[gtranslate]
o que fazer em são luís lugares para conhecer no maranhão

O que fazer em São Luís do Maranhão: arte, gastronomia, praias e atrações imperdíveis

Procurando o que fazer em São Luís? Também procurei e muito informações sobre a cidade e, confesso, que não achei muitas informações a respeito. Independentemente desta tentativa frustrada, uma vez na cidade, não tinha como não colocar o meu relato, assim como dar dicas sobre passeios, praias, atrações imperdíveis e lugares bacanas nos arredores.

Antes de começar a dar as dicas e o relato, alguns dados básicos. São Luís é a capital do Maranhão e, pertencente “politicamente” e para fins territoriais a região Nordeste, mas na essência geográfica, é facilmente enquadrada na região Norte. A cidade é uma das capitais com maior número de pessoas pretas no Brasil, já que muitos escravos aportavam nos arredores quando vindos da África. 

Este é apenas um dos motivos, a exemplo de Salvador, da cidade ser tão rica culturalmente. Apesar da herança portuguesa nos famosos casarões, sobrados e afins nas ruas do Centro Histórico, este mesmo centro respira fortemente a cultura africana, as artes, a escrita e a poesia, para nossa alegria. Não à toa São Luís é Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. 

o que fazer em são luís

São Luís é, sem dúvida, uma imersão cultural riquíssima do que ficou e ficará em solo brasileiro. Fiquei muito impressionada com tal riqueza cultural, para além dos artesanatos em buriti e das manifestações de arte. Também fiquei muito impressionada ou seria indignada de como esta joia brasileira não é amplamente divulgada e visitada por nós, cidadãos brasileiros, principalmente, após a revitalização de seu Centro Histórico (exigência da Unesco), que é bem seguro, por sinal. 

Eu mesma, achei um absurdo conhecer São Luís e outras localidades maranhenses somente em 2024. Fiquei postergando por conta da restrição de período para visitar os Lençóis Maranhenses, mas enfim, cá estou para consertar, já que quero voltar em breve a São Luís e a outros destinos maranhenses. 

Bora para o motivo pelo qual vieram para por aqui?

O QUE FAZER EM SÃO LUÍS?

CENTRO HISTÓRICO

Caso você esteja com o tempo limitado na cidade ou não é mandatório conhecer o Centro Histórico de São Luís. A melhor opção é fazer um tour guiado com um guia experiente para que conheça história, folclore e legado não só de São Luís. Recomendo demais o André Gutemberg, que fez o meu guiamento e de outros colegas em dias distintos. Além do André conhecer muito sobre a história, ele dá dicas ótimas de eventos culturais que rolam na cidade durante nossa estada. Vou deixar o contato dele aqui para que entrem em contato: (98) 8849 2368 – Ele também faz passeios para outras localidades no estado, fica a dica. 

O tour que fiz com ele é na verdade um city tour (R$100,) que começa de carro pela parte mais nova e moderna da cidade (falarei mais pra frente) e termina no Centro Histórico de São Luís. Preparem as pernas, águas e protetor solar porque além de caminharmos muito, o calor também é forte. Sugiro que deixem a parte histórica para depois das 14:30.

o que fazer em são luís

Vale a pena também visitar o Centro Histórico de São Luís a noite, já que além de uma iluminação especial é mais fresco. Converse com o André que ele sabe quais eventos bacanas rolam a cada dia. Entre suas indicações, pudemos assistir, em uma de suas ruas, ao Tambor de Crioula, uma experiência muito interessante. Para quem não sabe trata-se de uma manifestação cultural em que somente mulheres dançam e demonstram, por meio do “bater” do umbigo uma da outra na troca da roda, que a mulher tem o poder da fertilidade.

o que fazer em são luís

COMO FUNCIONA O TOUR GUIADO PELO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS?

Pelo centro passamos por locais como a Rua Portugal, famosa rua das fachadas com azulejos portugueses, a Morada da Arte, onde os artistas moram e criam suas artes, a Prefeitura, o Palácio dos Leões (sede do governo estadual), a Praça dos Poetas e, claro, por muitas ruas azulejadas, becos e pela famosa Rua do Giz. 

