Quando planejamos uma viagem à capital portuguesa, devemos colocar na lista não somente lugares para visitar, mas também o que experimentar da gastronomia em Lisboa. A cidade além de cosmopolita e multifacetada é um verdadeiro paraíso para os gourmets, foodies e para todos que são fãs de uma boa comida local.
Não é novidade para ninguém que a gastronomia em Lisboa é um dos pontos altos da viagem, que tem como carro chefe pratos com bacalhau, em todas suas versões, assim como o pastel de nata. Entretanto, há algumas particulares e quitutes que são especialidades da cidade e não necessariamente do país como um todo.
Para saber o que é típico na gastronomia em Lisboa, preparei uma lista de delícias para você favoritar, salvar ou até mesmo anotar para seu planejamento de viagem. A inspiração veio de um artigo enviado pelos representantes do turismo de Lisboa, que resolvi compartilhar com vocês, com meus pitacos. Bora?
GASTRONOMIA EM LISBOA
BACALHAU MEIA DESFEITA
Não tenho certeza absoluta, mas dificilmente, o tradicional Bacalhau à Brás não é o prato mais consumido quando o assunto é gastronomia em Lisboa, já que é servido praticamente em todos os restaurantes lisboetas.
Além da especialidade, outro prato que é típico é o Bacalhau Meia Desfeita, que é feito com bacalhau lascado, misturado com grão de bico cozido e temperado com cebola, salsa e alho picados e regado com azeite, vinagre e pimenta misturados. A receita é exclusiva da cidade, sendo enaltecido por grandes nomes da literatura nacional.
SARDINHAS ASSADAS
Outra especialidade da gastronomia em Lisboa são as Sardinhas Assadas, que inclusive são consideradas ícone da culinária local. É possível encontrá-las nas Festas dos Santos Populares, sendo preparadas em assadores espalhados por diversos bairros da capital, com um cheiro inconfundível.
Normalmente, são servidas sobre uma fatia de pão ou acompanhadas de pimentões grelhados e batatas cozidas.
CHOCO FRITO
Mesmo não sendo originário de Lisboa, mas sim de Setúbal, o Choco Frito é presença garantida nos cardápios dos restaurantes e na gastronomia em Lisboa. Cortado em tiras, o choco é envolvido por uma massa fina e regada com sumo de limão, acompanhado com salada e batatas fritas.
QUEIJO DE AZEITÃO
Geralmente servido como entrada com pães ou torradas, o Queijo de Azeitão é de sabor intenso e inconfundível, feito com leite de ovelhas. Como é uma pasta, pode ser colocado em lanches e até mesmo em sobremesas.
PASTEL DE BELÉM OU PASTEL DE NATA
Considerado um verdadeiro tesouro da gastronomia em Lisboa, o Pastel de Nata ou Pastel de Belém é preparado com ingredientes simples como ovos, leite, açúcar e farinha, sendo um segredo fechado a sete chaves a proporção de cada um dos itens.
Segundo os portugueses, quanto mais quente e mais polvilhado com açúcar e canela, melhor, principalmente, se harmoniza com café expresso.
OUTROS ITENS DE DOÇARIA PORTUGUESA
Quando o assunto é gastronomia em Lisboa, uma das tradicionais sobremesa é o Bolo-Rei, cujo nome está ligado aos Três Reis Magos, sendo servido durante a celebração de Natal.
Além dos famosos pasteis e do bolo, destaque também para os Fradinhos de Mafra, que são similares aos pasteis de nata, para os Travesseiros de Sintra, com creme de ovos e amêndoa, assim como para as Nozes de Cascais, a Marmelada Branca de Odivelas e o Toucinho do Céu.
BEBIDAS PARA HARMONIZAR
Claro que para harmonizar todas essas delícias da gastronomia em Lisboa, um bom vinho português é muito bem-vindo, principalmente, por conta das boas safras e rótulos de brancos, tintos, rosés e espumantes.
Para quem gosta de um vinho mais docinho, procure pelos rótulos produzidos na Península de Setúbal, como o moscatel, que possui aroma de flores de laranjeiras, sendo fortificado, licoroso e envelhecido em barricas de carvalho. Na mesma região, está a vila de Palmela com seus vinhos premiados como o tinto picante Castelão e o branco florido Fernão Pires.
Entretanto, quando falamos em Lisboa, a bebida mais popular e original é a Ginjinha, que é feita com cerejas ácidas e pode ser consumida gelada ou natural, podendo ser encontrada no Largo de S. Domingos, Terreiro do Paço, na Rua das Portas de Santo Antão ou pelo Carmo.
E aí, gostou de saber um pouquinho sobre a gastronomia em Portugal? Por aqui, a boca já está cheia d’água rs. Quem sabe no próximo verão Lisboa não entra na rota?
Um beijo e até o próximo post,
Gardens
LEIA TAMBÉM:
LISBOA PARA CADEIRANTES: OS 10 MELHORES PONTOS TURÍSTICOS
ALENTEJO E SUAS EXPERIÊNCIAS ÚNICAS
Crédito das fotos, informações e agradecimento: Turismo em Lisboa