Ao longo dos dias que fiz a rota dos vinhos da Campanha em março deste ano, alguns produtores e empresários do ramo que encontrei pelo caminho, mencionaram várias vinícolas pequenas e charmosas na região que eu não poderia deixar de visitar em uma próxima oportunidade. A mais lembrada e citada foi de longe a Routhier & Darricarrère, não só pela qualidade do vinho, mas também pelo requinte e criatividade de seus rótulos.
Localizada em Rosário do Sul e fundada pelos irmãos franceses criados no Uruguai Jean Daniel e Pierre Darricarrère e pelo canadense Michel Routhier, a vinícola boutique é conhecida na região pelo seu “vinho da Kombi”, um corte de Cabernet Sauvignon com Merlot, cujo nome tecnicamente correto é ReD.
Tem este design no rótulo para simbolizar o espírito ousado e aventureiro de um de seus fundadores, Jean Daniel Darricarrère, que assim que se mudou do Uruguai para o Brasil em 1972, comprou uma Kombi (apelidada de Col) e foi rodar por nosso país juntamente com seu irmão Pierre, para conhecer inclusive nosso litoral.
Apesar da justa fama especificamente do “vinho da Kombi” pelo seu rótulo e por tudo o que ele representa para a vinícola boutique, há uma seleta gama de outros vinhos e espumantes que são muito interessantes e extremamente convidativos aos que possuem o paladar mais requintado. Para vocês terem uma ideia da sofisticação de seus vinhos, restaurantes como Copacabana Palace e Dom possuem Routhier&Darricarrère em suas cartas de vinhos.
Entre todos os rótulos que provei durante a agradável tarde que tive na Routhier&Darricarrère juntamente com o Anthony, um de seus proprietários, e as gurias da Rota Farroupilha, sem sombra de dúvida o meu predileto foi o espumante extra brut Província São Pedro. Apesar de passar pela cabeça que poderia ser bem mais seco, me enganei absurdamente. É leve, requintado e, por este motivo, foi o escolhido inclusive para ser servido na comemoração do meu aniversário agora em setembro.
Apesar da minha imbatível preferência, destaque também para o vinho rosé Marie Gabi, que é a grande aposta para agradar o público feminino no verão, e para a linha edição limitada Salamanca do Jarau com seus seletos Carbernet Sauvignon nas versões vinho e espumante de cor rosa alaranjada.
Quem estiver na região da Campanha também pode visitar a loja da vinícola e fazer degustação, mediante o pagamento de uma taxa. Por lá, os preços dos vinhos e espumantes são muito convidativos (em julho de 2015 – extra brut Província São Pedro a R$ 42, na loja da vinícola frente a média de R$ 60 – 70, na internet) e tenho certeza que você não sairá de lá com pelo menos uma garrafa.
Informações institucionais – Routhier&Darricarrère
Endereço: BR 158 – Km 473 – Rosário do Sul, Rio Grande do Sul
Website: http://www.redvin.com.br/
Email: redvin@redvin.com.br
Telefone: (55) 3286 2966
Como a Routhier & Darricarrère fica no meio da estrada, toda atenção na estrada é necessária para não perder a indicação da placa de entrada. Além disso, vá com alguém que não combine álcool e volante. É perigoso!
Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?
Agradecimento ao apoio:
– A degustação dos rótulos da Routhier & Darricarrère foi cortesia dos proprietários da vinícola. Agradeço pela atenção e gentileza do Anthony e de sua esposa, Gabriela.
Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:
O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:
O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.