[gtranslate]

Lisboa para Cadeirantes: Os 10 Melhores Lugares Turísticos

Lisboa para Cadeirantes: Os 10 Melhores Lugares Turísticos

Ano passado tive a alegria e o contentamento de levar minha mãe, que estava temporariamente com dificuldades de locomoção, para uma viagem à Lisboa de 7 dias. Ela tem problemas na coluna e estava também com uma forte inflamação no joelho, o que a impossibilitava de ficar mais do que alguns poucos minutos em pé, e portanto, caminhar muito, muito pouco. No máximo, dentro de casa, entre um cômodo e outro.

Quando ela escolheu Lisboa, eu já sabia que seria um desafio extra, pois Lisboa é uma cidade cheia de subidas e descidas. Quando eu digo cheia, é cheia mesmo, todos os bairros e em todas as esquinas você encontrará algum pedaço de rua ou quarteirão que seja uma subida. Então o planejamento da viagem teve apenas uma prioridade: Em Lisboa, encontrar os melhores lugares turísticos para cadeirantes.

Pesquisei bastante sobre Lisboa, capital de Portugal. Lisboa é conhecida por sua história rica, arquitetura encantadora e cultura dinâmica. Para viajantes cadeirantes, é essencial encontrar locais que sejam não apenas deslumbrantes, mas também acessíveis. Felizmente, de maneira geral a Europa está cada vez mais comprometida com o tema de acessibilidade, e Lisboa não está poupando esforços para garantir que todos os visitantes tenham uma experiência agradável e sem barreiras.

Neste post, cujo título já entrega tudo, Lisboa para Cadeirantes, listei os melhores lugares turísticos para cadeirantes que pude comprovar nesta viagem:

OBS: A lista não está em ordem de mais acessível/menos acessível

1. Lisboa para cadeirantes: Elevador de Santa Justa

Este icônico elevador liga a Baixa ao Bairro Alto e oferece vistas panorâmicas de Lisboa. Ele é acessível por rampas! Com certeza, haverá uma fila enorme, vá lá para o início e sinalize ao funcionário que você é cadeirante, assim ele liberará o acesso imediatamente. Esse elevador custa o preço de um transporte público, pois é considerado como tal (apesar de ser também um ponto turístico). Lá de cima, você vai entender o motivo dele ser uma parada obrigatória para cadeirantes (ou não) que desejam apreciar uma vista espetacular da cidade.

2. Lisboa para cadeirantes: Mosteiro dos Jerónimos

Um dos monumentos mais famosos de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos, é um exemplo impressionante da arquitetura manuelina. Ele possui acesso por rampas e elevadores, entretanto, o acesso é possível apenas ao andar térreo, mas a visita à igreja, na parte externa, e ao claustro, na interna, já fazem a visita valer a pena! Cadeirantes não pagam entrada, o que acaba sendo uma forma de compensação, devido a acessibilidade do local ser limitada.

Lisboa para cadeirantes

3. Lisboa para cadeirantes: Padrão dos Descobrimentos

Eu vou incluir aqui o Padrão dos Descobrimentos, mas fato é que não pude visitar com minha mãe nesta viagem. Apesar de existir uma plataforma de acesso que leva ao túnel, que cruza por baixo os trilhos de trem, uma vez que não tem como atravessar por cima (é tudo cercado), na minha visita, esta plataforma estava quebrada (em manutenção). Então tive de deixar minha mãe me esperando sentadinha, e fui correndo só para fazer algumas fotos. Não sei se há como verificar se a plataforma está ou não funcionando, mas por ser muito fácil ir até lá, do Mosteiro dos Jerónimos, não custa nada arriscar.

4. Lisboa para cadeirantes: Pastéis de Belém

Também no entorno do Mosteiro dos Jerónimos, e de fácil acesso à cadeirantes, fica a famosa doceria Pastéis de Belém (site oficial) Uma caminhadinha de 5 minutos do Mosteiro, e você experimentará um dos melhores pastéis de nata da cidade. Não tem como não ir. Muitos brasileiros deixam a visita para o último dia, compram vários pastéis e trazem na mala!