Assim que termina o city tour guiado, o André prepara uma surpresa pra lá de especial em parceria com a loja O Buriti e com o Buriteco, que nos oferece uma degustação de itens que são clássicos regionais como o gin Luar, o guaraná Jesus, o pastel de queijo coalho e o biscoito Zé Pereira. Vale muito a pena conferir as peças produzidas pela loja O Buriti e os demais itens à venda. Como o próprio nome menciona, muita coisa linda produzida com buriti é encontrada por lá. São diversas opções que vão desde artigos para casa e mesa, vestuário até artesanato. 

o que fazer em são luís

Gostei desta opção de tour porque depois te deixa livre para dar um giro nas lojas e pelos museus. Na lista sobre o que fazer em São Luís não tem como não incluir o Teatro Arthur de Azevedo e os interessantíssimos museus, já que são dezenas, com visitas guiadas e gratuitas, para que faça uma verdadeira imersão nas culturas local, popular, brasileira e de outras nacionalidades. Entre os museus, há algumas opções interessantes como o Museu do Reggae, da Gastronomia, Histórico e Artístico, Casa do Tambor de Crioula, Casa da Festa e Casa do Maranhão, por exemplo. Também não deixe de visitar o mercado Casa das Tulhas, também chamado de Feira da Praia Grande. 

PARTE MODERNA E PRAIAS EM SÃO LUÍS

Caso opte por fazer o city tour, a parte do que eles chamam de São Luís moderna é feita de carro, passando pelas principais praias, pela placa da Ilha do Amor e pela famosa Champs Mall, é que um ótimo centro gastronômico pra lá de instagramável, que também é indicado para ver o belíssimo pôr do sol da cidade. Por lá os restaurantes são divididos em espécie de lojas (daí vem o nome mall) e possuem bangalôs à beira mar. Uma graça de lugar, além de ser super badalado!

o que fazer em são luís

Antes de falar de quais são as praias em São Luís, um dado importante. Não espere encontrar um mar de tom azulado ou esverdeado o ano todo, principalmente, se for na época da chuva (janeiro a maio/junho) ou próximo ao pós chuva. O tom mais turvo da água do mar se dá não só pelas chuvas, mas também por conta dos rios que por lá desembocam, assim como dos vários minerais.

Como estive na capital maranhense no final de setembro, me deparei com a cor do mar mais claro, e até com um tom esverdeado em alguns pontos. Vale também dizer que em anos anteriores nem todas as praias estavam  próprias para banho, mas este fato teve uma reviravolta. Para checar a qualidade da água e balneabilidade, acesse este mapa interativo oficial

Entre as melhores praias de São Luís estão a Praia de São Marcos, do Calhau, da Ponta d’Areia (onde está o Champs Mall Península), do Meio, do Olho d’Água, do Araçagy e do Amor. A melhor infraestrutura você encontrará na Praia de São Marcos. As praias são relativamente seguras, mas a recomendação é de que não transite em algumas delas sozinha (o) durante a noite, o que não é nenhuma novidade em outras capitais litorâneas. 

QUANTOS DIAS FICAR EM SÃO LUÍS?

Pelo tanto de coisas que escrevi sobre o que fazer em São Luís não tem como só dar uma passada pela cidade quando for aos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e demais atrações no estado, né não? A capital maranhense é riquíssima culturalmente e gastronomicamente falando e muitos desconhecem porque não há informação suficiente nos meios digitais, uma pena. 

o que fazer em são luís

O maior pecado dos turistas é subestimar São Luís e fazer somente uma rota de passagem. Fiquei deslumbrada com a cidade e quero voltar mais vezes para conhecer inclusive a festa de São João, que segundo o guia André Gutemberg é super animada e recheada de atrações e manifestações culturais. Dá até para combinar com uma ida depois para os Lençóis, né não?

De verdade, sugiro pelo menos dois dias inteiros em São Luís, sendo um para conhecer suas praias, o Champs Mall de dia etc, e outro para fazer um tour guiado pelo Centro Histórico e pelos museus da cidade. Não sei se sabem, mas a cidade é o berço de vários poetas brasileiros. Daí vem o nome Ilha do Amor, já que transformaram seus sentimentos ou alheios em poemas. 

