A ideia aqui no blog é também mesclar algum dos destinos por onde passei com a história do vinho consumido naquela região. Tenho certeza que os apaixonados por vinho adorarão saber mais sobre o Ice Wine.
niagara falls 141 1

Para contar a história do vinho, conto com a colaboração de um super sommelier brasileiro e amigo, Mauro Coimbra (currículo do mestre abaixo). Gostaram, né? Eu também…;o)!

DSC08599 1

Île d’Orléans – um dos paraísos do Ice wine:
DSC02626 1
DSC08824 1
DSC08687 1
Definitivamente sou uma apaixonada pela província de Quebec! O motivo de toda essa paixão não é somente pela quantidade de amigos que tenho por lá, mas também pela gentileza de seu povo, pela sua história, pela sua beleza campestre, pela sua proximidade com o carisma brasileiro etc.
DSC08784 1

Entre minhas temporadas por lá fui apresentada a um “vilarejo” chamado Île d’Orléans. Com certeza uma das minhas maiores surpresas em todos esses anos de viagens acumuladas.

DSC02668 1

Este charmoso vilarejo de aproximadamente 200 quilômetros quadrados e pouco mais de 6 mil habitantes é pouquíssimo conhecido pelos turistas convencionais que vão à Quebec City, mas muito conhecido pela população nativa da província, para a minha sorte…

DSC08682 1
DSC02640 1

Lá as “lojinhas” à beira da estrada são repletas de: frutas frescas colhidas de seu campo naquele dia; sorvete totalmente natural feito com a fruta colhida por lá; uma farta coleção de compotas de produtos típicos da região; Ice wines fabricados no vilarejo entre outras especialidades.

 

DSC08833 1

 

DSC08609 1

Ah! O Ice wine do vilarejo! Tive a oportunidade de avistar as terras aonde ele é feito e, sem dúvida nenhuma, é um dos melhores vinhos que já bebi! E por falar em Ice wine…

DSC08605 1
DSC08611 1

                                         

Ice wine, o vinho do gelo

Embora o Canadá seja mais conhecido pelo hóquei do que pelo vinho, hoje chama a atenção do mundo com seus vinhos doces, os famosos e raros Ice wines (ainda não comercializados no Brasil). Esses deliciosos vinhos de sobremesa dão ao Canadá uma reputação internacional.

icewine 1

Os Ice wines do Canadá são feitos de uvas congeladas. Essas uvas são colhidas no rigoroso inverno canadense, em temperatura em torno de 13 graus negativos.

icewine.harvest 1

Quando as uvas congeladas são espremidas, o sumo doce e concentrado e o alto teor de acidez se separa do gelo. Este é jogado fora e o vinho resultante é feito exclusivamente do sumo super concentrado, gerando um vinho de alto teor de açúcar que é equilibrado pela acidez relativamente alta, e assim os vinhos raramente parecem enjoativos.

icewine.grapes 1

As três mais importantes províncias produtoras de Ice wines são Ontario, Columbia Britânia e Quebec. As variedades de uvas mais utilizadas na produção desses vinhos são: a Riesling, a Vidal e; a Cabernet Franc.

niagara falls 139 1

Os Ice wines são vinhos encorpados, digamos que, podem ser “mastigados”, e têm sabores que lembram mel, pêssegos maduros, damascos, abacaxis e frutas cítricas. Para uma boa hamornização com esses vinhos delicados, incluem frutas em calda, tortas de frutas. Creme brûlée, biscoitos amanteigados e docinhos. São produzidas três variedades de Ice wines: os espumantes; os brancos e os tintos.

Visitando as vinícolas no Canadá

Boa parte dos Ice wines se compra diretamente nas vinícolas, estas estão sempre prontas para receber visitantes. Muitas oferecem não apenas degustações e tour, mas também um cenário extremamente belo. Além disso, são realizados festivais e eventos na boa parte do ano. Para obter um guia completo desses eventos, bem como informações, visite o site do Canadian Vintners Association (http://www.canadianvintners.com).

niagara falls 137 1
Os produtores de Ice wines que indico para quem quiser se deliciar com esses raros vinhos são: Inniskillin Wines; Mission Hill Winery; Pilliteri Estates Winery e; Sumac Ridge Estate Winery.
Além do Canadá, eles podem ser encontrados também nas lojas de bebidas dos Estados Unidos.
Saúde/ Santé!
                              Currículo – Mauro Coimbra (email: coimbravinhos@gmail.com):
Formado pela ABS – RJ, Mauro completou seus estudos nos EUA e Canadá. Mauro trabalhou nos melhores restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Vancouver (Canadá).
Já visitou vinícolas nas seguintes regiões:
– França: Bordeaux; Champagne; Alsácia; Vale do Loire; Provence e; Languedoc-Roussilon;
– Itália: Toscana; Veneto; Lombardia e; Liguria;
– Suiça: Valais e Vaud;
– Alemanha: Baden e Württemberg;
– EUA: Napa Valley; Carneros; Oregon e; New York;
– Canadá: Niagara e Okanagan Valley;
– Grécia: Santorini;
– Brasil: Campanha e Serra Gaúcha.
                                                       
Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?