Você sabe qual é o seu propósito de vida?

Com todas as reflexões provocadas durante esta interminável quarentena, recheada de Big Data e comunicação de todos os tipos, esta é uma pergunta que deve(ria) ter passado na sua cabeça pelo menos por uma vez. Afinal, quando se entende qual é o seu papel na sociedade e o que quer de sua vida, suas relações, ações e reações são muito mais assertivas. 

Eu, por exemplo, faço um balanço mental semanal sobre minha evolução, onde quero chegar e quem quero ter ao meu lado na vida pessoal e profissional. Com isso, consigo ter foco e evoluir como ser humano de forma harmônica. 

Quando reflito quem tenho sido em tempos de quarentena, ainda não formei uma opinião concreta, mas a certeza de que evolui e não pirei torna-se mais presente a cada dia que passa. Acordo e durmo com o mesmo mantra do bora, bora que preciso ajudar a construir um mundo mais leve e melhor. Um mundo com mais humanização e menos horror. 

qual e o seu proposito de vida

QUEM É VOCÊ? QUAL É O SEU PROPÓSITO DE VIDA?

Creio que esta postura vem do fato de saber quem sou eu de verdade, de exercer corretamente as válvulas de escape não somente durante o isolamento social, além do meu foco no propósito de vida. Sinceramente, não tive por sequer UM DIA (one single day) sentimentos angustiantes, tediosos ou ruins, mesmo que em pensamentos. 

Claro que me abalo com as vidas que se foram, com a situação das pessoas vulneráveis, assim como com a sensação de desespero e a incerteza destes tempos sensíveis que passamos e ainda passaremos. Fui diretamente e extremamente afetada em meus negócios. Entretanto, a serenidade e o propósito fazem com que leve palavras amigas e confortantes, principalmente, nas mentorias de carreira e descompressão que tenho dado durante este período. 

Não são raras as pessoas que tem me procurado neste momento para encontrar um pouco de paz e alento. Modéstia à parte, claro que isso é reflexo do que prego, do meu propósito e da credibilidade pessoal e profissional que transmito. Alguns podem até pensar que não é possível existir um ser de luz assim na Terra. Acredite, existe! E faço parte deste time…rs

Exceto pela situação pandêmica propriamente dita, o que muitos leitores e colegas do mercado corporativo tradicional ou não passam neste momento de forma agressiva e inesperada, tive quatro longo anos para me adaptar no meu pós virada de chave. 

proposito de vida

ROTINA E ADAPTAÇÃO 

Há anos trabalho em home (beach or countryside) office full time. Com isso, faço meu próprio almoço, lavo louça entre outras tarefas domésticas, que inclusive me relaxam. Também exclui hábitos de consumo supérfluos e passei a dar maior valor ao dinheiro que ganho e gasto. Ou seja, esta parte evolutiva do isolamento social já é fase superada em meu cotidiano. 

Brinco com os amigos com a seguinte pergunta: Você quer descobrir sozinho ou quer que eu conte mais sobre esta adaptação? Sei que muitos voltarão aos velhos hábitos, o que será sinônimo de que não aprenderam nada com o isolamento, mas deixemos esta reflexão de lado, por enquanto.

CARREIRA E PROPÓSITO DE VIDA

Até hoje, quando conto por cima da minha carreira e atual estilo de vida, muitas pessoas dizem que é preciso ter coragem para sair do mercado corporativo tradicional. Atualmente, digo que esta conclusão é errônea. Na verdade, não foi bem coragem que tive e, sim, entendi qual era o meu propósito de vida. Além disso, demorei para perceber que nunca saí do mercado corporativo. A diferença é que ao invés de estar de um lado da mesa, estou do outro. Antes era uma executiva executora, hoje sou uma facilitadora para executivos.  

Esta demora na percepção é natural porque fez parte do meu processo de autoconhecimento. Entender o propósito de vida é incrível! Te torna mais produtivo, mais motivado e mais humanizado. Te traz para o eixo e ainda faz com que suas relações pessoais e profissionais sejam muito melhores. 

Claro que não é de uma hora para outra que entenderá qual é o seu. É importante exercitar na sua mente todos os dias ou todas as semanas o que quer para si e quão feliz está em suas relações. Que fique claro, que de longe esta não é uma provocação para mudar de emprego, profissão ou afins. É sim uma provocação para que desperte a pessoa que é e o que tem de melhor em você! 

mulher fazendo pose na Estrada Velha de Santos pensando em qual e o proposito de vida

QUAL É A MARCA QUE QUER DEIXAR NO MUNDO? COMO QUER SER LEMBRADO PELAS PESSOAS?

O meu propósito profissional é inspirar e estimular pessoas a terem mentes equilibradas e rotinas mais leves por meio de suas efetivas válvulas de escape. Atualmente, apoio indivíduos em mentorias de transição de carreira, assim como organizações e seus colaboradores em programas e mentorias de descompressão. Só foi possível chegar nesta missão depois que entendi que tinha que transmitir de alguma forma a leveza, o aprendizado e a experiência que carrego nestes mais de 25 anos de carreira profissional. 

Já o meu propósito de vida pessoal é continuar com esta força e alegria de viver, carregando um belo sorriso no rosto, mesmo em dias difíceis, além de estar perto sempre que possível da natureza e longe, sempre que possível, de pessoas nocivas, que não agregam e/ou de ambientes pesados. Não quero passar por esta vida de forma medíocre e em branco, quero ser lembrada por ter feito diferença positivamente na vida das pessoas. Sei que minha estrela nasceu pra brilhar e que tenho que ralar muito ainda para festejar outras conquistas e levantar de cabeça erguida de outros tropeços!

Levo a vida leve porque já tive pressa de viver, sem pensar muitas vezes no que queria. Só trabalhava, trabalhava e não enxergava o quão importante é estar bem e ter bem-estar no entorno. Carrego paz no coração, dinheiro o suficiente pra ter estabilidade financeira e excesso de auto estima e amor próprio para doar amor ao próximo. 

Espero que tenham gostado do texto e que não esqueçam de viver com propósito de vida pessoal e profissional. Deixo também outras duas opiniões. Uma extraída do blog do Wendell Carvalho e outra do blog Mulheres Bem Resolvidas

LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER PARA NÃO PIRAR NA QUARENTENA?

COMO MANTER A SUA MENTAL NA QUARENTENA?

HUMANIZAÇÃO: QUE VENHA PRA FICAR, POR FAVOR!

O VALOR DO DINHEIRO NA VIDA DAS PESSOAS

POR QUE NÃO LARGAR SUA CARREIRA PARA EMPREENDER?

AUTO ESTIMA: DÊ UM UP NA SUA!

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?