A cidade de São Luís é considerada também a capital nacional do reggae. Uma vez na cidade é obrigatório ir ao Bar do Nelson, o mais tradicional e raiz. 

ALCÂNTARA E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 

Reserve mais dois dias em São Luís para ir um dia à histórica cidade de Alcântara e outro às Fronhas Maranhenses, que inclui a cidade de Raposa e de São José de Ribamar. O querido guia André Gutemberg que fez os dois passeios no esquema bate volta desde São Luís para mim e a turma que foi aos Lençóis Maranhenses. 

o que fazer em são luís

A única coisa que não achei legal na cidade de Raposa foi a sujeira que encontramos no pórtico, quando do embarque para as Fronhas Maranhenses e pelas estradas que passam pela cidade como um todo. Uma pena, mas para compensar nada como o delicioso, agradável e limpíssimo restaurante da Elis Capote e as próprias Fronhas Maranhenses, que podem ser visitadas durante todo ano, diferentemente dos Lençóis Maranheses 🙂 

RESTAURANTES EM SÃO LUÍS

Sem dúvida, uma das melhores capitais brasileiras para comer! E te digo mais, o tamanho dos camarões é de responsa. Não tem nada de camarão PP e P rs – Há uma lista bacanuda de maravilhosos restaurantes em São Luís, que deve encaixar entre um passeio e outro.

RESTAURANTES NOS HOTÉIS DE SÃO LUÍS  

Para quem estiver hospedado no Blue Tree Towers ou no Brisamar Hotel, duas dicas gastronômicas valiosas: 8 Restaurante e Casa de Juja, respectivamente. 

Localizado na parte interna do Blue Tree, o Oito Restaurante aproveita bem a elegante decoração do salão de café da manhã do hotel e suas ilustrações em quadros da São Luís antiga. Além de opções de pratos que é difícil escolher no cardápio, destaque também para a carta de drinks, assim como as entradas. 

o que fazer em são luís

Gostei muito do bem servido vinagrete de polvo (R$ 26) que é muito similar a um ceviche. Vai muito bem quando estiver na piscina do Blue Tree, minha melhor escolha. Para o jantar, sugiro de entrada a Serpente Encantada (R$ 54) que traz camarão crocante, lula, polvo e bacalhau em uma cama de purê e molho de cuxá. Como prato principal, a Pescada ao mar que corre (R$ 63) com pescada amarela ao molho de coco verde, arroz de cuxá e purê de banana da terra. Tudo de comer rezando! 

O ateliê de gastronomia Casa de Juja tem diversos pratos saborosíssimos e criados pela própria Juja, que infelizmente não está mais aqui, mas deixou suas receitas e legado para seus filhos Luana e Lula. Localizado dentro do Brisamar Hotel, uma excelente pedida para quem quer comer bem, sem esperar quase nada e ainda apreciar o mar. 

o que fazer em são luís

Entre os pratos destaques para os deliciosos Arroz do Mar (lagostinhas, camarões, patinhas de caranguejo e mexilhões misturados a um arroz cremoso no valor de R$ 105) e para o Sonho de Juja (camarão com creme de aipim, queijo coalho e milho verde, acompanhado com arroz a R$ 150), prato que ela criou por meio de um sonho que teve. No ateliê vale também dar aquela parada para um drink e uma porção de dadinhos de tapiocas, que foi o melhor que comi até hoje! Para quem for à Atins, há uma unidade da Casa de Juja por lá. 

RESTAURANTES EM SÃO LUÍS – CENTRO HISTÓRICO, PENÍNSULA ETC

Claro que há também uma série de excelentes e tradicionais opções de restaurantes em São Luís. No Centro Histórico estão o Cafofinho da Tia Dica, que foi por muitos anos funcionária de Juja, e o Flor de Vinagreira, que é pra lá de instagramável, sendo parada obrigatória, nem que seja apenas para um drink.

o que fazer em são luís

Almocei no Cafofinho da Tia Dica, pedindo um camarão grelhado com arroz de cuxá e salada (R$ 84), que era para uma pessoa, mas serve bem 2 pessoas. Já no Flor de Vinagreira, dividimos um prato chamado Mix de frutos do mar com camarões, lulas, pescada, lagostinhas grelhados por R$ 254, para tranquilamente 3 pessoas. 

