[gtranslate]

Praias de São Sebastião: quais são e as melhores!

Quer saber quais são as praias de São Sebastião e as melhores entre elas? Já adianto que a escolha entre elas é difícil, mas vou pela minha opinião pessoal. Ou seja, com base nas n vezes que fui a esta cidade litorânea que tanto gosto. 

Antes de começar a falar sobre as praias em si é importante situar vocês geograficamente para ficar mais fácil a compreensão. O importante saber neste primeiro momento é que impossível conhecer todas as praias badaladas de São Sebastião em um único dia ou final de semana. O que sempre aconselho é selecionar por áreas da costa. Assim, poderá curtir mais cada canto, como tem que ser! 

Outra coisa a levar em conta é o trânsito intenso, principalmente, durante os finais de semana de verão e feriados. O trajeto de uma praia e outra normalmente é feito pela estrada Rio-Santos, cheia de radares a velocidades reduzidas e com pista dupla. Ou seja, pode demorar e muito ir de uma praia e outra, dependendo da distância. É super importante estar atento a todos estes pontos para não se frustarem. 

ONDE FICA SÃO SEBASTIÃO?

São Sebastião é a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo e fica a aproximadamente 200 km da capital paulista. As cidades de praia que estão mais próximas são Bertioga e Caraguatatuba. Além delas, mas mais afastadas estão o Guarujá e Ubatuba. Além disso, temos Ilha Bela, que é uma micro região de São Sebastião. Entretanto, para chegar à ilha é necessário fazer travessia de balsa e pagar taxa ambiental. 

praias de são sebastião

Além da cor da água e dos diferentes tipos de paisagem, o que encanta também os turistas e visitantes frequentes é o contraste com a Serra do Mar e a Mata Atlântica.  

QUANDO IR À SÃO SEBASTIÃO?

A melhor época para curtir São Sebastião pra mim é entre meio de novembro e meio de dezembro. Além disso, quando passa o Carnaval e os dias de semana de janeiro. São épocas em que é calor, mas que não são tão cheias como feriados e finais de semana no meio das férias escolares.

QUAIS SÃO AS PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO?

Entre os seus 402 km de extensão, aproximadamente 100 km são somente de faixa litorânea, traduzidos em mais de 30 praias com ondas fortes, sem ondas e até com dificuldade de acesso. Entre sobe e desce no caminho do mar pela estrada estão as praias de São Sebastião.

praias de são sebastião

Abaixo a lista, começando das praias de São São Sebastião mais próximas de Bertioga até as mais próximas de Caraguatatuba:

  • Boraceia Norte
  • Jureia Norte
  • Engenho
  • Barra do Una
  • Juquehy ou Juqueí
  • Praia Preta
  • Barra do Sahy
  • Praia da Baleia
  • Camburi ou Cambury
  • Camburizinho
  • Boiçucanga
  • Maresias
  • Paúba
  • Praia de Santiago
  • Toque-Toque Grande
  • Praia das Calhetas
  • Toque-Toque Pequeno
  • Guaecá
  • Barequeçaba
  • Praia Grande
  • Preta do Norte
  • Porto Grande
  • Praia Deserta 
  • Pontal da Cruz
  • Arrastão
  • São Francisco
  • Cigarras
  • Prainha

Tentei achar uma imagem bacana para ilustrar o mapa das praias de São Sebastião, mas ou a imagem está tremida ou não tem informação suficiente. O que melhor que consegui foi:

praias de são sebastião

Este mapa está em tantos sites que não consigo citar a referência correta, mas pelo que entendi foi retirado do site de Ilha Bela. 

ALGUMAS TOQUES SOBRE AS PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO

Quando falar em praias de São Sebastião, há uma infinidade para você colocar na lista. A com mais perrengue para chegar é sem dúvida alguma a Praia das Calhetas porque a entrada é por um condomínio fechado, que proíbe a entrada de carros que não são de moradores ou de seus visitantes. Pra chegar, ou você pega um ônibus e desce ali por perto ou deixa o carro no acostamento da estrada (sujeito a multa – o que de longe não aconselho).

Não curto muito nem a Praia da Boraceia, nem a Praia de Barequeçaba, que inclusive tem opções boas de hospedagem a preços convidativos. Juquehy já foi a minha queridinha, mas depois de 2016, começou a ficar muito cheia aos finais de semana e só a frequento ou na ponta distante ou durante a semana. Boiçucanga é um segundo centro de São Sebastião, mas localizado no meio do circuito de praias. Apesar de ter uma cachoeira mara, não curto muito me hospedar por lá por ser mais movimentado que o normal.  

praias de são sebastião

QUAIS SÃO AS MELHORES PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO? 

