pensamentos de suicidio

AUMENTO DE 367% NAS TENTATIVAS E PENSAMENTOS DE SUICÍDIO EM EMPRESAS

Entre as matérias que recebi no mês passado sobre o Setembro Amarelo, uma me chamou especial atenção. Um levantamento realizado pela Mental Clean com 300 empresas apontou que os índices de tentativa e ideação suicidas tiveram um aumento de 367% em 2023 comparado com 2022. 

De acordo com a consultoria, caso não tivessem ações do Setembro Amarelo de conscientização, discussões e ações para apoiar pessoas que têm buscado ajuda, o aumento poderia ter sido maior. 

Ao longo da pandemia, foi perceptível o aumento das ideações e tentativas de suicídio nos programas de saúde mental das empresas, sendo 31 anos a média de idade das pessoas atendidas. Dentro deste dado, 66% das pessoas eram mulheres. É importante observar que pessoas de todas idades fazem parte do grupo de risco, já que uma das chaves para o suícidio é o sofrimento emocional extremo. 

A sensação de ser um fardo, o desespero e a desesperança são sentimentos comuns a quem passa por esse tipo de situação. Por isso, é de extrema importância uma atuação imediata de apoio e orientação não só para a pessoa, mas também aos familiares, colegas de trabalho e empresa. 

Para identificar se há alguém por perto com algum pensamento suicida, observe os sinais de alerta. Vão desde a mudança de comportamento mais explícita, com isolamento e falas sobre o desejo de morrer, até itens sutis, como a diminuição do autocuidado de forma gradual.

LEIA TAMBÉM:

45 IDEIAS PARA SER FELIZ

QUAL É O SEU PROPÓSITO DE VIDA?

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?