Onde ficar no Rio de Janeiro pela primeira vez?

Onde ficar no Rio de Janeiro pela primeira vez?

Onde ficar no Rio de Janeiro pela primeira vez é clássica pergunta da grande maioria dos turistas que nunca foram a Cidade Maravilhosa. A não ser que tenha parentes ou amigos por lá, a pergunta é latente por conta de localização, pontos turísticos e segurança.

Apesar de ser paulista, paulistana, os próprios cariocas dizem que tenho um quê de menina do Rio. Obviamente, não por conta do bronzeado, mas pela paixão que tenho pela cidade. Além disso, modéstia a parte, conheço muito bem a parte turística e cada cantinho de suas praias.

Por isso, estou eu aqui para falar quais são os melhores bairros onde se hospedar no Rio de Janeiro, se for turistar.

ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO?

BOTAFOGO

O bairro não é o primeiro que vem a mente de quem vai ao Rio de Janeiro, principalmente, pela primeira vez. Entretanto, além de ter um excelente custo x benefício, se sentirá como um verdadeiro carioca. Botafogo foi feito para quem quer fazer tudo a pé (restaurantes, supermercados, transporte público etc).

O boêmio bairro de Botafogo é ideal para quem gosta não só dos bares, mas também de viver a experiência quase como um morador do Rio. Além disso, um outro belo atrativo. Sua localização é praticamente imbatível. Está a poucos minutos de Copacabana e é ponto estratégico para quem vai ao Corcovado (onde está o Cristo Redentor), assim como, ao Pão de Açúcar. 

Já fiquei duas vezes hospedada em Botafogo e entre as opções sugiro o You2 Rio de Janeiro by Intercity, que tem uma vista incrível tanto do Corcovado quanto do Pão de Açúcar. Além dele, o Mercure Mourisco, o Ibis Styles Botafogo, assim como, o Oyo 135. Se é fã de hostel, uma boa opção é o Samba Hostel, que é muito bem avaliado pelos hóspedes.

Entre os apartamentos, recomendo que não reserve no escuro e que se hospede de acordo com experiência de hóspedes reais. Eu já tive problema com AirBnB no Rio em pleno Réveillon. Por isso, recomendo que pesquise e reserve seu apartamento via Booking.com. Para ver as opções, assim como, as avaliações de hóspedes, clique aqui.   

COPACABANA

Um clássico entre os turistas de primeira vez é Copacabana. Afinal, como ir ao Rio e não pisar na praia mais famosa do mundo, não é mesmo? Além disso, o bairro também é próximo ao Corcovado e ao Pão de Açúcar.

Assim como fiquei algumas vezes em Botafogo, já fiquei outras muitas em Copacabana, mais especificamente na Praia de Copacabana. Esta distinção entre praia e bairro é importante por conta da localização e segurança. Caso opte por ficar em Copacabana, recomendo que fique na orla ou um quarteirão depois. Além da vista, é onde sempre me senti confortável em ficar. 

O hotel que mais recomendo é o Orla Copacabana, que tem um terraço (na área da piscina) com uma das vistas mais bonitas que terá da orla mais famosa do mundo. Já fiquei várias vezes no hotel e gosto muito também da localização. Está a poucos passos do Forte de Copacabana, bem como, do Arpoador. Além disso, dá para ir até a Praia de Ipanema a pé.

Entre as outras opções na orla estão o Astoria Palace, que é pertinho da estação de Metrô e Hotel Atlântico Praia. Pesquise outras opções de hospedagem em Copacabana com cancelamento gratuito por aqui.

Entre os apartamentos, recomendo que não reserve no escuro, principalmente, em Copacabana. Por isso, novamente recomendo que pesquise e reserve seu apartamento via Booking.com. Para ver as opções, assim como, as avaliações de hóspedes, clique aqui.   

IPANEMA

Assim como em Botafogo e em Copacabana, em Ipanema também é possível fazer tudo a pé. Entretanto, com mais calmaria e melhor frequência que a Praia de Copacabana. Apesar de ser um bairro nobre, a única coisa que não recomendo é perambular sozinho a pé tarde da noite.

Ipanema é um bairro além de boêmio, totalmente simpatizante com o público LGBT. Destaque para a Rua Farme de Amoedo e o Posto 9 na Praia de Ipanema, que são consagrados points deste público. 

