Localizada a aproximados 380 quilômetros da capital Porto Alegre, Bagé é uma das principais cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul. Apelidada de Rainha da Fronteira, a cidade tem uma diversidade turística para a mostrar aos que por lá chegam para visitar.
Estive na cidade duas vezes e “turistei” de maneiras completamente diferentes. Na primeira vez, fui em busca do enoturismo, já falado aqui no blog, através deste relato -> Rota das vinícolas. Já na segunda, fui descobrir seus casarões e o envolvimento no progresso e na Guerra dos Farrapos.
Hoje, posso falar com certa propriedade, mas não como expert sobre a cidade. E, por isto, o tema do post de hoje é o que fazer e onde ficar em Bagé, considerada um das treze cidades históricas do Estado do Rio Grande do Sul e um das cento e setenta e seis cidades históricas do Brasil.
Bagé e a Revolução Farroupilha
Palco de diversas batalhas sangrentas entre farrapos e imperialistas, a cidade era considerada estratégia devido a sua proximidade a fronteira com Uruguai e sua ligação com Rio Grande por via férrea. Protagonista do famoso cerco, que teve duração de aproximados 50 dias, a cidade foi completamente lastreada pelos imperialistas, impossibilitando os farrapos a saírem ou entrarem na cidade com suprimentos.
O que fazer?
1 – Prédios e casarões históricos
Reserve um tempo para caminhar pela Praça Silveira Martins e seus arredores e descubra os casarões construídos pelos estancieiros durante o período áureo.
2 – Museu Dom Diogo de Souza
O prédio mais bonito e imponente de Bagé foi projetado inicialmente para ser um hospital destinado a comunidade portuguesa, mas acabou virando Enfermaria Militar e depois tantas outras instituições, todas elas destinadas ao ramo da saúde.
Após uma bela reforma e restauro em 1975, o prédio com várias influências arquitetônicas virou o Museu Dom Diogo de Souza, que abriga atualmente um importante acervo da Guerra dos Farrapos (inclusive a única bandeira farroupilha que restou), da Guerra do Paraguai entre outras relíquias.
Informações – Museu Dom Diogo de Souza:
Endereço: Rua Emílio Guilayn, 759
Telefone: (53) 3242 8244
Horário: Terça a Sexta entre 8:30 e 11:30 – 14:00 e 18:00; Sábado e Domingo entre 14:00 e 18:00
Email: museudomdiogo@hotmail.com
Valor do ingresso: R$ 5,
3 – Palacete Pedro Osório
O palacete de estilo neoclássico, feito com mármore, bronze, vitrais e ferro fundido foi construído no início do século XX pelo médico Pedro Osório.
Atual prédio da Secretaria da Cultura, o prédio já foi palco de várias reuniões políticas durante a Revolução de 1923, sendo totalmente restaurado com recursos do BNDES em 2008.
Informações – Palacete Pedro Osório:
Endereço: Avenida Tupy Silveira. 1.436
Telefone: (53) 3242 6012
4 – Catedral São Sebastião
Totalmente bombardeada durante a Revolução Farroupilha e reconstruída anos mais tarde, a imponente e bela Catedral São Sebastião fica localizada na Praça da Matriz leva o nome do padroeiro da cidade.
5 – Cidade Cenográfica de Santa Fé – filme O Tempo e o Vento
Praticamente em estado decadente, a Cidade Cenográfica de Santa Fé está localizada a alguns quilômetros do centro da cidade e ainda é uma das atrações turísticas mais procuradas em Bagé.
A decadência do cenário, feito a base de compensado, se dá pelo fato da construção ter sido projetada para durar apenas seis meses e não ter tido nenhum tipo de restauro posterior.
Por lá ainda é possível fazer a visitação do lado externo do cenário e relembrar algumas cenas e construções que fizeram parte do filme, mas não se empolgue. É uma visita rápida e pelos seus arredores.
Informações – Santa Fé:
Telefone: (53) 3241 7958
Horário: Quarta a domingo e feriados entre 14:30 e 18:30
Dica: Antes da visita, ligue para saber se a atração está realmente aberta
Valor: R$ 5,
Aproveite a ida a Santa Fé e vá ao Parque do Gaúcho, que é ali bem pertinho. Durante as comemoração da Revolução Farroupilha há vários eventos e atividades que valem a visita.
6 – Centro Histórico Vila de Santa Thereza
Em um dia frio o mirante com vista para o casarão do Visconde Ribeiro de Magalhães é um bom local para escutar e sentir o famoso vento Minuano que os gaúchos bem conhecem. Já no verão ou em dias de sol (mesmo com o minuano) é um excelente local para tirar uma bela foto da paisagem.
Na vila estão localizados a bem conservada Capela Santa Thereza de Ávila, que tem toda a sua beleza formada em seu conjunto arquitetônico elegante e simples, e ainda um auditório de arquitetura moderna que abriga alguns festivais internacionais ao longo do ano.
Informações – Centro Histórico Vila de Santa Thereza:
Endereço: Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães
Telefone: (53) 3247 6861
7 – Tour pelas vinícolas da Região da Campanha
Basta ter um carro, um motorista que não beba e prestar atenção nas dicas que dei no post do blog sobre o tema. Não me estenderei mais, pois tem um relato exclusivo neste link -> Rota dos vinhos.
