso é para quem quer ficar extremamente bem localizado, mas longe do barulho. Sabia que o Google Campus fica no Paraíso? 

Entre as boas opções estão o Radisson Paulista, que está na transição de bairros, praticamente na Paulista, mas tecnicamente, não..rs. Além dele, o aconchegante Transamerica Prime Paradise Garden e o Mercure São Paulo Ginasio Ibirapuera. Se quiser uma opção econômica, há uma hospedaria, que não conheço, mas é bem avaliada que classificam como alojamento.

Prefere um flat ou apartamento, há muitas e boas opções no bairro, tais como, o Royal Ibirapuera Park. Clique aqui.

VILA MARIANA

Outro bairro que conheço bem e, que se confunde com o Paraíso e a Aclimação. Dependendo do lado que estiver da Vila Mariana poderá estar perto ou do Parque da Aclimação ou do Parque do Ibirapuera, mas pertinho da Paulista também. Recomendo a Vila Mariana para quem quiser ficar bem localizado, mas sem burburinho. Exceto os parques, para chegar em todos os principais atrativos da cidade terá que utilizar algum meio de transporte.

Claro que isto não é um problema, mas tem que ter isto em mente. Eu, particularmente, gosto muito da Vila Mariana. Pra quem é fã de cultura, o Sesc Vila Mariana é uma excelente opção para um show, por exemplo.

onde ficar em sao paulo melhores bairros 6

ONDE FICAR NA VILA MARIANA?

Entre as opções de hospedagem considere, o NOD Hotel, que tem um preço fantástico, quartos aconchegantes e um café da manhã bem gostoso. Já fiquei hospedada e a experiência foi ótima, exceto por dois itens. Não tem elevador e é difícil de estacionar. No mais, uma excelente opção, principalmente, pelo valor da diária.

Para quem quer conforto, considere o Pullman São Paulo Ibirapuera. Já fiquei também hospedada por aqui e a experiência foi mara, em todos os sentidos! Entre os 3 estrelas, considere o Tulip Inn, que fica na transição Paraíso com Aclimação e Vila Mariana, mas bem mais próximo da Avenida Paulista. Além dele, o Comfort Hotel São Paulo

O bairro de Vila Mariana é o paraíso dos hostels. Por isso, há muitas boas opções e com excelente avaliações. Entre os destaques estão o Tapera Hostel, o WE Hostel Design, o UR Home Guesthouse, além do São Paulo Lodge Business São Paulo. Eu mesma já fiquei no WE quando participava do projeto Alma Paulista e gostei bastante. A única ressalva é quanto as camas, que apesar de novas eram barulhentas por conta do ferro. Fique de olho no WE porque eles sempre promovem festas legais em seu jardim.

Agora, caso prefira ficar em um flat ou apartamento, clique aqui

MOEMA, ACLIMAÇÃO E VILA NOVA CONCEIÇÃO

Moema, Aclimação e Vila Nova Conceição são bairros ótimos e nobres de São Paulo. Entretanto, são daqueles bairros para quem procura morar bem na cidade. Claro que em todos eles tem boas opções gastronômicas, estará próximo de pontos turísticos e do burburinho, mas dependendo de onde hospedado, a logística de locomoção será mais chatinha.

Se nunca veio a São Paulo e quer fazer tudo com transporte público, prefira a Aclimação, que o acesso é mais fácil ou Moema, desde que esteja próximo a uma estação de Metrô. Claro que nada quem um taxi, Uber, Taxi99 não resolvam em qualquer um destes bairros.

São três bairros que adoro, mas que são ideais para quem quer sossego, andar pelo bairro e parar em algum lugar charmoso para comer. Há muitas boas opções hoteleiras em todos eles. Basta procurar a que melhor se encaixa ao seu perfil clicando aqui.

ITAIM BIBI

Ideal para quem quer transitar entre muses, bares, baladas, bons restaurantes e lugares badalados. O Itaim Bibi é outro bairro nobre de São Paulo que é um mix absurdo entre os prédios residenciais e os comerciais. É pelo bairro e suas redondezas que estão a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Juscelino Kubitschek. 

É um daqueles bairros para ver e ser visto, com edifícios de alto padrão, altos executivos e sede de empresas multinacionais por todos os cantos. No Itaim Bibi está o Shopping Iguatemi, o mais antigo e badalado da cidade, além do luxuoso JK Iguatemi. Por aqui também está o Museu da Casa Brasileira, assim como, o disputado Eataly. Para os que procuram relaxar e fazer uma atividade ao ar livre, além de poder andar de bike pela Avenida Faria Lima, que tal relaxar no Parque do Povo?

