Hambúrguer de grão de bico e berinjela 

Hambúrguer de grão de bico e berinjela 

Procurando como fazer hambúrguer de grão de bico? Já adianto que é super fácil de fazer, além de ser bem mais saudável e barato que os burgers prontos. Por falar nisso, sabia que fizemos no Instagram uma série completa com teste de rótulo e sabor de várias marcas de burgers vegetais?

Caso tenha perdido tal série, basta acessar este link, ir aos nossos destaques e procurar pela aba de Burgers Vegetais. Ali encontrará muitas informações para que entenda o que é saudável ou não. Além disso, o motivo real pelo qual as pessoas tem procurado cada vez mais o hambúrguer sem carne de animais.

Minha receita de hambúrguer de grão de bico é vegano e tem berinjela também para dar um toque especial. Com os mesmos ingredientes, é possível fazer também almondegas, por exemplo. Fica tudo delicioso e leve! Bora preparar?

HAMBÚRGUER DE GRÃO DE BICO E BERINJELA (VEGANO)

INGREDIENTES

  • 200 gramas de grão de bico cozido
  • 1 berinjela pequena
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de (sopa) de farinha de aveia ou farinha de trigo, talvez um pouco mais para dar ponto
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • Punhado generoso de salsinha, mas somente as folhas
  • 1 colher (café) de cominho moído ou 1 colher (chá) de Ras El Hanout
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite para grelhar 

MODO DE PREPARO

Pré aqueça o forno a 180º C, faça furos na berinjela e cubra com papel alumínio. Asse por aproximadamente 25/30 minutos. Para saber se já está assada, fure com um garfo. Se a polpa estiver macia, pode retirar do forno. Além disso, corte a berinjela ao meio e com uma colher, retire a polpa. Reserve.

No processador de alimentos, coloque o grão de bico cozido, alho, salsinha, polpa da berinjela, assim como, páprica defumada, farinha de aveia, sal e pimenta a gosto. Processe rapidamente, mas apenas para misturar os ingredientes. 

Retire a massa do processador, coloque em uma vasilha e deixe na geladeira para gelar. Assim, fica mais fácil para moldar os hambúrgueres. Molde-os no tamanho que preferir, mas passe um pouco de azeite nas mãos para não grudar. Grelhe em uma frigideira antiaderente de dois a três minutos de cada lado. 

Não tem processador? Não tem problema, é só picar tudo bem miudinho e depois ir acrescentando a farinha para dar o ponto. 

Para acompanhar o hambúrguer de grão de bico, caso não seja vegano, que tal preparar nossa maionese caseira que fica pronta em 2 minutos? Receita aqui

Rendimento: 4 a 6 unidades

QUE TAL VARIAR NOS TEMPEROS?

DICA 1

Use seus temperos preferidos. Ouse experimentar para descobrir o que mais conversa com seu paladar. Há infinitas opções de temperos, especiarias e ervas culinárias à disposição nos mercados.

Um dos meus temperos preferidos é o Ras El Hanout da marca Bombay, garantia de qualidade e sabor. Não é publi (rs), já testei várias marcas de temperos, garanto que é excelente e fácil de encontrar. 

O Ras el hanout é uma mistura de especiarias típicas do Magreb, que é a parte ocidental do mundo árabe, no norte da África. O nome quer dizer “o melhor das especiarias”. Ou seja, a receita varia bastante e nunca leva menos de dez ingredientes. Aqui  temos coentro, páprica doce, cominho, gengibre, canela, cúrcuma, funcho, assim como, cardamomo, pimenta da Jamaica, endro, galanga, noz moscada, lírio florentino, louro, kümmel, pimenta malagueta, cravo, macis e pimenta-do-reino. Uma explosão de sabores para deixar qualquer receita deliciosa.

Uso para temperar hambúrguer vegano, assar vegetais, assim como, nas sopas, no cozimento da cevadinha, quinoa, lentilha e no arroz, por exemplo. 

DICA 2

Se tiver tempo também pode preparar a berinjela na boca do fogão, por exemplo. Mas o sabor ficará defumado, além de delicioso. Só precisa acender o fogo, colocar a berinjela por cima (como na foto). Depois, vire para tostar todos os lados e a berinjela ficar cozida. O tempo de preparo é de aproximadamente 10/12 minutos. 

DICA 3

Com essa receita de hambúrguer de grão de bico com berinjela é possível fazer mini almôndegas. Basta enrolar como uma delas, fritar por imersão ou cozinhar no molho de tomate.

LEIA NO BLOG TAMBÉM

Receitas fáceis e deliciosas com grão de bico:

Homus bi tahine

Salada de grão de bico com especiarias 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)