Bom, mas estou aqui para falar das minhas queridinhas praias de São Sebastião. A primeira da lista é a Barra do Sahy, que tem um quê rústico e estrutura somente no seu início, o que a deixa mais tranquila. Além dela, estão na minha lista:

  • Praia da Baleia, que é coladinha na Praia da Barra do Sahy
  • Camburizinho
  • Paúba, que é pequenina e aconselho chegar cedo
  • Praia de Santiago e seu por do sol inesquecível (recomendo tb no Sahy)
  • Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande

De acordo com a localização das minhas prediletas, normalmente, separo a minha estada em duas partes. Uma parte em Juquehy ou na Barra do Sahy e outra parte em Toque-Toque ou praia próxima. O motivo? O principal deles é para não perder tempo de estrada com locomoção e trânsito. Ir e vir da Praia da Baleia até Toque-Toque Pequeno em dias de alta temporada podem ser desgastantes. 

Se vou durante o final de semana, escolho somente uma das regiões e fico por lá. Apesar de badalada, Maresias não está na minha lista porque prefiro ficar em praias mais tranquilas e com a natureza bastante presente. Agora, se você quer ficar no meio da muvuca e das baladas, Maresias certamente será o seu lugar. Além disso, Maresias é a casa de Gabriel Medina, que costuma treinar em seu mar inclusive!

Agora, se nunca pisou em São Sebastião, recomendo que na primeira vez, se não for da badalação, escolha se hospedar na Praia de Juquehy. É a melhor infraestrutura daquela região e onde estão concentradas algumas das praias mais bonitas e com mar mais calmo. 

praias de são sebastião

DICAS DE POUSADAS E HOTÉIS PARA FICAR NAS PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO

Assim como há uma infinidade de praias em São Sebastião, há uma infinidade de pousadas e hotéis. Por isso, separei alguns locais que acredito que valham a pena. O importante, novamente, é ficar em uma localização estratégica para não perder muito tempo de lá pra cá e de cá pra lá, ok?

Maresias:

Residencial Maresias Suítes e Chalés, Casa Ka, Beach Hotel Maresias, Canto do Mar Maresias, assim como Pousada Azul Banana e Trip Maresias Suítes.  

Outras opções com boa pontuação no Booking para evitar perrengue! 

Confira também opções de casas e apartamentos 

Juquehy (Juqueí):

Chez Louise et Louis, Juquehy La Plage Hotel, Pousada Moryba, assim como Juquehy Hotel e Pousada Tô na Praia.  

Outras opções com boa pontuação no Booking para evitar perrengue! 

Confira também opções de casas e apartamentos 

Barra do Sahy:

Pousada Aroeira, Pousada Refúgio Port Sahy, Hotel Aldeia de Sahy e Pé na Areia.

Outras opções com boa pontuação no Booking para evitar perrengue! 

Confira também opções de casas e apartamentos 

Baraqueçaba (tem boas opções a preços reduzidos):

Baraqueçaba Praia Hotel, Valentina Praia Hotel, Pousada Estrela Mare, assim como Pris Hotel e Pousada Vila Baraqueçaba.

Outras opções com boa pontuação no Booking para evitar perrengue! 

Confira também opções de casas e apartamentos 

Além das opções de hotéis, pousadas e apartamentos nas praias acima, confira mais opções com boa pontuação por aqui. É bom saber que o centro de São Sebastião não é uma boa alternativa para quem quiser pegar praia todos os dias. Isto por conta da logística e do trânsito. Vai por mim!

praias de são sebastião

LEIA TAMBÉM:

MELHORES PRAIAS DO GUARUJÁ

DICAS DA PRAIA DO ÉDEN

PRAIA DO SANGAVA

ONDE FICAR NO GUARUJÁ?

MELHORES PRAIAS DO LITORAL DE SÃO PAULO

LUGARES PRA IR PRÓXIMOS À SÃO PAULO NO FINAL DE SEMANA

GOSTOU DA DICA SOBRE AS PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Não saia de casa sem seguro viagem, mesmo dentro do Brasil. Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação de milhas Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e garanta o seu baratinho, baratinho.
  • Se for para o exterior, que tal já levar seu chip internacional e com internet ilimitada? Quer comprar o seu com desconto, clique aqui.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço online, parcela e ainda te isenta de IOF. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, nossos parceiros desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem!

 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?