Entre as boas opções de hospedagem no Itaim estão o Radisson Blu São Paulo, o Pullman São Paulo Vila Olímpia, o Staybridge Suítes, além do clássico Blue Tree Premium Faria Lima. Já me hospedei no Radisson Blu, que dispensa comentários. O hotel tem uma cama que a gente não quer largar! Já o Pullman não me hospedei, mas conheço bem as instalações e também gosto muito. 

Uma vez que você opte por ficar no Itaim Bibi, o ideal é entender a localização de seu hotel versus o que fará na cidade. Como tanto a Faria Lima quando a JK (Juscelino Kubitschek) são avenidas enormes, pode ser que algo fique fora de mão. Além disso, nem toda Avenida Brigadeiro Faria Lima pertence ao Itaim. Há uma transição com outros bairros, como Pinheiros, por exemplo.

PINHEIROS

Por falar em Pinheiros, sempre foi um bairro importante na cidade. Com a abertura de estações do Metrô e mais opções de mobilidade, o bairro tem sido a opção de muitos jovens e casais mais novos.

É por aqui que estão muitas opções culturais, como o Instituto Tomie Ohtake, o clássico bar Pirajá, a pitoresca Praça Benedito Calixto com sua feirinha de final de semana, assim como, o Mercado de Pinheiros. Além disso, o delicioso Parque Villa-Lobos, assim como, um dos melhores locais para ver o por do sol de São Paulo, a Praça do Por do Sol.  

onde ficar em sao paulo melhores bairros 7

Bons restaurantes e bares também são atrativos neste tradicional bairro de São Paulo. Dificilmente um paulistano nunca foi a um dos restaurantes mexicanos da Rua dos Pinheiros, por exemplo. 

Entre as boas opções de hospedagem, considere o Ibis Styles São Paulo Faria Lima, o Mercure São Paulo Pinheiros Hotel, o Golden Tower São Paulo Hotel, assim como, o Mercure São Paulo Pinheiros Hotel.   

Caso não queira gastar dinheiro, mas procura uma opção descolada, Pinheiros é outra região que tem vários hostels famosos e descolados. Entre eles estão o Ô de Casa, o disputado Hostel Califórnia Café Bar, o clássico Garoa Hostel, além do The Pod SP Hostel & Bar.

VILA MADALENA

Pensou que eu não fosse falar da Vila Madalena, né? Tentei fazer o post com uma sequência de mapa. Por isso, o bairro queridinho entre os descolados de plantão ficou mais pra baixo. O bairro já foi mais in, mas com a crescente frequência de diferentes tribos, alguns moradores e até frequentadores mudaram-se daqui. 

Isto não significa que a Rua Aspicuelta esteja mais vazia, muito pelo contrário. Mas é um público muito misturado nos dias de hoje. Com a popularização também do disputado Beco do Batman, cada vez mais o bairro recebe pessoas de todas as partes do mundo. Sim, do mundo! 

Para quem gosta de mexer o esqueleto, a um verdadeiro leque de possibilidades para vários ritmos. Destaque para o Bar Samba que eu gosto bastante. No bairro também estão ótimas opções de bares com o Subastor e uma das melhores pizzarias da cidade, o Carlos Pizza. Já rodei muito a Vila, mas sempre para ou no Subastor, no Carlos Pizza ou no Boteco São Bento. Se é um bom cervejeiro, descendo bem a Aspicuelta encontrará o São Conrado, que tem cerveja com um preço muito bom, mas com o cardápio salgado, obviamente. 

Entre as opções de hospedagem não há muitos hotéis. As boas indicações estão em Pinheiros, que é coladinho a Vila Madalena. Entretanto, aos descolados, tem um hostel muito bom no bairro que é o Conforto Madá Hostel.  

OUTROS BAIRROS

Muitos me perguntam se é uma boa ficar no centro de São Paulo. Apesar de ter muita o que fazer em termos de cultura, museus e rua, não é uma localização que eu recomendo. Algumas ruas do centro ficam desertas aos finais de semana e pode ser perigoso, principalmente, se estiver sozinho. Tem gente que discordará completamente do meu ponto de vista, mas eu mesma não me hospedaria. Claro que há muito o que ver no Prefira ficar em Higienópolis e em algum bairro como Metrô próximo, como a região da Paulista, Paraíso ou Vila Mariana.

onde ficar em sao paulo melhores bairros 2

Bairros como Morumbi e Brooklin são escolhas típicas de que vem à São Paulo a negócios ou vai a algum show no Estádio do Morumbi, mas são seriam opções que eu recomendaria para quem vem a cidade somente turistar. 

