O texto de hoje não será mais uma receita deliciosa ou fácil de fazer. Como todo mundo passa, passou ou passará perrengue na cozinha, listamos os 5 erros na hora de cozinhar e algumas dicas para resolver e salvar o seu almoço ou jantar. Preparados?
ERROS NA HORA DE COZINHAR: OS MAIS COMUNS
1 – Sal – mocinho ou bandido?
O sal costuma ser um dos problema mais temidos pelos cozinheiros iniciantes. Erros acontecem, e às vezes até o cozinheiro mais experiente pode errar a mão na quantidade. Colocou muito sal? Dá pra consertar? Depende! Preparações com caldo, como por exemplo feijão e sopas, você pode adicionar um pouco mais de água, uma batata crua descascada e cortada ao meio, já que a batata absorve boa parte do excesso de sal. Você também pode acrescentar algo ácido para disfarçar excesso de sal em algumas preparações. Outra dica é tirar uma parte do caldo, adicionar a mesma quantidade de água, provar, acertar os temperos e terminar de cozinhar.
Quando a receita não especificar a quantidade, adicione o sal aos poucos enquanto prepara a sua receita, e vá provando até chegar na quantidade adequada. A quantidade de sal que você prefere é em parte baseada em seu modelo de alimentação dos últimos meses, o seu corpo aprende a preferir mais ou menos sal com o tempo. Só cuidado para não salgar demais para um outro paladar mais regrado…rs
E por falar em sal, você conhece o gersal? Nesse post, eu ensino a preparar.
2 – Não ler a receita
Decidiu preparar algo? Não confie na sua memória e nem se desespere, leia toda a receita, assim você evita contratempos e se dispõe de todos os ingredientes e utensílios necessários para o preparo.
Faça um caderno de receitas. Usar a tecnologia ajuda muito, mas ter um caderno com as suas melhores receitas escritas à mão é reconfortante e inspirador.
3 – Não separar os ingredientes
O “mise en place”, que significa: separar, pesar, picar, arrumar os ingredientes, quando não for feito pode sim arruinar uma receita. Deixar tudo separado e organizado faz você ganhar tempo no preparo e garantir que tudo sairá como planejado.
Um bowl na bancada para descartar o lixo enquanto você faz o mise en place é muito útil e facilita a limpeza e organização.
4 – Não provar o prato enquanto cozinha
Quem assiste o programa Masterchef? Qual a pergunta que a Paola sempre faz? “Você provou o prato”? Na maioria das vezes em que a resposta dos participantes é não, o prato está ruim e os Chefs ficam frustrados. Por isso, prove sempre, o tempo todo.
Aprenda a sentir o gosto dos alimentos, veja se consegue notar mudanças enquanto prepara a comida e se pode acrescentar algo para apurar e equilibrar o sabor. Olfato, tato, visão, audição, paladar: aprenda a usar todos os sentidos na sua cozinha. Com a prática, você começa a se sentir mais seguro e livre para experimentar outros sabores. Isto ajuda muito a evitar os erros na hora de cozinhar!
5 – Não usar utensílios apropriados
Não é frescura, é segurança e garantia de eficiência na cozinha, diminuindo os erros na hora de cozinhar. Gosta de cozinhar? Está começando agora? Invista em uma boa faca e uma chaira, colheres medidoras, assim como em uma balança, uma boa tábua de cortes e, pelo menos uma panela de fundo triplo e uma frigideira antiaderente de qualidade. De preferência que não tenha cabo de plástico. Assim, você também pode usar para preparações no forno.
O utensílio mais seguro de uma cozinha é uma faca muito afiada. E o utensílio mais perigoso é uma faca cega.
Dica extra : Excesso de pimenta
Se um prato ficar muito apimentado, adicione leite, azeite ou um pouco de açúcar.
O único verdadeiro obstáculo é o medo do fracasso.
Na cozinha você tem que ter uma atitude de e por que não ?
Julia Child
E aí, gostou de saber quais são os 5 erros mais comuns na hora de cozinhar?
Créditos da imagens (capa e final): Google