Procurando como fazer homus bi tahine (pasta de grão de bico)?
Aprendi a fazer esta delícia com minha avó, filha de sírios, da região de Damasco. Por isso, todo meu amor por esta receita de pasta de grão de bico com tahine, alho e limão. Vocês sabiam que homus bi tahine é o verdadeiro nome do prato do que chamamos apenas de homus aqui no Brasil?
Na verdade, a palavra homus isolada significa grão de bico e tahine é a famosa pasta de sementes de gergelim. A marca registrada do homus bi tahine é sua cremosidade e sabor, perfeito como entrada ou acompanhamento. Um prato simples, sem complicações e muito nutritivo.
Como fazer homus (pasta de grão de bico)?
Antes de começar a falar sobre a receita e o preparo, duas considerações para facilitar. Escreverei somente homus em vez de homus bi tahine. Além disso, uma dica de preparo. Na receita é possível usar o grão de bico cozido. Aquele que encontramos em qualquer supermercado para descomplicar ainda mais o preparo. O ideal é usar um processador, mas caso não tenha, com um mixer ou liquidificador e um pouco de paciência dá para fazer em poucos minutos. Vamos lá?
INGREDIENTES
- 3 embalagens de grão de bico cozido, aproximadamente 600 gramas. Caso não tenha o processador, aqueça o grão de bico cozido. Quente fica muito mais fácil de triturar.
- 100 gramas de tahine (pasta de gergelim)
- 1 dente de alho descascado
- Suco de 1 limão tahiti
- 1 colher (café) de cominho (opcional)
- Folhas de hortelã frescas (opcional)
- Azeite extra virgem para finalizar
- Sumac para finalizar (opcional)
MODO DE PREPARO
Escorra a água do grão de bico. Reserve essa água, bem como, alguns grãos para a finalização. Fica muito gostoso essas duas textura de grão de bico. No processador, adicione o grão de bico cozido, o tahine, alho, suco do limão, cominho, uma pitada de sal, assim como, a metade da água reservada. Ligue o processador e deixe processando por no mínimo 6 minutos. Entretanto, caso esteja muito grosso e difícil de bater, acrescente mais da água reservada. Experiente e, caso necessário, adicione mais sal.
Transfira o homus para um prato. Espalhe com ajuda de uma colher, coloque os grãos de bico inteiros que você deixou reservado por cima do homus e regue com azeite. Polvilhe com sumac e decore com folhas de hortelã.
Sirva em temperatura ambiente. Entretanto, saiba que pode armazenar o homus na geladeira por no máximo dois dias. Mas não se esqueça de cobrir com filme plástico para não ressecar.
JÁ EXPERIMENTOU SUMAC?
O sumac é um arbusto que cresce como planta selvagem por todo o Oriente Médio. Foi usado pelos romanos antes dos limões chegarem na Europa.
Também conhecido como sumagre ou sumak, o sumac é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido. Puxado para o cítrico, lembra uma mistura de páprica com limão.
A ARTE DE COMER E OS ÁRABES
Para os árabes, o ato de comer e de oferecer comida são demonstrações de afeto. A culinária para eles é uma arte refinada, com muitos aromas, sabores e especiarias. Uma típica refeição árabe começa com o mezze, onde são servidos pães, vegetais em conserva, grãos, bem como, frutas secas, castanhas e antepastos. Uma “refeição social”, para que todos apreciem as iguarias e o prazer de estarem juntos sem pressa. Ao oferecer uma refeição árabe, receba seus convidados dizendo Sahtain, que significa “duas vezes saúde”. Eles devem responder al bak, ou seja, “para o seu coração”.
TEMOS OUTRAS DELICIOSAS RECEITAS DA CULINÁRIA ÁRABE NO BLOG!
Molho Taratour – dentro da receita
Kibe de peixe
Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto