Que tal reservar um pedaço de sua tarde para fazer algo diferente dos passeios convencionais em San Andrés?
Para quem gosta de fugir do convencional, como eu, não há maneira mais bacana de conhecer o outro lado da paisagem da ilha do que em uma volta de caiaque. E não é qualquer tipo da espécie e, também, não é qualquer volta.
Por um instante, guardadas as devidas proporções, pensei que estivesse adentrando em uma região de manguezais no Brasil, mas não. Estava em plena ilha de San Andrés, famosa pelo mar de sete cores a bordo de um caiaque totalmente transparente, feito a base de proprietileno, onde se vê nitidamente por onde passa.
No mínimo diferente, o passeio me chamou atenção não só pelo fato da aventura de andar de caiaque transparente em San Andrés, mas também por ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da fauna e flora tão preservada pelo povo local.
Como é o passeio?
Com duração de duas horas e com diversas saídas diárias, o passeio é feito praticamente todo o tempo a bordo do caiaque transparente onde ao mesmo tempo que remamos e margeamos a região de manguezais de Old Point, recebemos explicações sobre a fauna e flora da região, sendo possível avistarmos ostras, medusas invertidas, uvas do mar entre outras espécies.
Website: http://www.sanandresecotourism.com/ecofiwi2.html
Email de contato: ecofiwi@gmail.com
A Ecofiwi é a única empresa autorizada a fazer o passeio pelos manguezais dentro de Old Point, sendo proibida a entrada de lanchas ou qualquer outro tipo de embarcação nesta região preservada;
2 – Não se esqueça de levar câmera ou celular (ou proteção de celular) a prova d’água – como o passeio será de caiaque com snorkeling e afins, seria um verdadeiro pecado não registrar tal momento;
5 – No final do passeio é oferecido um “lanchinho” muito do bom com algumas especiárias da ilha para que você possa descansar e bater aquele papo (tão bom que até esquecemos de tirar foto);
6 – Apesar da nossa percepção ter sido totalmente diferente, não vá, nem volte a pé do local. Lembro-me que estávamos retornando do passeio a pé, dois policiais nos pararam informando que mais a frente passaríamos por uma região não muito agradável. Só sei que não sairiam de nosso lado até pegarmos uma moto táxi. Não sei se tudo aquilo foi exagero, mas é melhor prevenir.