[gtranslate]

Como fazer biscoitos natalinos de tâmaras com canela

Biscoitos natalinos feitos com tâmaras e canela são deliciosos, uma opção bacana para presentear os amigos e a família. E caso você não tem muita habilidade para decorar biscoitos com bicos de confeitar e glacê, essa receita é perfeita.Tâmaras lembram a minha infância na casa da minha vó, que preparava delicias inesquecíveis, ela amava tâmaras e sempre aparecia com um pratinho cheio delas, dizendo que as tâmaras eram as frutas do rei, e todas as princesas precisavam comer para ficarem fortes e corajosas. Tardes inesquecíveis, cheias de brincadeiras e gostosuras para a hora do lanche. Essa receita é uma singela homenagem a todas as avós que alimentam seus netos com delícias e muito amor.

IMG 1355

 

Biscoitos natalinos de tâmaras com canela

Ingredientes:
200 gramas de tâmaras sem caroços;
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 ovo
2 colheres (sopa) de água quente;
1 colher(sobremesa) de canela;
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio

Para enfeitar:
Açúcar cristal quanto necessário (Usei doçucar União);
1 clara de ovo levemente batida.

Modo de preparo:
No processador coloque as tâmaras, água quente e adicione 3 colheres (sopa) do açúcar mascavo. Processe até formar uma pasta. Reserve.

IMG 1354
Pasta de tâmaras feita no processador

Na batedeira adicione o restante do açúcar mascavo, a manteiga e a pasta de tâmaras, bata até ficar bem homogêneo. Adicione a farinha de trigo, a canela e o bicarbonato. Bata mais um pouco para misturar.
Coloque a massa em uma bancada enfarinhada e com ajuda de uma espátula, movimente a massa e faça uma bola, cubra com plástico filme e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas.

Pre aqueça o forno a 160ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga;

Retire a massa da geladeira e na bancada enfarinhada abra com o rolo até a massa ficar com meio centímetro de espessura. Use o molde de sua preferência para cortar os biscoitos. Se não tiver, use a boca de um copo.

Coloque na assadeira forrada com papel manteiga e leve novamente para a geladeira por mais 15 minutos. Fiz 3 assadeiras de biscoito.

Bata levemente a clara de ovo.

IMG 1352

Retire os biscoitos da geladeira e passe delicadamente com um pincel a clara batida por cima dos biscoitos, polvilhe com o açúcar cristal. Leve para assar por 10 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados nas pontas.

Retire do forno e com ajuda de uma espátula coloque os biscoitos para esfriar na grade. Espere esfriar completamente para armazenar.

IMG 1357
Quem resiste?

Dicas:
Prefiro preparar a massa um dia antes e deixar na geladeira a noite toda. A massa fica mais firme.

Não economize na farinha para abrir a massa.

A primeira fornada não fica legal, não entre em pânico. Não sei se acontece só comigo, mas é melhor avisar. Não desista! Aproveite para experimentar.

Asso no forno aquecido a 160ºC, com a grade no meio. E fico sempre de olho, assim não corro o risco de queimá-los e perder todo o trabalho. Uso forno elétrico, ficam prontos em 12 minutos. Como gosto dos biscoitos mais durinhos, sempre deixo um pouco mais no forno.

A massa precisa estar geladíssima por conta da manteiga, se começar a ficar molenga demais, volte para a geladeira.

Corte os biscoitos e com as as sobras faça outra bola, abra novamente e corte até finalizar toda a massa. #zerodesperdício

Guarde os biscoitos em potes bem fechados. Os biscoitos ficaram moles no dia seguinte? Coloque em um prato forrado com papel toalha e leve ao microondas por 1 minuto. Aguarde esfriar, pronto, final feliz e biscoitos crocantes novamente.

Já viu nossas receitas de cookie e cream cracker caseiro?

Rendimento: 50 biscoitos

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto ❤

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?