[gtranslate]

Viagem de final de semana perto de São Paulo

Procurando lugares próximos para uma viagem de final de semana perto de São Paulo? Adianto que as opções são infindáveis, já que há muitas cidades próximas à capital recheadas de atrações. Entretanto, para não ficar muito longo e cansativo este texto, escolhi alguns lugares que gosto bastante, mas sem muito tempo de estrada. Entre as opções têm desde praias próximas à São Paulo a cidades para passar o final de semana a dois. Afinal, tudo é um excelente pretexto para dar uma escapada rápida e desopilar, né não?

Sei que o conceito de perto é relativo, mas tentei limitar em trajetos de até duas horas para fazer sentido o título e o propósito deste texto. Antes de avançar, o ideal é fazer qualquer uma das viagens abaixo de carro. Assim, terá mais liberdade de ir de lá para cá e aproveitar melhor o final de semana. Aqui pelo blog, temos um parceiro em que é possível alugar um carro com parcelamento em até 12 vezes entre outros benefícios. Testamos o serviço às cegas e recomendamos, clique aqui e faça sua cotação.

Outra dica importante é não exagerar na mala. Mala inteligente é peça chave em uma viagem de final de semana. Se for para a praia, duas trocas de trajes de banho, duas saídas, uma canga, roupa pra sair pós praia e para voltar à São Paulo serão mais do que suficientes. Se for para o campo, uma muda de roupa para cada dia e uma para sábado à noite. Quanto menos levar, menos carregará. Mesmo que seja uma viagem a dois, não há necessidade de levar o armário todo, mas claro, capriche nos trajes íntimos.

VIAGEM DE FINAL DE SEMANA PERTO DE SÃO PAULO

GUARUJÁ

O QUE FAZER NO GUARUJÁ?

Localizada no litoral sul, a cidade do Guarujá é a única que tem praias bonitas nesta costa de praias paulistas. Não é pra menos que muitos habitantes de Santos dão aquela escapadinha até o Guarujá durante os finais de semana. 

Pela proximidade de São Paulo, o Guarujá recebe muitos turistas de final de semana, mas o público de uma praia para outra varia. Não indico a Praia da Enseada, das Pitangueiras, assim como Astúrias e Praia do Éden ou por serem cheias ou estarem perigosas. Na minha lista de indicações estão Praia de Pernambuco, Praia do Tombo, do Iporanga, assim como Sorocotuba e São Pedro. Escrevi um texto exclusivo sobre as melhores praias do Guarujá que pode ler aqui

Tenho apartamento no Guarujá e afirmo que a cidade é para quem quer aproveitar dias de praia. Há algumas boas opções gastronômicas, principalmente na Praia das Pitangueiras. Entre os sofisticados e clássicos estão o Thai, Dalmo e Rufino´s, na Praia da Enseada. Caso queira dar um pulo em Santos, que é de longe mais estruturada e com praias menos atrativas, pegue a balsa, mas cuidado com o horário. Pode pegar uma fila considerável no pós praia. Vale curtir a noite em Santos, caso seja da badalação. 

Confira minhas dicas de localização e opções onde ficar no Guarujá

Veja quais são as melhores praias do Guarujá

Saiba como chegar à Praia do Sangava

SÃO SEBASTIÃO

O QUE FAZER EM SÃO SEBASTIÃO?

São Sebastião é outra cidade praiana para passar o final de semana perto de São Paulo. Entretanto, a logística por aqui é mais delicada. Além da cidade ser maior, o acesso às praias é pela estrada Rio Santos, que é mão dupla e com limite de velocidade reduzido. Ou seja, um pequeno trajeto pode levar horas para chegar, mas vale a pena. As praias são belíssimas e a frequência em muitas delas também. 

Diferentemente do Guarujá, o centro de São Sebastião tem uma excelente infraestrutura, mas certamente não será lá que ficará que quiser aproveitar as praias e ganhar tempo de locomoção. O ideal é ficar na ou próximo as praias que tomará seu merecido banho de mar. Entre as dezenas de opções de praias estão algumas das minhas queridinhas como a Praia da Barra do Sahy, Praia de Santiago e Paúba. Em São Sebastião também está a Praia de Maresias, badalada e lar do Gabriel Medina. Além delas, destaque também para Cambury e Juquehy, que era a minha preferida pela paz, mas que nos dias de hoje já não é mais a mesma (tem que ir para o final da praia).   

Há excelentes opções gastronômicas em praias como Cambury e Juquehy, por exemplo. Mas como disse, tudo dependerá de onde esteja hospedado. Sinceramente, gosto de ficar na região de Barra do Sahy, Baleia e Juquehy.