5. Lisboa para cadeirantes: Oceanário de Lisboa

Localizado no bairro chamado Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa é uma das maiores atrações de vida marinha da Europa. Ele é totalmente acessível para cadeirantes, com rampas suaves, elevadores e banheiros acessíveis. Todos os andares são acessíveis, há elevadores e rampas de fácil acesso. Eu e minha mãe passamos praticamente a manhã toda!

Lisboa para cadeirantes
No teleférico, que sai do lado do Oceanário

6. Lisboa para cadeirantes: Teleférico do Oceanário

O Teleférico também é uma opção imperdível, pelo passeio, pela vista lá de cima, e pela facilidade. Se você comprar o ticket em conjunto com o Oceanário, tem um bom valor de desconto para o acompanhante. Nesta visita, iríamos fazer a ida e a volta, mas como já estava tarde para o almoço, resolvemos ficar e almoçar por lá, mas embarcamos no teleférico sem a cadeira! Voltamos então ao guichê, explicamos a situação e eles colocaram a cadeira na próxima cabine, e em 20 minutos já estávamos novamente com a cadeira em mãos.

Bem próximo, cerca de 10 min de caminhada, após a faixa de jardim, tem uma avenida cheia de restaurantes, entre a Marina e o Teatro Camões. São vários restaurantes de cozinha internacional, barzinhos, hotéis, e lojas.

7.  Lisboa para cadeirantes: Shopping Vasco da Gama

Também na mesma região, há poucos minutos de caminhada, você chega no Shopping Vasco da Gama, que tem acesso por elevador à todos os andares. E como todo shopping, várias opções de restaurantes, cafés, e lojas. De lá, o acesso super fácil a entrada principal para chamar Úber.

Lisboa para cadeirantes
Dentro do Oceanário, acesso completo!

8. Lisboa para cadeirantes: Praça do Comércio

Uma das praças mais icônicas de Lisboa, a Praça do Comércio, é ampla, totalmente plana, e portanto com acesso fácil para cadeirantes. É um local ideal para passear, tirar fotos e aproveitar a vista do rio Tejo.

9. Lisboa para cadeirantes: Praça do Rossio – Rua Augusta

Cerca de 10 min de caminhada da Praça do Comércio, esse percurso dentro do centro histórico também é imperdível. Apesar das ruas serem revestidas com mosaico (a conhecida “calçada portuguesa”), é um passeio possível, apesar da trepidação e da atenção extra com obstáculos imprevistos.

10.Tours privados em Lisboa para cadeirantes

Lisboa oferece vários roteiros e tours com veículos adaptados que são ótimas opções para cadeirantes e também para pessoas com mobilidade reduzida. Você pode tanto contratar um motorista diretamente do seu hotel, ou pesquisar em sites como Civitatis. Há opção de passeios em tuk tuk também

Lisboa para cadeirantes: Dicas de atenção

  • Lisboa é uma cidade com muitas colinas e ruas de paralelepípedos. Recomenda-se usar calçados adequados e contar com um mapa para encontrar as rotas mais acessíveis. Grande parte das calçadas e ruas são revestidas de mosaico (pedras que formam desenhos, chamada de calçada portuguesa). São muito bonitas, mas muito escorregadias e irregulares, causando, no mínimo, trepidação para o cadeirante.
  • Verifique antecipadamente a acessibilidade de transportes públicos e outros serviços para garantir uma experiência tranquila.
  • Muitos hotéis e restaurantes em Lisboa têm instalações acessíveis para cadeirantes, mas é sempre bom ligar antes para confirmar. Inclusive checar a largura das portas do quarto e do elevador! Como minha mãe podia caminhar pequenas distâncias, deixávamos a cadeira na recepção do hotel.

Com essas dicas e sugestões de lugares acessíveis, tenho certeza que sua viagem a Lisboa será inesquecível, assim como foi a minha. Foi um sonho realizado poder proporcionar esses dias de passeio para minha mãe, e o melhor, permitindo que ela desfrutasse de tudo o que essa cidade encantadora tem a oferecer.

Boa viagem!

E aí, bora espalhar alguns sorrisos por aí?

Namastê!

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos!

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

Crédito das fotos: Acervo Pessoal Luci Orkov

POSTS RELACIONADOS

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

45 DICAS PARA SER MAIS FELIZ

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?