Neste último domingo, 07 de janeiro de 2018, aconteceu em Beverlly Hills na California o 75. Golden Globes. O evento chamou muito atenção porque o dress code parecia ter sido estabelecido no convite como “venham de preto!!”, mas na verdade a história vai bem mais além…..
O ano de 2017 ficou marcado na indústria cinematográfica como um ano que escândalos vieram a tona, deixou escancarado desigualdades, preconceitos e abusos, como o tão “famoso teste do sofá” cometido por poderosos. Um dos principais protagonistas, negativamente falando, foi Harvey Weinstein, influente produtor de Hollywood, com filmes no curriculum como O Discurso do Rei, Pulp Fiction, O Paciente Inglês, Chicago e a Paixão de Shakespeare – que venceu o Oscar de Melhor Filme. Entre as mulheres que o denunciaram estão Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Lea Seydoux e Cara Delevingne, por exemplo.
E com tantos casos na midia, surgiu a campanha do Time’s Up, entidade recém-criada por mulheres que trabalham na indústria cinematográfica para lutar contra o assédio e as desigualdades no ambiente de trabalho. Seu primeiro pedido foi às convidadas ao Golden Globes usassem preto na festa.
Ok que essas celebrações normalmente tem um tom formal e o preto acaba reinando, mas no caso do Golden Globes, que tem um mood um pouco mais informal e divertido que o do Oscar, há mais ousadia na cerimônia, o que não aconteceu desta vez. O sóbrio preto teve papel coadjuvante e destacou quem o vestia e sua causa.
“No domingo vestimos preto para manifestar solidariedade às mulheres e homens em todos os lugares que foram silenciados pela discriminação, assédio ou abuso. Aonde quer que você esteja, quem você seja, o que for que esteja fazendo. Junte-se a nós”, convocou um dos posts da conta do Time’s Up no Instagram.
Muitos de vocês devem ter visto as hashtags #timesup e #whywewearblack pelas mídias e realmente a mobilização foi grande e com adesão de praticamente todos os convidados do evento.
O mais bacana de tudo isso é, além da voz que se levantou, a mudança de comportamento das mídias que cobriam o evento. A principal pergunta sempre feita as mulheres: “De quem é seu vestido?” foi substituída para “Por que você está vestida assim?” #modacomproposito
Já avançamos muito mas o caminho ainda é longo. Mas o recado que fica é: abrace essa causa, ajude, lute, apoie outra mulher…
O evento mostrou celebris se mobilizando e transformando o evento em sua plataforma para fortalecer, divulgar suas lutas e mostrar que a união faz a diferença. E que venham muito mais ações como essa!
Mas…..para não dizer que não falei das flores, vamos aos looks:
Houve quem não aderisse ? Sim! E até algumas pessoas alegando ser uma ação hipócrita, já que muitas atrizes que estavam de preto ainda se mantêm caladas (há também a questão envolvendo a marca Marchesa que é adorada pelas celebris e pertence a esposa de produtor denunciado). Enfim, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, não é verdade?
Termino deixando o discurso de Oprah que ganhou um dos prêmios mais especiais da noite. É um discurso no estilo….just watch!!! Você simplesmente tem que assistir!!
Até a próxima semana
Santè!!
Fran Galvão
@fran.galvao
Crédito da foto de capa: Intasgram @timesupnow