Caso não seja esta a sua pegada, o Posto 8 é para turma que adora uma paquera hetero, enquanto que, o Posto 10 é para quem quer curtir a praia com tranquilidade. 

Entre as boas opções de hospedagem em Ipanema destaco o Hotel Vermont Ipanema, Ipanema Inn, Mar Ipanema Hotel, assim como, o Hotel Own Ipanema e o emblemático Fasano Rio de Janeiro.

Se a sua preferência é ficar em uma apartamento, será uma excelente experiência, mas cuidado com o site por onde reservará. Já tive problema com o Airbnb em Ipanema. Por isso, recomendo a segurança do Booking.com. Para conseguir bons descontos no site de hospedagem, clique aqui

LEBLON

Disparadamente, o meu bairro queridinho na Zona Sul. Depois da primeira experiência como hóspede no Leblon, me apaixonei loucamente pelo bairro. Entre os motivos deste amor todo estão o tal do andar tranquilamente pelas suas ruas e sentir o espírito praieiro carioca. Apesar de ser o metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro e ser frequentado substancialmente por um público de alta renda, o que me encanta no Leblon não é o glamour, mas a forma descolada dos moradores.

Descer do apartamento, ir a praia e depois parar em um bar qualquer para tomar um chopp gelado no final do dia é algo do cotidiano de quem mora no Leblon que faz com que meus olhos brilhem. É sem dúvida alguma um dos meus sonhos de consumo no quesito qualidade de vida. Se tiver planos em ficar no Leblon, por favor, coma um bolinho de aipim com camarão e catupiry no Bar Bracarense por mim…rs. 

Entre as opções de hospedagem no Leblon que recomendo estão o Janeiro Hotel, o Ritz Leblon, assim como, o Promenade Palladium. Caso opte por ficar em apartamento, confira boas opções com cancelamento gratuito e avaliações reais clicando aqui

POR QUE NÃO RECOMENDO FICAR NA BARRA DA TIJUCA, RECREIO E LAPA SE FOR SUA PRIMEIRA VEZ NO RIO?

Apesar de gostar muito de ficar na Barra da Tijuca, assim como, no Recreio dos Bandeirantes, não recomendo se hospedar se for sua primeira vez no Rio de Janeiro. O motivo é simples. Se a sua intenção for conhecer os principais pontos turísticos, ficará muito longe de tudo. Mesmo que fique próximo a uma estação de Metrô, como é o caso do Ibis Barra da Tijuca, que inclusive já me hospedei, perderá muito tempo com locomoção.

Deixe para ficar em um destes bairros em um segundo momento. Inclusive para conhecer as praias mais calmas do Rio de Janeiro. 

Se tem em mente ficar na Lapa, lembre-se que não é o local mais seguro do mundo. Há muita boemia, é descolado, mas não é um dos lugares em que me hospedaria no Rio. Na mesma linha está Santa Teresa, que por mais que seja super cool, já escutei muitas histórias de perrengue com transfer etc.

DICAS MUITO IMPORTANTES

AIRBNB X BOOKING

Se estiver a procura de um apartamento onde ficar no Rio de Janeiro, duas boas observações. Já tive problema com o Airbnb e acabei ficando no prejuízo. Lembro que quando cheguei no prédio, além de não ter lugar próximo para deixar o carro, o apartamento não era bem o que mostrava no site. 

Por isso, não recomendo se hospedar em um Airbnb no Rio de Janeiro. Sinceramente, prefiro reservar a hospedagem, com cancelamento gratuito e avaliação real pelo Booking.com.

ESTACIONAMENTO

Se for de carro ou alugar um carro para andar no Rio de Janeiro, certifique-se que sua hospedagem tem estacionamento na propriedade ou muito próximo a hospedagem. Bairros como Ipanema, Leblon e Copacabana é praticamente uma loteria achar uma boa vaga na rua ou estacionamento próximo a um preço atrativo (prepare o bolso). 

Espero que tenham gostado das dicas de onde ficar no Rio de Janeiro. Aproveitem muito esta cidade que eu amo de paixão!

LEIA NO BLOG TAMBÉM

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO PELA PRIMEIRA VEZ?

PRAIA VAZIA NO RIO DE JANEIRO DURANTE O VERÃO

GOSTOU DAS DICAS? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Viaje tranquilo e ainda ganhe milhas da Smiles. Contrate seu seguro viagem nacional baratinho, com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e entenda como garantir o melhor preço!
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

 

 

 

 

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)