Você já ouviu falar sobre score de crédito? Score de crédito nada mais é que uma pontuação que é designada a cada brasileiro conforme seus pagamentos e suas interações com o mercado de crédito. Essa pontuação é de suma importância para cada cidadão, pois muitos órgãos a utilizam para conceder empréstimos, financiamentos, liberação de limite, etc.
Toda vez que realizamos uma compra, um financiamento, um empréstimo ou qualquer interação com o mercado de crédito em que fornecemos nosso RG, CPF ou informações pessoais para uma nota fiscal, por exemplo, essas informações compõem a base estatística do nosso score. Quanto mais interações realizamos com o mercado e honramos com os compromissos firmados, a pontuação tende a aumentar.
Ter um score considerado baixo pode atrapalhar e muito em algumas situações, como por exemplo quando ocorre a necessidade de financiar a casa própria. Os concedentes de créditos avaliam que uma pessoa que possui um score baixo é uma “mau pagadora”.
> Como posso saber o meu score?
Dentre vários modelos estatísticos que mensuram o score, dois se destacam mais:
A pontuação do Score vai de 0 até 1000 pontos. Pode-se dizer que um score é baixo quando esse se encontra abaixo de 350 pontos, que é de risco moderado quando está na faixa e 351 até 700 pontos e de risco muito baixo quando está acima de 701 pontos.
Conforme já dito anteriormente, um score considerado baixo demonstra para as instituições financeiras que você é um “mau pagador” e corre o risco de não honrar seus compromissos financeiras nos próximos 12 meses, o que acaba dificultando financiamento, crédito e causa o aumento de taxas proporcionadas a você.
Além disso, sabe aquele cartão de crédito sem anuidade que você sempre quis? Muitas vezes as pessoas acabam não conseguindo ele ou até mesmo o aumento do seu limite, devido ao score não estar em padrões de baixo risco (acima de 701 pontos).
> Como aumento o meu score?
O seu score está em constante mudança, conforme sua interações com o mercado. Por isso existem maneiras de você melhorar o seu score com atitudes relativamente simples:
- Mantenha dados cadastrais sempre atualizados;
- Abra o cadastro positivo no Serasa;
- Pague suas contas em dia;
- Pague suas contas adiantado, se possível;
- Tenha investimentos;
- Quite dívidas que estão em atraso.
Além disso, coloque contas de água, energia, etc em seu nome para mostrar que você tem um histórico e honra com seus pagamentos mensalmente.
Fico alguma dúvida? Comenta aqui embaixo.
Um abraço,
Fon