Assim como acontece com a menopausa, falar de câncer de próstata e medidas para prevenção ainda são tabus, principalmente, para o principal interessado: o público masculino. Os homens têm receio para realizar os exames preventivos e tratamento e, com isso, a prevenção ou ação a ser tomada pode ser tarde demais. Não à toa, o desconhecimento sobre a patologia é um dos fatores que distancia o homem dos cuidados com a própria saúde.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença deve atingir, ao longo desse ano, 71.730 novos casos, sendo o tipo mais frequente em homens brasileiros, depois do câncer de pele. O surgimento pode acontecer por diversos fatores, como idade, histórico familiar, sobrepeso e o estilo de vida como um todo.
A fim de esclarecer o tema, que ganha destaque com a campanha Novembro Azul, e contribuir para a saúde e qualidade de vida do público consumidor, a Jasmine Alimentos preparou uma pauta em que explica o diagnóstico da doença e traz recomendações eficazes para incluir na rotina alimentar.
DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Muitas vezes, o câncer de próstata surge de forma silenciosa, sem qualquer sinal de ameaça à saúde do homem, o que impacta na eficácia do tratamento, já que, muitas vezes, o diagnóstico acontece apenas quando a patologia já atingiu níveis avançados.
Em casos de indícios como: presença de sangue na urina, incômodo ao urinar, jato urinário mais fraco do que o normal, dor durante a ejaculação ou necessidade de urinar com mais frequência, principalmente à noite, é imprescindível buscar a avaliação médica.
De qualquer modo, a partir dos 40 anos, alguns exames específicos são importantes para a identificação da doença. No exame de toque retal, por exemplo, o médico avalia tamanho, forma e textura do órgão, enquanto o exame de PSA mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, denominada Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando essa proteína atinge níveis elevados, pode surgir o câncer, que nem sempre é maligno. Caso seja encontrada alguma alteração, é necessário fazer a biopsia.
Atualmente, existem tratamentos eficazes disponíveis, mas vale lembrar que quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. Por isso, mantenha suas consultas médicas em dia.
AS CHAVES PARA A PREVENÇÃO DA DOENÇA
Além da visita ao médico para a realização dos exames preventivos, é importante evitar o consumo de álcool e tabagismo, além de praticar atividades físicas por, pelo menos, 30 minutos diariamente. Isso se justifica porque o sobrepeso também é um dos fatores de risco. Mas, além do exercício, investir em uma alimentação saudável é um passo importante para a manutenção da saúde.
“O estilo de vida como um todo conta muito para o desenvolvimento e desfecho da doença. Nesse sentido, boas escolhas alimentares exercem papel primordial para o bom funcionamento do sistema imunológico, que, quando fortalecido, terá maiores chances de combater o que for preciso, protegendo o organismo”, destaca a nutricionista e consultora de Jasmine, Adriana Zanardo.
7 DICAS PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA NO DIA A DIA
Para melhorar as respostas do sistema imunológico, prevenir a doença e manter a eficácia durante o tratamento, aplique essas 7 dicas de Jasmine em seu dia a dia:
-
- Opte por incluir mais alimentos nutritivos e menos alimentos processados em suas refeições – As verduras, legumes, frutas e grãos integrais são excelentes opções, além de castanhas, sementes, azeite e peixes;
- Reduza o consumo de carne vermelha – A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo de 300g por semana. Vale também limitar ao máximo a ingestão de carnes processadas (curadas, salgadas, fermentadas e defumadas);
- Invista em alimentos ricos em ômega 3 – O nutriente possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que pode auxiliar na diminuição do risco da patologia. Essa gordura benéfica está presente na linhaça e na chia;
- Acrescente fibras à sua dieta – Uma microbiota intestinal saudável contribui para a defesa do organismo. As fibras estão presentes em verduras, legumes, frutas, sementes e grãos integrais diversos como aveia e quinoa;
- Valorize mais a vitamina E – O nutriente tem sido eficaz na inibição do crescimento de células cancerígenas da próstata. Esse tipo de vitamina está presente no gergelim e linhaça, bem como nos vegetais folhosos verdes escuros (espinafre, couve e agrião), entre outros;
- Na dúvida, inclua tomate em suas refeições – Os estudos científicos mostram que a ingestão de licopeno (presente no tomate) ao longo da vida pode auxiliar na prevenção do câncer de próstata, pois o composto bioativo possui atividade anticancerígena, prejudicando a formação e a multiplicação das células afetadas. O alimento contribui, ainda, durante a fase de tratamento da doença;
- Evite o excesso de gordura – O consumo limitado de gordura saturada pode auxiliar na prevenção do câncer e de outras doenças. Assim, é importante fazer a troca de frituras, empanados e produtos ultraprocessados por opções mais saudáveis.
E aí, gostou das dicas? Se cuidar é o caminho para termos bem-estar, uma vida saudável e mais leve.
Um super beijo, Gardens