Confira aqui hotéis e pousadas em São Sebastião a bons preços

Veja quais são as melhores praias do litoral de São Paulo 

EMBU DAS ARTES

O QUE FAZER EM EMBU DAS ARTES?

A cidade é tão próxima a São Paulo que dá para fazer tranquilamente um bate volta, mas não recomendo. Nada como fazer tudo sem pressa, com tranquilidade. Entre as atrações em Embu das Artes, como o próprio nome diz, há muita arte. Além disso, as lojas de móveis antigos levam muita gente a cidade. Dificilmente, não conheça ao menos uma pessoa que comprou um móvel em Embu das Artes.  

Reserve um dia pela manhã para passear pela graciosa Viela das Lavadeiras, antes dos turistas de bate e volta chegarem. Assim, conseguirá ver seus grafites e particularidades sossegadamente. Aproveite e almoce por lá em um dos deliciosos e charmosos restaurantes. Além disso, visite a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Se for com crianças, não deixe de ir à Cidade das Abelhas. 

Confira aqui hotéis e pousadas em Embu das Artes a bons preços

ATIBAIA

O QUE FAZER EM ATIBAIA?

Outro destino que frequento desde muito nova é Atibaia. Um dos meus tios foi proprietário do primeiro hotel da cidade há algumas décadas. A cidade é ideal para quem quer passar um final de semana perto de São Paulo em contato com a natureza. A principal atração de Atibaia é a Pedra Grande. Entretanto, para ter uma melhor experiência, prefira um final de semana de sol. Além de ser mais bonito o visual, você não corre o risco de escorregar em um dia de chuva, por exemplo. Tanto o nascer quanto o por do sol são imperdíveis na Pedra Grande. 

Uma época bacana para ir à Atibaia é durante a Festa das Flores e dos Morangos, que acontece em setembro. Aproveite também para fazer um passeio de teleférico e visitar 

Há muitas outras coisas bacanas para fazer em Atibaia durante um final de semana. Entre elas visita ao Parque Municipal Edmundo Zanoni onde está o Museu de História Natural e o Jardim Japonês. Além disso, o Parque das Águas, o Lago Major em que fica o teleférico, assim como a Fazenda do Paraíso. Se gosta de trilhas e demais atividades de ecoturismo, não deixe de ir a Reserva do Vuna. 

Confira aqui hotéis e pousadas em Atibaia a bons preços 

SÃO ROQUE

O QUE FAZER EM SÃO ROQUE?

A cidade de São Roque voltou com força total ao roteiro enogastronômico do Estado de São Paulo. Famosa pela imigração portuguesa (e depois italiana) e pelo Roteiro do Vinho, cujo trajeto compreende a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios, assim como a Rodovia Quintino de Lima, prepare-se para também ter experiências  gastronômicas maravilhosas! Entre as melhores vinícolas de São Roque estão a clássica Vinícola Góes, Vinícola Palmeiras, Vinícola Bella Quinta, assim como a Vinícola Ferreira e Passero e a Vinícola Casa da Árvore. As degustações em grande parte delas é gratuita, mas vale a pena dar uma olhada no site de cada uma antes. Além disso, se eu fosse você agendava visita guiada em uma delas pelo menos. É uma opção forma de conhecer mais da história e do processo produtivo. 

Entre as opções gastronômicas, a Quinta do Olivardo merece destaque não só pela gastronomia, mas pelo cenário e seu entorno. Dê um pulinho por lá nem que seja para comer um bolinho de bacalhau! A Villa Don Patto, o Rancho Arizona, Fazendinha Santa Adélia, assim como a Cantina Tia Lina e Villa Canguera são outras deliciosas opções. Caso não opte por nenhum deles, prometa que não sairá de São Roque sem comer ao menos algo com alcachofra, ok? Recomendo provar o risoto de alcachofra da Catina Tia Lina ou do Villa Canguera, que são de comer rezando! 

ALÉM DA…

orgia enogastronômica, reserve um tempinho para ir ao Ski Montain Park, se estiver com crianças. Caso seja um amante da natureza, o Recanto da Cascata, o Mirante do Saboó, assim como o Sítio Santo Antônio e o Morro do Cruzeiro têm que entrarem em sua lista. Não deixe também de visitar a antiga Estação Ferroviária de São Roque. 

Taí um destino para passar o final de semana perto de São Paulo a dois ou em família. Tente ir entre janeiro e fevereiro para a vindima, a experiência é única! 