Observação: Não se atreva em bater de porta em porta, pois já fiz isso no começo do ano. Muitas vinícolas não estão preparadas ou não querem atender turistas e visitantes e temos que respeitar.
8 – Tour pelo cemitério
Macabro, mas existente, o tour pelas lápides do cemitério de Bagé é bastante procurado. Tal procura deve-se pelo fato de muitas construções serem verdadeiras obras de arte.
Onde comer em Bagé?
Infelizmente, as fotos que tenho no quesito gastronômico deixam a desejar, mas não poderia deixar de indicar alguns lugares para comer na cidade.
Almoço
Se a intenção é fazer um almoço rápido pelo centro, sem abrir mão daquele churrasco na brasa, vá ao Galeto e Churrascaria Mário. O restaurante não é frequentado por turistas e, sim por habitantes e trabalhadores de Bagé, tendo um bom atendimento e um buffet variado de almoço.
Endereço: Rua Hipólito Ribeiro, 31
Telefone: (53) 3242 5064
Outra sugestão mais sofisticada e localizada na entrada da cidade é a tradicional Betemps, que possui um menu de almoço com ou sem churrasco. Lá é praticamente o ponto de encontro dos figurões da cidade e local onde pudemos colher informações preciosas quando fizemos a Rota das Vinícolas.
Essa polenta com queijo é de comer rezando… |
Endereço: Avenida Santa Tecla, 1.626
Telefone: (53) 3242 3459
Jantar
Já durante o jantar prove o Kitchen Restaurante e Pizzaria, que também é aberto durante o horário do almoço e serve um comida maravilhosa, ou encare uma pizza de metro na La Piedra Pizza e Chopp.
Aos paulistas, uma dica. Todas as pizzarias no sul colocam queijo em qualquer sabor de pizza. Na dúvida, peça uma margherita e seja feliz!
Onde ficar em Bagé?
Hotel Fenícia
Para quem busca uma localização central, o Fenícia é certamente uma boa pedida em Bagé, uma vez que, está localizado em uma das principais praças da cidade, tendo fácil acesso a bancos, restaurantes e demais facilidades. Atualmente, o hotel está sob nova direção e passa por um visionário processo de reforma interna, com a intenção de vir um ícone hoteleiro para os que buscam praticidade e conforto.
Aos fãs dos vinhos e azeites da Campanha, uma boa notícia. O Fenícia possui quartos temáticos que foram totalmente reformados para atender este público. Entre os participantes estão a Azeite Batalha e as vinícolas Dunamis e Peruzzo. Nossa tropa (incluindo eu) teve a oportunidade de se hospedar nestes quartos durante a última ida a Bagé e a experiência foi muito bacana.
De todas as suítes, a que mais gostei foi da Dunamis, pela sua disposição e vista da cidade. E foi lá que fizemos um brinde a nossa viagem com um dos espumantes da linha da vinícola, obviamente.
Quartos temáticos
Todos equipados com ar condicionado, armário, amenities e com acesso gratuito ao WiFi, os quartos temáticos do Fenícia são uma atração a parte.
Suíte Vinícola Peruzzo (a que fiquei hospedada)
Suíte Azeite Batalha
Suítes Vinícola Dunamis (com dois quartos)
Café da manhã
O café da manhã do hotel é clássico, tendo uma variedade de pães, bolos, quitutes e frios, além dos tradicionais sucos, café e chá.
Além das suítes temáticas e do processo de reforma, o hotel possui algumas atividades voltadas ao turista convencional e também ao enoturismo. De tempos em tempos é feito uma espécie de tour pelas vinícolas da região e, fixamente há dentro do hotel, um espaço com vinhos e azeites das marcas acima citadas para os que querem adquirir seus rótulos sem ter que se locomover até a vinícola ou outro posto de venda.
Informações – Hotel Fenícia:
Endereço: Rua Juvêncio Lemos, 45 – Centro
Telefone: (53) 3242 8222
Website: http://feniciahotel.com.br/
Pousada do Sobrado
Para quem busca sossego e proximidade da natureza, a Pousada do Sobrado é o local ideal para ficar em Bagé. Fiquei hospedada por lá a primeira vez que estive na cidade e me encantei. Uma pena nunca ter visto por lá o Thiago Lacerda (leia o post), mas uma hora dará certo. O post com o meu relato independente sobre a pousada neste link do blog -> Review Pousada do Sobrado.
Informações – Pousada do Sobrado:
Endereço: Estrada dos Terra, S/N – Bairro Getúlio Vargas
Telefones: (53) 3242 2713 / 9956 0610
Site: www.pousadadosobrado.com.br
Reserva pelo Booking: http://www.booking.com/
********************
Leia outros posts de nossa Rota Farroupilha, com foco nas atrações turísticas:
Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?
Agradecimento ao apoio em Bagé:
– Ao Hotel Fenícia pelas cortesias de hospedagem e ao Galeto e Churrascaria Mário pela cortesia do almoço;
– As queridas Kaká, Durvalina, Iara e Anna Lenir da Baye Turismo por sempre nos receber tão bem em Bagé e cuidar da gente quando estamos na cidade. Para quem quiser contratar os serviços delas tanto para atividades em Bagé quanto para turismo de aventura na cidade ou em Minas do Camaquã, fica aqui o contato:
Email: bayeturismoeviagens@gmail.com
Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:
O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.
O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:
O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.