Ano novo, vida nova!!! Não é assim?? Mas como diz aquela máxima, o ano não será novo se você não for ou não fizer dele diferente e a seu favor, ou ainda não desapegar do velho!!
Certeza que aqui no Não Pira, Desopila inspiração não faltará!! Então, desapega!
E que tal começar o ano da tag Estilo nos organizando para isso??
Sei que esse não é dos convites mais tentadores, mas posso garantir que organizar seu guarda-roupa e colocá-lo a seu favor pode te fazer ganhar tempo, espaço e porque não até um din din extra.
Parece algo simples, mas a verdade é que na hora H o apego e a falta de praticidade e de organização falam mais alto. Quem nunca se deparou com a “crise” de atrelar cada pedacinho de nossas vidas a uma roupa, ou aquele fatídico “um dia vou usar”…..
Nessa hora precisamos de uma opinião isenta. Vale recorrer à irmã, mãe, amiga, namorado, a consultora de imagem e estilo e claro, ter muita paciência.
Vamos colocar as mãos na massa ??
1º) As que ficam: vamos ser isentas, prática e acionar o desapego. Sei que a moda vai e volta, é cíclica, que nosso corpo sofre mudanças, que pode surgir “aquela” oportunidade para usar, mas….que tal ser realista e ter em mente que o mais importante é ter certeza de que só vai ficar o que faz parte do seu estilo, o que te valoriza, o que cai bem e aquilo que realmente você usa (importantíssimo ter ânimo para experimentar tudo).
O foco neste momento é VOCÊ e tente desconsiderar os “must have” apresentados nas revistas, mídias sociais ou blogs….é tudo uma questão de VOCÊ!!! (olha o autoconhecimento ai)
2º) O que pode ser doado: Para sempre termos em mente que uma peça que já completou o ciclo em sua vida pode ter um ciclo inteiro pela frente, na vida de outra pessoa. Doe!! Sempre!! Em qualquer estação!!
3º) O que pode ser vendido ou quem sabe ainda mais legal, um bazar entre as amigas. Eu fiz um bazar antes de me mudar para a Europa e foi uma experiência muito bacana, rentável e com as amigas felizes, sem contar a diversão e as garrafas de vinho que rolaram.
Transformei a sala de casa em uma “lujinha”, e bolsas, sapatos e roupas tomaram outros rumos. No meu caso a ideia era diminuir a quantidade de itens, então meu bazar foi exclusivo para venda (tudo com precinho camarada e pagamento a perder de vista, claro) mas convidar as amigas para trazer os itens delas e efetuar trocas também é uma ótima opção.
4º) A caminho da costureira: com pequenos ajustes é possível dar cara nova as peças e coloca-las de volta à ativa, mas é preciso muita atenção e de uma profissional talentosa e de confiança, pois algumas peças podem dar muito trabalho e ser um investimento muito grande de tempo e de dinheiro. No final, pode não valer a pena. Muita atenção!!
Outros pontos/dicas importantes:
- Acredite: o espelho é seu melhor amigo. Prove as peças, olhe-se de todos os lados, observe se a roupa valoriza seu corpo, caso contrário, descarte!
- Se está em dúvida com algum item, coloque-o longe da vista. Depois de alguns meses, repare se você sentiu falta dele. Se não, descarte!
- Roupas com tecidos nobres, cortes clássicos e caimento perfeito devem ser preservadas. Guarde-as com carinho, afinal como já disse, a moda é cíclica (só não vale usar essa desculpa para todas as peças heim)
- Agrupe suas roupas por categorias: calças com calças, camisetas com camisetas; por atividade: roupa de trabalho, lazer, festas ou ainda por cor e modelo.
- Se não tem muito espaço disponível, guarde as roupas de frio no maleiro no verão e faça o contrário no inverno.
- Guarde dobrado: tricôs, malhas e camisetas, que ficam com marcas se deixadas no cabide. Pendure: calças, camisas, jaquetas, casacos e vestidos.
- Guarde peças delicadas em caixas ou saquinhos.
- Organize os acessórios e bijuterias em caixas.
Regra importante: não vale guardar aquela calça 36 porque irá emagrecer, porém ainda não começou a se empenhar ou aquele vestido que espera um convite para sair há três anos, mas na hora H sempre é substituído por outro mais a sua cara….vamos acionar nosso lado critico!!
Enfim, escolha um dia que você tenha tempo livre, disposição e paciência, afinal nada pior que começar a organizar as coisas e parar no meio do caminho.
Uma roupa confortável, som ligado, um vinho e mãos à obra!!!
Qualquer dificuldade o diagrama abaixo pode ajudar:
Ah, uma última observação:
“Mas Fran eu odeio arrumar guarda-roupa.” “Me dá desanimo só de pensar” “Vou perder meu tempo livre com isso, no way!!”
Ok, ok, ok, esse também é um trabalho da Consultora de imagem. Pode contar comigo!!
Santé!!
Fran