Já ouviu falar em Alcântara? Esta cidade localizada no Maranhão, mais especificamente na Região Metropolitana de São Luís, teve uma enorme importância na história do Brasil colonial do século XVII, sendo inclusive reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.
Naquela triste época de escravidão e troca de domínio das terras brasileiras, Alcântara era habitada por barões e endinheirados favorecidos por este sistema e pela prosperidade da cana de açúcar e do algodão, que quando da abolição da escravatura, se foram, deixando como legado as ruínas de seus casarões, sobrados e afins e alguns edifícios que conseguiram manter sua arquitetura ainda de pé, graças as ações de conservação.
O bate volta desde São Luís à Alcântara é um mergulho profundo na história da vida real do Brasil e do Maranhão, assim como em suas curiosidades e quitutes. Apesar de estar localizada dentro da região metropolitana, engana-se quem pensa que o acesso é rápido entre uma cidade e outra.
Para chegar em Alcântara desde São Luís é preciso pegar uma embarcação com direito a pouco mais de uma hora de viagem. Entre as opções marítimas, prefira ir de catamarã, já que balança menos e não te molha durante o trajeto.
O QUE VER EM ALCÂNTARA?
Para mim, é fundamental que faça o passeio em Alcântara de forma guiada. Só assim entenderá em detalhes a história da cidade.
Quase que a totalidade dos turistas que vão à Alcântara tem interesse em conhecer mais de perto suas ruínas e arquitetura coloniais. Entre os pontos de visitação no Centro Histórico está a Praça da Matriz, local em que a antiga cadeia virou a sede da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores da cidade. Por ali, também está o primeiro pelourinho do Brasil, que permanece em seu formato original, o Museu Casa Histórica de Alcântara e, claro, as ruínas que ali ainda lutam para permanecerem como parte da paisagem, como a da Igreja de São Matias.
Pelo caminho, casarões, sobrados, mansões de todos os tipos, conservados ou em ruínas para que você viaje no tempo enquanto o guia explana sobre a arquitetura, pintura e acontecimentos. Outro local de interesse e obrigatório é a visita à Casa de Cultura Aeroespacial, que traz em fotos, fatos e alguns objetos, os lançamentos e história espacial brasileira. A visita também pode ser guiada e é bem interessante para os apreciadores do assunto.
O Centro Espacial de Alcântara (CEA), por questões de segurança, está localizado bem afastado da cidade, sendo a entrada restrita.
DOCE DE ESPÉCIE: VOCÊ CONHECE?
Quando estiver em São Luís, dificilmente, não ouvirá falar no doce de espécie, que é típico do Maranhão e originário de Alcântara. Sua receita leva coco ralado, açúcar, farinha de trigo e outros ingredientes, que o equiparam no sabor a um bombocado. É delicioso e, quando provar, certamente pedirá bis.
Como curiosidade, o doce de espécie origina-se de uma tradição açoriana, sendo distribuído durante a Festa do Divino aos moradores de Alcântara. Outra curiosidade é que o doce de espécie é feito e distribuído pelo Sr. Antônio, morador da cidade e herdeiro da receita, para comércios em Alcântara e São Luís.
Durante o tour, uma parada na casa/comércio do Sr. Antônio, para a compra do doce de espécie para comprar e levar, é obrigatória!
QUEM FAZ O TOUR GUIADO POR ALCÂNTARA?
À exemplo dos demais tours que fiz em São Luís e arredores, indico de olhos fechados, o André Gutemberg, que foi meu ponto focal nos dias que por lá estive. Os contatos dele são: Whatsapp -> (98) 8849 2368 / Instagram -> André Gutemberg
Uma coisa extremamente importante antes de agendar sua ida à Alcântara é checar a tábua de maré. O motivo? A ida até a cidade acontece de forma marítima e a tábua da maré determinará o horário, assim como se no dia que escolher terá a travessia. Tanto o André quanto eu recomendamos que faça a travessia de catamarã, já que balança muito menos.
QUANTO CUSTA O TOUR GUIADO POR ALCÂNTARA?
O tour guiado por Alcântara custa R$ 180, por pessoa e inclui: transfer do hotel até a base marítima, o ticket da travessia e o guia. Entre o transfer, tour guiado, almoço/pausa para um lanche e retorno, separe o dia todo.
Em média, a duração é entre 2 e 3 horas e, aproveito para deixar uma dica de ouro. O calor em Alcântara é ainda maior que em São Luís. Por isso, leve água, passe protetor solar e, de preferência, use um boné ou chapéu durante todo trajeto.
E aí, gostou da dica sobre Alcântara? Leia também minhas dicas sobre o que fazer em São Luís e nas Fronhas Maranhenses.
O QUE FAZER EM SÃO LUÍS: PASSEIOS, RESTAURANTES E HOSPEDAGENS
FRONHAS MARANHESES: RAPOSA E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
GOSTOU DAS DICAS SOBRE O QUE FAZER EM ALCÂNTARA E O TOUR GUIADO? QUER ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?
O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:
- Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
- Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
- Alugue o carro para sua viagem de carro pela Paraíba com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.
Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