Confira aqui hotéis e pousadas em São Roque a preços convidativos e cancelamento gratuito 

PARAÍBUNA

O QUE FAZER EM PARAIBUNA?

Caminho para quem vai ao Litoral Norte ou Campos do Jordão, Paraibuna está localizada no Vale do Paraíba e é um super destino para quem busca tranquilidade ou passar um final de semana a dois. 

É mais uma daquelas cidades que tem um Centro Histórico pra lá de charmoso, mas o que chama atenção nela é o visual, o verde para todos os lados. É mais do que recomendável se hospedar em um local em que tenha acesso a todo este verde para contemplar e contemplar! 

Na cidade destaque para o Mirante do Cruzeiro, a Bica D’Água, o Centro Histórico, assim como a Fazenda Cultural Valsugana e a Represa de Paraibuna e suas cachoeiras. No quesito gastronomia, não deixe de provar o pastel, feito a base de farinha de milho e as famosas bananinhas. Se gosta de artesanato e couro, também é uma excelente dica. 

Confira aqui hotéis e pousadas em Paraibuna a preços convidativos e cancelamento gratuito 

SÃO FRANCISCO XAVIER

Próxima também à Paraibuna está São Francisco Xavier, uma cidade serrana que é natureza pura e procurada por muitos casais para passar um final de semana perto de São Paulo. Mas não é só para os apaixonados que o destino foi feito. Os aventureiros de plantão podem ser aventurar em suas trilhas para contemplar aquela imensidão de verde. 

Entre os pontos, destaque para o Mirante da Pedra de São Francisco e o Portal Equilibrium, que tem desde tirolesa a cavernas para explorar!

Confira aqui hotéis e pousadas em São Francisco Xavier a preços convidativos e cancelamento gratuito 

BÔNUS 1: CIDADES PARA FAZER BATE VOLTA PERTO DE SÃO PAULO

PARANAPIACABA

Na verdade é Vila de Paranapiacaba, pertencente a cidade de Santo André. A vila é um resgate ao passado e há muita influência inglesa, já que por lá se instalaram para a construção da rodovia Santos Jundiaí. O ar inglês se completa com a neblina, que invade a cidade, principalmente durante a parte da manhã.

Dá pra ver tudo com calma, além de tirar várias fotos instagramáveis com suas belas paisagens. Um bate volta no sábado é concorrido e prepare o bolso para o valor do estacionamento, caso vá de carro.  

SANTANA DO PARNAÍBA

Outra cidade que ninguém dá muita bola, mas que é uma graça! Tem um centrinho histórico bem bonitinho com sua Igreja Matriz. O programa idela é ir para almoço e dar uma volta pela parte antiga. Durante o Carnaval, os bloquinhos fazem a animação para todos os gostos e idades. 

BÔNUS 2: CIDADES PARA VIAJAR O FERIADO PERTO DE SÃO PAULO

CAMPOS DO JORDÃO, SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, UBATUBA, PARATY E AFINS

Cidades com Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, assim como Ubatuba, Paraty e Cunha são localidades que são próximas à São Paulo, entretanto, não recomendo para um final de semana somente, caso não as conheça. É muito tempo de estrada para pouco tempo de estada, mesmo indo na sexta feira à noite. Por isso, as recomendo para passar um feriado, nem que seja de três dias, para poder aproveitá-las melhor. 

Caso tenha só o final de semana mesmo, recomendaria somente Ubatuba ou Campos do Jordão. Escreverei com calma sobre cada um destes destinos, mas enquanto isso, leia o texto do Fabinho do Viagens Cinematográficas, que tem várias dicas bacanas. Lugares para ir nos feriados, saindo de São Paulo. 

LEIA TAMBÉM:

Além das dicas de onde passar o final de semana perto de São Paulo, deixo alguns textos para se inspirarem. 

ONDE FICAR EM SÃO PAULO?

VISITA AO TEMPLO ZULAI

ONDE FICAR EM APARECIDA DO NORTE

MELHORES PRAIAS DO GUARUJÁ

ONDE FICAR NO GUARUJÁ?

MELHORES PRAIAS DO LITORAL DE SÃO PAULO

PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO

TRILHA DA ESTRADA VELHA DE SANTOS

11 MUSEUS PARA IR DE GRAÇA EM SÃO PAULO

GOSTOU DA DICA SOBRE LUGARES PARA PASSAR O FINAL DE SEMANA PERTO DE SÃO PAULO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Se for para o exterior, que tal já levar seu chip internacional e com internet ilimitada? Quer comprar o seu com desconto, clique aqui.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?