O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo divulgado pelo IBGE subiu 0,16% no mês de setembro em relação ao mês anterior frente aos 0,09% esperados. Tal distorção foi diretamente impactada pela alta no preço dos alimentos. Apesar desta elevação no índice, a próxima reunião do Copom deve seguir com a queda moderada da Selic, mantendo o passo de 75 bps.
Entretanto, como você mesmo deve ter notado, a curva de juros no mercado brasileiro entrou em uma curva muito mais fechada. Em 2015, os juros pagos/remuneração dos títulos públicos encontravam-se em torno de 17% ao ano frente aos 10% (chorados) ao ano da atualidade.
Há realmente um novo paradigma em construção, já que a reforma trabalhista, a reforma da previdência ou qualquer outra ação que a equipe econômica tem tomado está conseguindo reduzir vertiginosamente os juros em nosso país. Em 2015, com a Selic a 14,25%, só fazia sentido manter ações em sua carteira, caso ela o remunerasse cerca de 20% ao ano (um prêmio maior em troca de um risco maior), tendo em vista que títulos públicos com risco muito inferiores pagavam 17% ao ano.
Agora, as coisas se tornaram um pouco diferentes. Analistas afirmam que até início de 2018, os juros se encontrarão inferiores a 7% ao ano. Com isso, você pode muito bem continuar com seu título público ou investimentos de renda fixa que pagam cerca de 10% ao ano, afinal mesmo descontando a inflação tendo uma rentabilidade real. Entretanto, se deseja ter a oportunidade multiplicar seu capital, a renda fixa não é o mais indicado nesse momento, já que estamos vivendo um bull market (tendência de alta) que iniciou em 2016.
Infelizmente, ninguém consegue prever o futuro e dizer que agora é a hora de entrar para o mercado de ações ou até mesmo que agora é hora de realizar lucros. Uns dizem que o timing já passou e a bolsa brasileira não passa de uma bolha, enquanto outros dizem que essa tendência de alta ainda está no começo e, caso um candidato reformista seja eleito em 2018, o Ibovespa pode chegar a 100 mil pontos.
Basta tomar sua decisão e, com base em seus objetivos decidir se é hora de encarar a compra de ações, que é passe para entrada na renda variável. A oportunidade está aí, basta você decidir. Nos próximos post falaremos um pouco mais sobre esse assunto.
Um abraço,
Fon.
Crédito da imagem: https://pxhere.com/en/photo/1163685