[gtranslate]

Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz

Apesar de bem pequenina e com poucas opções de lazer, Dom Pedrito tem um belíssima infraestrutura para atender os visitantes que por lá passam.

Localizada entre Bagé e Santana do Livramento, a cidade faz parte da rota de vinícolas do Pampa Gaúcho, muito bem representada pela Estância Guatambú. Tem destaque também a sua excelente gastronomia, representada pelo convidativo Cumbuca e, também pela Guatambu, além de possuir uma aconchegante opção de hospedagem em seu Hotel Alexandre.

Dom%2BPedrito

Já os demais atrativos na cidade, se limitam a sua praça principal, ao museu e a uma volta para explorar um pouco mais a arquitetura dos poucos casarões que ainda foram preservados na cidade.

Dom Pedrito e a Revolução Farroupilha

Dom Pedrito foi a cidade onde foi assinado o Tratado de Poncho Verde, acordo de paz que pôs fim a Revolução Farroupilha, posicionando novamente todo o território do Rio Grande do Sul como um estado do Império do Brasil.

Monumento

O que fazer?

De uma volta pela praça principal da cidade, seus arredores e visite:

1 – O belo Prédio da Prefeitura

Prefeitura%2B%25281%2529


2 – Caixa D’Água para ver a cidade do topo

Não tivemos a oportunidade de ir ao topo, pois sempre que estivemos por lá estava fechado, mas atente se estiver aberta durante a sua estada para dar um pulinho lá e ver a cidade do alto.


3 – Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Igreja Nossa%2BSenhora%2B%25283%2529
Igreja Nossa%2BSenhora%2B%25281%2529

4 – Museu Paulo Firpo

Museu

 

Museu 1


5 – Escola e Capela Nossa Senhora do Horto

Escola%2Be%2BCapela%2B%25281%2529


Escola%2Be%2BCapela%2B%25282%2529


6 – Fazer a Rota das Vinícolas do Pampa (que passa por Dom Pedrito)

No início do ano, eu e Robertinha vasculhamos a região da Campanha para descobrir quais vinícolas permitem visitação e degustação. Foi uma árdua missão que valeu muito a pena. A rota e outras dicas, escritas neste post do blog -> Rota dos vinhos da Campanha.

Onde comer?

Uma das cidades com as melhores opções gastronômicas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Para os que pretendem fazer o Caminho da Rota Farroupilha, a visitação nas vinícolas da região ou até mesmo dar uma chegadinha no Uruguai, não deixe de colocar em seu roteiro um almoço e jantar em Dom Pedrito.

Almoço harmonizado – Estância Guatambu

Para o almoço, nada melhor que casar a data da visita a cidade com o evento de almoço harmonizado da sofisticada e bem estruturada Estância Guatambu. Tive o prazer de participar de um destes almoços durante o início deste ano, o relatando neste post do blog -> Guatambu – Estância do Vinho.

Parilla

Caso não seja possível ir durante o final de semana que tem o almoço, entre em contato com a Guatambú e agende a degustação de queijos harmonizados com vinhos da vinícola. Este é outro evento bastante procurado e, por isso, a reserva com antecedência é mandatória.

Guatambu%2B%25282%2529

Nesta última passada pela cidade, pudemos fazer tal degustação com um grupo grande de proprietários de vinícolas uruguaios e a experiência não poderia ter sido melhor, pra variar. A dinâmica e as opções de degustação são:

a) tour pelo vinhedo e pelas etapas do processo de produção da vinícola, finalizado com a degustação de três vinhos, acompanhado de uma tábua de frios (duração: 1 hora; valor R$ 40) ou;

b) tour pelo vinhedo e pelas etapas do processo de produção da vinícola, finalizado com a degustação de quatro vinhos (sendo um da linha premium), acompanhado de uma tábua de frios (duração: 1 hora, 15 minutos; valor R$ 60).

Guatambu%2B%25284%2529
No final da degustação é possível adquirir os vinhos de sua preferência na loja da vinícola, cujo preço é mais que convidativo.
Guatambu%2B%25283%2529
Informações  – Guatambu:

 

Localização: Km 265 da BR 293
Telefone: (53) 3243 3295 ou 9997 9016
Email: visita@guatambuvinhos.com.br 

Jantar – Restaurante Cumbuca

O enlaço perfeito para fechar a rota do enoturismo aliada a boa gastronomia em Dom Pedrito é terminar o dia com um belo jantar no Cumbuca, restaurante do Hotel Alexandre. Com seus pratos deliciosos e apresentação digna de restaurantes de alta gastronomia aqui de São Paulo, o restaurante sem sombra de dúvida é o melhor da cidade. E, melhor! Com uma excelente relação custo x benefício.

Já tinha ido ao restaurante em março deste ano e repeti o prato que havia comido lá no passado, medalhão de mignon ao molho gorgonzola com espaguete. Já os guris, preferiram o apetitoso cordeiro. Nosso jantar foi harmonizado obviamente como um bom vinho da região do Pampa Gaúcho.

Cumbuca

 

Cumbuca jantar

Para quem não puder jantar no Cumbuca, recomendo o diversificado buffet servido todos os dias durante o almoço. Com a qualidade de refeição do jantar, agrada até os mais exigentes.

Cumbuca%2B%25283%2529

 

Cumbuca%2B%25284%2529

 

Cumbuca%2B%25285%2529


Informações – Cumbuca:

Endereço: Avenida Barão do Upacarai, 1.055
Telefone: (53) 3243 1846
Email: restaurantecumbuca@hotmail.com

Onde ficar?

Hotel Alexandre

Reserve uma noite em Dom Pedrito não somente pelo enoturismo e gastronomia, mas também para ter a experiência de se hospedar em um hotel secular, totalmente reformado e reformulado que alia conforto com bom atendimento.

Quarto 1

Já falei sobre o Hotel Alexandre aqui no blog e você pode conferir a minha experiência de hospedagem neste post do blog -> Review do Hotel Alexandre.

Endereço: Avenida Barão do Upacarai, 1.055
Telefone: (053) 3243 3033
Email: hotelalexandre@gmail.com
Website: http://www.hotelalexandre.com.br/

                                                                ********************

Leia outros posts de nossa Rota Farroupilha, com foco nas atrações turísticas:

Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?

Agradecimento ao apoio em Dom Pedrito:

– Ao Hotel e ao Restaurante Cumbuca pelas cortesias de hospedagem, almoço e jantar e, também pelo carinho com que sempre nos recebe; 


– A Estância Guatambu pela cortesia do tour e da degustação dos vinhos e frios harmonizados e, também pela simpatia e carinho que sempre nos recebe;

– Ao historiador Adilson de Oliveira que nos contou com tanta propriedade um pouco mais da história da cidade de Dom Pedrito. 

Capela

Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:


O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.

 

O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:

O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.

Apoio Rota%2BFarroupilha
Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?