Um bairro residencial e que tem boas opções gastronômicas, fica perto do centro, mas é mais requintado é Higienópolis. Pode ser uma opção para quem quiser ficar no meio termo entre a Paulista e o centro, mas não queria ficar tão próximo assim.

PÚBLICO LGBT – ONDE FICAR EM SÃO PAULO DURANTE A PARADA GAY (LGBT)?

Normalmente, o público LGBT fica bem concentrado na região da Paulista, que compreende a Consolação, Bela Vista e os Jardins. Entre as boas opções estão Ibis Budget Frei Caneca, o Tryp São Paulo Paulista Hotel, o  Bella Augusta Hotel, que é bem simples. Outra opção modesta, mas bem falada é o Hotel San Gabriel, assim como, o Bee W Hostel. Além destas opções, você também pode procurar pelos hotéis que destaquei acima na região da Paulista e Jardins.  

Quem quiser ficar no centro de São Paulo, onde já é o final da parada LGBLT, uma boa pedida é o Novotel Jaraguá

Prefere ficar em um apartamento com uma turma. Pesquise um mundo de opções e avaliações reais. Clique aqui

HOTÉIS PRÓXIMOS AO AEROPORTO DE CONGONHAS

Há muitas boas opções onde ficar em São Paulo. E claro que há diversas para se hospedar muito próximas ao aeroporto de Congonhas. Pela questão logística, a grande maioria ficará no lado oposto da Avenida 23 de Maio do aeroporto. Entre elas, recomendo o Ibis São Paulo Congonhas, o Nobile Suítes Congonhas, assim como, o Aero Plaza Hotel e o Hotel Ponte Aérea. Os dois últimos são hotéis mais simples, mas que cumprem o seu papel. São do lado do aeroporto e é só pra dormir.

HOTÉIS PRÓXIMOS AO AEROPORTO DE GUARULHOS

Há duas opções de hotel dentro do aeroporto de Guarulhos, sendo que uma delas é somente aplicação para quem está em conexão de voo internacional. Por isso, indicarei somente o que é disponível para todas as situações. O Fast Sleep Guarulhos, que é uma mão na roda. Você paga sua estada por horas de hospedagem. Sabe aquelas 5, 6, 7 horas de conexão em Guarulhos? Então! Aproveite para tirar um cochilo no Fast Sleep.

Já fora do aeroporto, há muitas opções. Desde as mais baratas às mais caras e confortáveis. O São Paulo Airport Marriott Hotel, assim como, o Pullman SP Guarulhos Airport são sem dúvida as opções mais aconchegantes. Entre as mais comuns, o Sleep Inn Aeroporto de Guarulhos e o Hotel Matiz.

MELHORES HOTÉIS PERTO DO ALLIANZ PARQUE. PRA IR A PÉ!

Apesar de eu achar uma boa ficar na região da Paulista quando o assunto é onde ficar em São Paulo, tem gente que gosta de ficar perto de onde assistirá um determinado show, por exemplo. Como o Allianz Parque é atualmente o reduto dos bons shows em São Paulo, vamos a algumas boas opções de hospedagem.

Para quem não tem ideia, o Allianz Parque está localizado no bairro da Água Branca, mas que no final muita gente chama de Barra Funda. Trabalhei muitos bons anos praticamente em frente dele. Conheço desde que ainda era o agora todo modificado Palmeiras. Além disso, fui a um show do David Gilmour há alguns anos e vou dizer. A infraestrutura é realmente fantástica. 

A região em que fica o estádio é boa, mas não é ali que está o burburinho da cidade. As boas opções de lazer e gastronômicas estão próximas, mas precisará pegar Metrô, Uber e afins para se locomover. Se mesmo assim, quiser ficar nas redondezas, recomendo o Plaza Inn American Loft, a Hospedaria Santo André, assim como, o apartamento Allianz Parque. Muito bem avaliado pelos hóspedes do Booking. Caso prefira um hostel, fique no Today Hostel

Ufa! Acho que consegui cobrir tudo o que eu queria em relação onde ficar em São Paulo e quais são os melhores bairros na cidade, inclusive para quem grandes eventos na cidade. 

onde ficar em sao paulo melhores bairros 4

GOSTOU DA DICA DE ONDE FICAR EM SÃO PAULO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Crédito das fotos: pixabay.com.br

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?