Além destes restaurantes, outros que não tive a oportunidade de conhecer, mas que são extremamente recomendados, que são o Cabana do Sol e sua carne de sol, o Restaurante do Senac, assim como o Azeite e Sal Praia, Qua4tro Bar e o Çavá, todos estes três no Champs Mall. 

HOTÉIS EM SÃO LUÍS EM QUE ME HOSPEDEI

Para fechar este texto sobre o que fazer em São Luís, claro que não pode faltar as opções de onde ficar na cidade. Há ótimas opções para todos os gostos e bolsos. Os hotéis, na sua grande maioria, são de bandeiras locais. 

Fiquei hospedada no aconchegante Blue Tree Towes São Luís, que está localizado não tão perto do burburinho e em um dos bairros mais nobres da cidade, o que proporciona aos seus hóspedes a paz e sossegos merecidos. Um dos meus cantos favoritos no hotel, além do Oito Restaurante e suas especialidades, é a área da piscina, que inclusive é preparada para acessibilidade de cadeirantes. Ficar por ali, tomando um drink com um vinagrete de polvo e dando um mergulho de vez em quando é algo para fazer quando estiver por lá. 

o que fazer em são luís

Se der uma preguiça boa, ali mesmo tem o spa, para que você possa relaxar de vez. O espaço é uma graça e tem uma série de terapias à escolha. Por falar nesta área da piscina, algo que achei bem interessante foi a academia por ali também. Afinal, após um bom treino e uma ducha, nada melhor que dar um mergulho para finalizar, né não? 

Gostei bem também da configuração da acomodação, que além de muito bem decorada, na área do chuveiro tem um vidro que dá para o quarto, dando um toque especial. Destaque também para os quartos com varanda frente à piscina e/ou frente mar, que claro, são os mais concorridos. Agradeço demais a simpatia do time da recepção e a Luciana Amaral, que tão bem me receberam durante minha estada. Por conta do hotel ser bem concorrido, é importante reservar com antecedência seu quarto.

o que fazer em são luís

Além do Blue Tree Towers, fiquei também no Brisamar Hotel, que é uma categoria abaixo, mas bem aconchegante e com ótima localização. O café da manhã é feito pela Casa de Juja, que dispensa comentários, e há opções de quartos com varanda de frente para o mar. Vale também dar uma pausa para um gin tônica com queijo coalho no final do dia, fica a dica. 

OUTROS HOTÉIS EM SÃO LUÍS RECOMENDADOS 

Além das opções acima, considere também o Costa Atlântico Hotel, que está localizado no bairro nobre do Calhau, ideal para quem vai misturar negócios com lazer, e quer ficar próximo a shoppings, praias e ao centro da cidade. 

Para quem busca um hotel econômico, prático e confortável, minha sugestão é o SLZ Lagoa Hotel, que está localizado no bairro do Renascença, ao lado da área de lazer da Lagoa da Jansen e próximo as praias de Ponta da Areia e São Marcos, infraestrutura comercial, ao Shopping Tropical e pertinho também do Centro Histórico.

E, por fim, o Hotel Luzeiros São Luís, que fica de frente para o mar e próximo a diversos restaurantes e infraestrutura. Foi bem mencionado por algumas pessoas que estiveram comigo na expedição aos Lençóis Maranhenses. 

o que fazer em são luís

Por fim, uma última curiosidade, a maior comunidade quilombola aberta no Brasil fica em São Luís. Infelizmente, não tive a oportunidade de visitar, mas certamente já está na minha programação para a próxima ida à capital maranhense. 

E aí, gostou do texto sobre o que fazer em São Luís? Espero que tenha te ajudado a planejar melhor sua viagem pelo destino. Já já volto para falar sobre os Lençóis Maranhenses, Raposa e, claro, as Fronhas Maranhenses. 

 

LEIA TAMBÉM: 

ROTEIRO DE CARRO PELA PARAÍBA 

ROTEIRO PELO LITORAL NORTE DA BAHIA

GOSTOU DAS DICAS SOBRE O QUE FAZER EM SÃO LUÍS? QUER ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link

 

  • Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação

 

  • Alugue o carro para sua viagem de carro pela Paraíba com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão. 

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂  

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?