menopausa o que é menopausa climaterio o que é climaterio

Menopausa – o tabu ainda em desconstrução

menopausa

o que é menopausa

o que é climaterioMENOPAUSA – O TABU AINDA EM DESCONSTRUÇÃO

O tema ficou guardado no armário e no corpo de muitas mulheres por séculos. Como consequência, em pleno 2023, ainda é um super tabu nas conversas familiares e corporativas.

Caso não saiba, a menopausa causa, em muitas mulheres, mudanças radicais e repentinas no corpo, bem-estar e autoestima. Tais mudanças afetam e muito relações interpessoais, em ambientes de trabalho e familiar.

Algumas consequências, que podem já estar presentes no climatério são flacidez, irritabilidade, insônia, ganho de peso, perda de memória, perda de estrutura óssea, ressecamento vaginal, calorão, e são vividas por milhões de mulheres ainda em silêncio.

É importante que você, mulher, e você, homem, se informem sobre este assunto, já que impacta ou te impactará um dia dentro de casa e/ou de sua corporação.

Mulheres menopausadas não são coitadas, tampouco impotentes, velhas ou ultrapassadas, mas sim, precisam ter um cuidado mais atento com a saúde e bem-estar de si e do entorno neste período. Algo que não acontece…

Claro que ninguém vai colocar uma placa na testa de climatério ou menopausa rs – Mas acredito que é necessário falarmos abertamente sobre este tema, não só em contas de Instagram e sites, mas tb dentro das corporações, nem que seja um papo inicial só com mulheres, já que o tabu é enorme e o preconceito velado!

MENOPAUSA PARA QUEM NÃO SABE NADA SOBRE O TEMA 

O QUE É CLIMATÉRIO? 

Fase anterior à menopausa, podendo durar um longo período. Foi nesta época que comecei a sentir os famosos calorões, principalmente, de madrugada e ver minha pele ficar flácida. As falhas na menstruação começam mês sim, mês não, a cada 2 meses, 6 meses, assim vai…

QUANDO A MULHER ENTRA NA MENOPAUSA? 

Depois de ficar, via de regra, um ano sem menstruar. A idade dependerá de algumas variáveis, entretanto, se é uma mulher 30+, procure conversar com sua mãe e pergunte se já entrou na menopausa, quando aconteceu etc. A mesma pergunta é importante fazer para as irmãs de sua mãe e sua avó.

Também não esqueça de fazer a contagem de óvulos via exame de sangue, mesmo que não tenha intenção de ser mãe. Há mulheres que entram na menopausa aos 34 anos, believe or not! O normal é entrar a partir dos 50 anos na média, mas claro, você não é todo mundo rs

Entrei no climatério aos 39 anos, mas não me preocupei muito, já que tinha decidido não ter filhos. Já uma amiga decidiu ser mãe aos 38 anos, mas não sabia que já estava na menopausa…

Esta fase da vida é inevitável para todas as mulheres. Algumas têm o privilégio de poder fazer reposição hormonal para aliviar os sintomas. Outras como eu, não, tendo que enfrentar os sintomas com métodos alternativos, muita respiração e boa alimentação.

Obs.: Tudo que escrevi acima é baseado em minha própria experiência, uma mulher de 47, menopausada há 4 anos, e que luta para que este tabu caia o quanto antes.

LEIA TAMBÉM:

ENVELHECER E O MIX DE SENTIMENTOS

VITAMINAS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 ANOS

SINTOMAS DE MENOPAUSA

CONHECE NOSSO CLUBE DE VANTAGENS?

Como devem saber, um blog ou site produzem conteúdo de forma gratuita a seus leitores ou aos que aqui chegam por buscas pela internet e redes sociais. Para que possamos manter este meio de comunicação, possuímos parceiros que nos comissionam (não também assim), mas que nos ajudam nos custos incorridos.

Como nós gostamos de prestigiar também nossos leitores, fechamos algumas destas parcerias, proporcionando descontos ou melhores condições a vocês para viajarem mais e melhor. Dá uma conferida lá por este link ->

https://linktr.ee/naopiradesopila

Quem sabe não tem algo bacana pra ti, né não?

Um beijo, cuide-se e excelente final de semana 🙂

Gardens

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?